A série espanhola criada por Álex Pina nos apresentou um homem misterioso conhecido como Professor, que planejava o maior assalto do século, junto a oito pessoas, tendo como objetivo se infiltrar na Casa da Moeda da Espanha com reféns, e imprimir 2,4 bilhões de euros. E após a conclusão do primeiro plano, os fãs não viam a hora da chegada da 3ª temporada de La Casa de Papel, que foi produzida pela própria Netflix.
Veja abaixo os melhores momentos ou mais importantes que fizeram a trama emocionante e deram mais gás aos episódios!
Resumo da 3ª temporada de La Casa de Papel
Lembrando que se você ainda não assistiu, seguir lendo a partir daqui significa receber muitos spoilers da 3ª temporada da série Netflix liberada em julho de 2019.
1. A captura de Rio
Um dos pontos de partida do grupo para a execução de um novo plano é a captura de Rio. Após ser deixado por Tóquio na ilha em que passaram os últimos anos juntos, ele se vê desesperado e usa um telefone satélite para se comunicar com ela. Porém, o telefone estava sendo rastreado e logo a polícia passou a perseguir os dois.
Tóquio conseguiu escapar, mas Rio acabou sendo pego e levado a um esconderijo para ser torturado a fim de deixar escapar alguma informação sobre o paradeiro do Professor.
2. O “reencontro” com Berlim
Uma das perguntas que não queriam calar desde o finalização da segunda parte de La Casa de Papel era se Berlim morreu, já que mesmo sendo alvejado pela polícia no último capítulo da 2ª parte, a Netflix fez um certo suspense sobre o seu retorno na terceira temporada.
Por fim veio a confirmação, ele realmente morreu, mas, ainda assim, para a alegria de quem gosta de ver o personagem na tela, ele se tornou parte importante da nova temporada, já que o plano ao qual executariam era justamente dele, tendo sido passado ao Professor 5 anos antes, na cidade de Florença.
Já no primeiro capítulo vemos Berlim em cena novamente, ainda que só como uma volta no tempo, mas mostrando que, mesmo sendo um dos que morrem em La Casa de Papel, seu espírito revolucionário segue vivo.
3. Os dirigíveis sobrevoando Madri
Rapidamente, após reunir o famoso elenco de La Casa de Papel – e alguns novos -, o plano é posto em ação. A primeira parte dele consistia em criar o que chamaram de ‘caos’ para entrarem na Reserva Nacional do Banco da Espanha.
Em uma das imagens mais emblemáticas da série alguns dirigíveis estampando a marca da ‘resistência’ são vistos no céu de Madri e começam a jogar dinheiro para que os transeuntes criassem aglomerações enquanto os assaltantes se encaminhavam para onde passariam os próximos dias.
4. O Aikido
Disfarçados de primeiro pelotão da sexta companhia da BRIPAC, o grupo de assaltantes foi rumo ao Banco da Espanha. O objetivo era seguir a estratégia Aikido, em que usariam a força do inimigo a favor deles.
Neste caso, como não poderiam entrar sozinhos no Banco, se passaram por membros do exército e usaram a guarda civil, o exército da Espanha e os seguranças do banco para conseguir as informações que necessitavam e assim executar o início do arriscado plano.
5. Quando conseguem ver o ouro pela primeira vez
Após conseguirem tomar o edifício, uma das partes mais arriscadas do plano se iniciava: chegar ao cofre onde estava o ouro. Ali, necessitavam de precisão extrema, já que um pequeno erro faria com que ele se tornasse completamente inacessível.
Novamente liderados por Nairóbi, assim como na produção do dinheiro nas partes anteriores de La Casa de Papel, os soldadores chegam ao interior e conseguem assegurar a retirada do ouro.
6. A primeira tentativa de entrada da polícia
Diferentemente do que aconteceu no assalto anterior na primeira e segunda temporada de La Casa de Papel, dessa vez a polícia não estava afim de deixar que os assaltantes ganhassem o tempo que gostariam, tanto que a primeira tentativa de entrada ao prédio aconteceu rapidamente.
Porém, o ataque é freado quando Denver sai do Banco da Espanha tendo em mãos duas caixas vermelhas, as quais as autoridades sabiam que continham documentos importantes com segredos de estado que não deveriam, em hipótese alguma, serem divulgados.
7. Quando o Professor perde a antena do trailer em que estava com Raquel
Entre o Professor e a ex-inspetora Raquel, agora conhecida como Lisboa, nem tudo fica tranquilo enquanto comandavam juntos o novo assalto. E, após uma de suas discussões, o Professor acaba saindo rapidamente da estrada e perde a antena do trailer ao bater em uma árvore.
