Vis a Vis: El Oásis, ou a 5ª temporada de Vis a Vis, como foi chamada no catálogo da Netflix, representa o retorno de Macarena e Zulema. Desta vez, elas estão trabalhando juntas para colocar em prática o último golpe de suas vidas – ao menos, essa era a ideia inicial.
Saiba os principais acontecimentos da temporada, as reviravoltas e as perdas sofridas ao longo dos 8 episódios disponíveis na Net1flix.
Resumo da 5ª temporada de Vis a Vis
Lembrando que abaixo você encontrará muitos spoilers com todos os detalhes do que aconteceu do 1º ao 8º episódio de Vis a Vis: El Oásis.
1º episódio
Nos instantes iniciais do primeiro capítulo surge Zulema Zahir e Macarena Ferrero ateando fogo em um carro depois de um assalto.
E após o ato, Maca diz e à “companheira” que ia deixar esta vida, que precisava de uma rotina normal -, Zulema debocha, questionando se isso era mesmo possível para alguém que tinha o rosto estampado em todas as delegacias do país.
Zulema propõe que elas realizem apenas mais um golpe. Pois, segundo ela, nunca se é suficientemente rico.
É quando um flashback nos leva a um casamento – o casamento do século. É a cerimônia de Katy, filha de Víctor Ramala, um narcotraficante. E ele daria a ela uma tiara de diamantes avaliada em 20 milhões.
Para entrarem no casamento, Zulema menciona Mónica Ramala, enteada do traficante, que esteve na prisão Cruz del Norte por um ano, e dividiu cela com ela por três meses.
Além dela, outras que participarão do golpe são: Goya, já conhecida ela 4ª temporada de Vis a Vis; Triana, namorada de Goya; e Flaca, uma especialista em armas de pequeno porte.
De repente, após executarem o plano, Macarena surge dirigindo desesperada em alta velocidade. E Flaca havia sido atingida.
Ela chega ao hotel, e lá conhece Cepo, um homem que carrega malas, toalhas e limpa a piscina. Maca pede ajuda a ele, para pegar o kit de primeiro socorros sem que ninguém saiba.
Logo depois, Zulema também surge no deserto, cavando um buraco na areia, e escondendo um pacote. Após isso, ela pede carona a uma família comum que passava na estrada, que estava indo justamente ao hotel em que ela precisava chegar.
Tempos depois, Zulema chega ao hotel Oásis.
Naquele mesmo momento aparece Ama, a dona do estabelecimento, indo para uma espécie de esconderijo, no qual também estava Cepo, seu filho – o que havia ajudado Maca antes.
Ama então narra a seguinte declaração após colocar fones de ouvidos (como se fosse escutar a conversa de alguém): “Todos nós precisamos de um lar. Um lugar para viver e nos sentirmos seguros. Um Oásis para que nossos filhos possam crescer. Um refúgio para nos escondermos. Mas realmente estamos salvos? Poderemos construir um lugar para nos proteger de tudo que nos machuca? Ou nem mesmo esse lugar no meio do deserto poderá nos salvar do mal, das mentiras, das traições, de pessoas que destruíram nossas vidas?”
Assim termina este primeiro capítulo, que mais serviu para apresentar o novo elenco de Vis a Vis e dar início ao “plano perfeito” que, aparentemente, não saiu nada bem.
2º episódio
O 2º capítulo inicia com Zulema junto a Ama no esconderijo -, mas a explicação para isso ficou mais tarde.
Em uma volta no tempo, é mostrado como Zulema saiu da prisão, e o reencontro com Maca, que foi buscá-la.
– Escutei que você foi uma garota muito boa
– Sim, eu colaborei com a polícia
A primeira coisa que fizeram foi visitar o túmulo de Fátima, a filha que Zulema.
Indo para a vida de Maca na atualidade, ela estava realizando trabalhos voluntários, em uma lavanderia – uma forma de fazer referência a quando ela quase morreu em uma máquina de lavar na prisão Cruz del Norte.
Maca também participava de um grupo de autoajuda – onde conheceu Flaca que, mais tarde, participaria do assalto.
Voltando ao tempo presente, Maca segue aguardando no El Oásis, com Flaca, que estava com uma bala no estômago e quase morrendo. Elas ainda não sabiam da chegada de Zulema ao hotel, portanto pensavam que as companheiras haviam morrido.
Em um momento de revelação, Maca diz a Flaca que está grávida e que, desta vez, vai ter o filho.
Novamente vemos um flashback que revela como o assalto aconteceu. Tudo começou a dar errado quando descobriram que o cofre precisava dos olhos da noiva para ser aberto. Zulema a fez de refém, mas o pai de Katy, a noiva, percebeu que havia algo errado.