É o começo de uma grande confusão já que ficariam sem comunicação com o interior do banco por algum tempo.
8. A polícia entra depois de injetar gás narcótico
Com Professor e Lisboa em apuros, o grupo também estava prestes a sofrer um novo ataque, desta vez a polícia injetou gás narcótico pelos tubos de ventilação para que todos dentro do banco adormecessem.
Nesta tentativa, alguns homens chegaram a se infiltrar, porém os assaltantes estavam preparados e acabaram os surpreendendo deixando-os apenas com a opção de desistir do ataque.
9. A entrega de Rio
No dia 3 do assalto, Rio foi “liberado” após negociação do Professor com a inspetora Sierra. Um grande passo, já que um dos grandes objetivos ali era justamente conseguir o mais jovem do grupo de volta.
10. A volta de Arturo
Além de Rio, outro que fez uma volta triunfal foi Arturo, um personagem que deu o que falar na temporada anterior de La Casa de Papel.
Após o primeiro assalto, em que ele foi mantido como refém, sua vida se tornou ainda mais vazia, sendo abandonado pela esposa e filhos, e por Mónica, que decidiu seguir com Denver.
Ao que parece, o personagem não aprendeu muito com seus erros do passado, voltando ao Banco da Espanha para novamente falar e agir como não deveria.
11. Professor e Lisboa se escondem
Marcando o início de um dos momentos mais tensos da terceira temporada, Professor e Lisboa acabam sendo descobertos pela equipe de buscas liderada por Angel.
Eles já tinham isso como uma possibilidade, porém era algo que mudaria os rumos do grande plano, pois não tinham mais um veículo e, além disso, precisariam se manter escondidos.
O Professor consegue seguir o plano e ficar no topo de uma árvore, já Lisboa acaba não tendo tempo e procura abrigo em uma fazenda próxima.
12. O ‘Plano Alcatraz’
Como forma de distração para que o Professor e Lisboa pudessem se livrar da equipe de buscas, eles colocaram em prática uma das principais jogadas que haviam preparado: o plano Alcatraz.
Fingindo que estavam cavando para fugir de dentro do Banco da Espanha, os assaltantes deixaram os investigadores da tenda confusos, fazendo com que grande parte da equipe de segurança acessasse as galerias abaixo do solo, deixando menos homens na operação de busca do Professor e Lisboa.
13. O disparo contra Nairóbi
Mas nem só os assaltantes tinham bons planos! A inspetora Sierra também decidiu colocar algumas das suas ideias em prática, a principal delas consistia em atingir o lado mais “fraco” de Nairóbi: pegar o seu filho Axel.
Após fazer a entrega de um urso que Nairóbi reconheceu, o qual continha um celular em seu interior, a inspetora informou a ela que gostaria de negociar, deixando claro que estava com o seu filho. Para verificar, Nairóbi se aproximou da janela e os atiradores de elite foram autorizados e disparar contra ela.
Assim, a personagem é atingida no peito, e deixou a dúvida: será que Nairóbi morreu?
14. A “morte” de Lisboa (Raquel)
Após toda a confusão dentro e fora do banco, os investigadores chegaram finalmente a um dos principais alvos: Raquel Murillo.
Encurralada em uma fazenda pelos próprios donos que a reconheceram, e logo após pela chegada da polícia, ela não teve opção senão a de se render.
E aproveitando o momento, em um plano rápido, Sierra pede a Suárez que finja que a executou, pois ela ainda estava na escuta com o Professor, fazendo com que ele “enlouquecesse”.
Isso gerou muitas dúvidas do público da série, que ficaram se perguntando se Raquel Murillo morreu, mas no fim podemos vê-la sendo levada por Suárez, ficando claro que não passou de uma estratégia da inspetora.
15. Quando a polícia tenta invadir pela terceira vez
Por fim, chegando ao final da temporada, nos minutos finais do episódio 8 a polícia decide aproveitar todos os acontecimentos que desestabilizaram os assaltantes para invadir de vez o Banco da Espanha e finalizar o assalto.
A estratégia incluía até mesmo o uso de um tanque de guerra, porém o que eles não esperavam é que os assaltantes estivessem muito preparados, com munições extremamente pesadas que eram capazes de frear até mesmo o tanque.
E assim termina a parte 3 da série, com uma verdadeira declaração de guerra ao estado e à polícia.
Aproveite e confira também o resumo da 4ª temporada de La Casa de Papel!