Novamente no presente, Zulema chegou ao quarto. Logo após, Goya, Triana e Monica também chegam, trazendo Katy de refém no porta-malas do carro.
Outro fato que ocorre é a morte de um policial que, aparentemente, Maca havia se aliado para trair Zulema.
3º episódio
O episódio 3 começa no futuro, onde nós vemos as consequências do roubo durante o casamento, que resultou em um massacre.
De volta ao passado, entendemos mais sobre a origem da parceria de Maca e Zulema. A verdade é que Macarena nunca perdoou a “companheira” pelas atitudes do passado, em especial, pela morte dos pais.
Por fim, ficamos sabendo que Maca realmente estava traindo Zulema e que ela tinha ligação com os policiais que apareciam vez ou outras nos episódios anteriores.
Enquanto isso, Zulema suspeitava cada vez mais dessa possível traição.
Goya e Triana ficaram encarregadas de se livrar de Katy, a mando de Zulema. Porém, elas não foram capaz de matá-la no deserto.
Ao final do episódio, os policiais que restaram pegaram Zulema. E Maca encontra o esconderijo onde Ama e Cepo ficavam observando o que acontecia no quartos do hotel.
4º episódio
Este capítulo começa com Maca encontrando diversos arquivos no esconderijo, todos relacionados a Sandoval.
Os flashbacks iniciais do episódio mostram de onde surgiu a obsessão de Sandoval, e também revela o tipo de relacionamento que ele tinha com o irmão, Cepo, e a mãe, Ama.
Zulema permanecia sequestrada pelos policiais, e eles a levaram para desenterrar os diamantes. Porém, esperta que é, ela usou a arma que escondeu no deserto para se livrar deles.
Outro acontecimento importante da 4ª parte foi que os traficantes descobriram que Monica estava junto do grupo no plano de roubo no casamento.
Ama também começou a torturar Macarena, que era justamente o que ela planejava para vingar seu filho Sandoval. Maca a contou sobre a sua neta, a filha de Saray junto com Sandoval, que Ama nunca soube da existência.
5º episódio
Após um disparo ao final do 4ª episódio, o 5º capítulo começa com Ama caída no deserto. Ela mesma disparou contra si, pois não suportou as revelações de Maca sobre seu filho Sandoval.
Após Zulema dar uma arma a Cepo, ele vai ao encontro de Macarena, que ainda está presa onde Ama a deixou. Por fim, ela consegue convencê-lo a soltá-la.
Instantes depois, vemos o encontro dela com Zulema, que havia voltado do deserto onde deixou os policiais mortos.
Zulema sabia que havia sido traída, mas entrega as chaves de um carro para Macarena partir com Cepo. Porém, já havia furado o pneu do carro antes, sem que Maca soubesse.
Goya, Triana e Monica ainda estão no hotel com Zulema. As três estão decididas a lutar contra Zulema, pois ela está cada vez mais fora de si.
Na estrada, ainda parada com Cepo, Maca liga para seu irmão Román, com quem não falava há anos. Ele a conta que agora ela tem uma sobrinha, a quem deram o nome de Macarena.
Maca decide voltar ao El Oásis (“tenho que matar Zulema”). Neste momento, Cepo a conta que ela já está morrendo, pois a via tomando muitos remédios.
Pouco tempo depois, ficamos sabendo que Zulema havia feito alguns exames, o quais acusaram um tumor em seu cérebro. O médico havia dito que este tumor iria causar alucinações, o que faz sentido com outros momentos mostrados durante a temporada.
Longe do El Oásis, Flaca, que segue ferida e sem socorro, está de frente com o traficante pai de Katy, que está disposto a buscar a filha a qualquer custo.
Flaca debocha dele, mas acaba levando a pior e seu corpo é deixado ali mesmo. Sob o corpo dela vemos uma caixa de fósforo do hotel El Oásis, sinalizando para nós telespectadores que Ramala agora sabe onde encontrar sua filha.
Em um momento final do episódio Maca briga com Zulema por conta de seus segredos e afirma para ela: “Eu também tenho um câncer e é você”.
6º episódio
O 6º episódio começa em um clima de paz entre as assaltantes. Maca afirma que ela e Zulema se acertaram e logo viria o helicóptero para buscá-las.
Porém, Zulema recebe uma ligação do marido de Flaca. Ele avisava que os mexicanos estavam indo atrás delas.
No hotel, Katy convence Monica a fugir, pois sabe que seu pai vai encontrá-las. Por fim, Maca e Monica fogem juntas em um ônibus.
Zulema permaneceu no hotel, aguardando a chegada de Ramala. Ela convenceu Cepo a pegar sua bicicleta e sair andando pela região e observar se existia algo estranho.
Na estrada, Maca e Monica encontram a passagem bloqueada por Ramala e seus homens. Maca decide sair do ônibus para falar com Ramala. Monica permaneceu lá dentro: “Não vou falar com este porco. Não vou dar-lhe o prazer de me ver suplicar”.
Enquanto Maca ia ao encontro de Ramala, ele ordenou que ateassem fogo no ônibus. Ele acreditava que assim a enteada sairia e o pediria perdão. Mas não aconteceu. Monica seguiu lá dentro, aplica um injeção de heroína e o ônibus é consumido pelo fogo.
7º episódio
O episódio começa com uma volta ao passado. Era natal, e Maca e Zulema estavam morando juntas em um trailer. Na época, elas foram atacadas por 4 homens. Ao escaparem deles, Maca mata um por um para não deixá-los impunes.
De volta ao presente, Maca agora é refém de Ramala. Ela também descobre que ele matou sua amiga Flaca.
Cepo conta a Zulema que viu Ramala e vários homens em um posto de gasolina. Ela vai até lá de bicicleta.
– Me entregue minha filha e prometo que deixarei vocês irem.
– Não acredito. Você é da velha guarda. Você gosta de vingança.
Ramala então propõe um trato. Maca em troca de não fazer nada às outras integrantes do grupo. Ela aceita e volta ao hotel.
Ainda no posto de gasolina, Dieguito, irmão de Monica, decide enfrentar Ramala. Ele aponta uma arma, mas não é capaz de disparar. Porém, Ramala não deixou passar e é ele quem acaba matando Dieguito com um tiro nas costas.
Cepo, que ainda estava vigiando no posto de gasolina viu a cena da morte de Dieguito e corre para contar para Zulema. Katy, a filha de Ramala, que era apaixonada por Dieguito, fica sem acreditar.
Goya enfrenta Zulema no hotel ao descobrir que ela deixou Macarena de refém com Ramala.
Depois disso, Zulema decidiu fazer a troca de Katy por Maca. A troca aconteceu. Katy pergunta ao pai sobre Dieguito e se desespera. Em um ato final, ela pega a arma do pai e se mata.
Após isso, se ouve o barulho de um helicóptero chegando.
Por fim, Ramala grita aos seus capangas: “MATEM TODAS!”.
8º episódio
O último episódio começa com Zulema pedindo que Maca lave seu cabelo no hotel. Ela aproveita para fazer uma declaração à companheira: “Passei a vida toda fugindo. Sempre fugindo. Fugindo de minha mãe. Da cadeia. Sempre sonhei em fugir. Mas não há razão para fugir se você tem objetivos. E o tempo que passamos juntas no trailer foi o mais próximo de ter uma casa. Queria que você soubesse.”
Goya chega interrompendo o momento avisando que os mexicanos estavam chegando. Assim, todas vão para o esconderijo do hotel e preparam uma armadilha.
Minutos depois elas disparam contra os capangas de Ramala através dos espelhos e matam todos.
Após o tiroteio, Cepo fala que poderia tirá-las dali sem que ninguém visse, através de um túnel que existia no hotel usado na época da guerra civil. Elas vão.
Ao chegarem na estrada, inicia uma perseguição dos capangas de Ramala atrás do helicóptero que chegou para buscá-las.
Zulema para no meio do caminho e diz a Maca que ela deve ir, decidindo se sacrificar pela amiga. Neste momento, ela se ajoelha, dizendo que prefere morrer ali, que no hospital.
Com três carros na sua frente, cheios de homens armados, ela começa a cantar, larga as armas que carregava e é alvejada por diversos tiros. Assim, Zulema morre em Vis a Vis El Oásis de forma heróica.
Maca consegue chegar ao helicóptero e foge. Lá do alto, ela vê o corpo de Zulema caído no deserto.
Goya e Triana permaneceram no túnel, pois não conseguiram chegar.
Novamente em uma volta ao passado, é mostrada uma cena de Saray e Zulema juntas na prisão. Naquele momento, elas falavam sobre a morte, e Zulema pedia a Saray que cantasse e dançasse para ela quando morresse.
– Quando eu morrer canta e dança pra mim. Não chore.
– E se eu morrer antes?
– Isso não vai acontecer
– E como você sabe?
– Sou feiticeira. Eu leio o futuro.
No futuro, o inspetor Castilho surge fazendo uma exumação do corpo de Zulema, se certificando de que ela realmente estava morta.
Também no futuro, Goya e Triana estão em uma sala de investigação, esperando uma decisão sobre prisão perpétua para ambas. Elas foram pegas pela polícia no deserto.
Outra que surge é Saray, pronta para cantar para Zulema “Eu vim me despedir de Zulema como ela merece”. Ela faz um verdadeiro show junto a três músicos em torno do caixão da amiga.
Como já havia passado muito tempo, em um hospital, é mostrado Macarena dando à luz a seu filho.
E assim termina Vis a Vis: El Oásis.
VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM: