Tudo que aconteceu no final de La Casa de Papel

A conclusão de cada um dos planos!

O final de La Casa de Papel gerou grandes expectativas desde o primeiro plano do Professor na Casa da Moeda da Espanha. E depois que o primeiro assalto acabou, fomos surpreendidos pelo roubo do ouro no Banco da Espanha. Ação, explosões, tiros, morte e amor, é um pouco do que marcou todas as temporadas e também o desfecho da série.

Para você relembrar todos os detalhes, resumimos abaixo como finalizou cada uma das partes disponíveis na Netflix.

Final da 1ª parte de La Casa de Papel

Final da 1ª parte de La Casa de Papel
(Netflix/Reprodução)

Depois de colocarem o plano em prática, o Professor conseguiu controlar praticamente todos os acontecimentos na 1ª temporada, do primeiro ao décimo terceiro capítulo.

Em geral, grande parte dos contratempos foram planejados – exceto o envolvimento com Raquel Murillo, que o Professor sabia que poderia prejudicá-lo.

E esta temporada finaliza justamente com o Professor levando Raquel até a casa em Toledo, onde aconteceu o treinamento dos assaltantes para a invasão à Casa da Moeda.

E aí, será que ele finalmente seria descoberto?

Final da 2ª parte de La Casa de Papel

Final da 2ª parte de La Casa de Papel
(Netflix/Reprodução)

Quando se inicia esta parte, logo ficamos sabendo que encontrarem a casa em Toledo também fazia parte do plano do Professor, para fazer a polícia perder tempo e conseguirem imprimir mais dinheiro na Casa da Moeda.

Porém, conscientes de que estavam perdendo cada vez mais o controle das situações, e deixando as autoridades mais perto de detê-los, foi preciso acelerar a operação para imprimir o máximo de dinheiro. Eles chegaram à quantia de 984 milhões de euros.

Quase no fim da temporada, Raquel descobre quem é o Professor, mas quando ia obrigá-lo a ir com ela para a delegacia, os sérvios aparecem e o libertam. De qualquer forma, após Raquel ser amarrada, ela pede que ele confie nela, pois ela está do seu lado.

O túnel finalmente chega ao hangar onde o Professor espera o grupo de assaltantes. Para concluir o assalto, Berlim, de dentro da Casa da Moeda, liberou todos os reféns. Nesse momento, a polícia já estava invadindo a Casa da Moeda, mas eles foram enganados com reféns caminhando no esgoto.

Pouco tempo depois, a polícia descobre onde está o túnel verdadeiro, e se deparam com Berlim, atirando e defendendo o restante do grupo.

O Professor pede que o irmão pare de atirar e corra para o túnel, pois assim conseguiriam explodi-lo. Porém, Berlim sabia que não havia mais tempo, e obriga Helsinque a detonar as bombas. Logo ele é alvejado pela polícia.

A polícia chega ao hangar, porém, os assaltantes já haviam fugido disfarçados minutos antes.

1 ano depois, Raquel se lembra dos cartões postais que o Professor a deixou, e decide ir atrás dele em uma das ilhas das Filipinas. Lá, ela o encontra em um bar.

Nessa temporada, acontece algumas das principais mortes de La Casa de Papel: Moscou e Berlim.

Final da 3ª parte de La Casa de Papel

Final da 3ª parte de La Casa de Papel
(Netflix/Reprodução)

A temporada começa mostrando onde estão os principais personagens de La Casa de Papel: Tóquio e Rio estão no Panamá; Helsinque e Nairóbi estão na Argentina; Denver e Monica estão na Indonésia; Professor e Raquel estão na Tailândia.

Para acabar com a calma, Rio usa um telefone por satélite, que está grampeado e acaba sendo preso.

Assim, o Professor coloca em prática mais um plano, desta vez muito mais arriscado, que é a invasão do Banco da Espanha, para roubar o ouro.

Devido ao exagero da polícia, grande parte da população passar a apoiar os assaltantes.

No meio da operação, o agente Angel, começa a procurar o Professor e Raquel por um lugar afastado da cidade após captaram um sinal de telefone.

O casal é encontrado por um drone da polícia e começa a ser perseguido. O plano era se ocultar na árvores utilizando de camuflagem, mas Raquel (Lisboa), não consegue subir e precisa improvisar, se escondendo em uma casa que ela encontra no caminho. Enquanto isso, Professor está devidamente oculto.

Os donos da casa em que Lisboa se escondeu acabam percebendo a presença dela. Ela tenta negociar com eles, oferecendo dinheiro para escondê-la, mas a polícia chega e a encurrala.

Mas antes de prendê-la, como sabiam que Lisboa e o Professor estavam se comunicando, a polícia simula uma execução para que o autor do plano de assalto surtasse.

Enquanto isso na Casa da Moeda, a inspetora Sierra coloca em ação um plano para destabilizar Nairóbi. Ela se aproxima da entrada com o filho da moça, que acaba surgindo na janela para vê-lo, e é atingida no peito por um atirador de elite.

Nos minutos final, Palermo liga para o Professor dizendo que a polícia estava entrando com um tanque. É quando Professor manda agir de acordo, pois “agora estão em guerra”.

Tóquio e Rio de posicionam na entrada com um lança foguetes e eles explodem o tanque da polícia.

Assim termina a parte 3, com a possível morte de Nairóbi, a prisão de Lisboa e a necessidade de o Professor retomar o plano e finalizá-lo.

Final da 4ª parte de La Casa de Papel

Final da 4ª parte de La Casa de Papel
(Netflix/Reprodução)

A 4ª parte da série se inciou sob grande tensão, pois os assaltantes haviam acabado de explodir um tanque de guerra, Lisboa havia sido presa, Nairóbi tinha levado um tiro e o Professor estava em apuros na floresta sem conseguir intervir para ajudá-los.

Felizmente, com o treinamento que tinham feito, foi possível operar Nairóbi; e o Professor colocou em ação uma operação para despistar a polícia e afastá-los da floresta, para assim conseguir se dirigir ao local de comando que havia planejado e seguir com o plano de assalto.

Nesse meio tempo, Palermo se desentende com Tóquio, toma o poder, e eles o prendem junto aos demais reféns -, não sabendo eles que essa seria a pior escolha, pois Palermo ficou próximo a Gandia, o chefe de segurança do Banco da Espanha, e o mesmo o convenceu a deslocar o seu dedo polegar para se livrar das algemas.

Foi aí que Gandia começou uma verdadeira guerra dentro do banco. Ele se dirigiu a um bunker que tinha acesso por uma porta oculta. Sua primeira ação foi capturar Tóquio e levá-la para lá. Depois, ele explodiu uma granada no elevador com Denver e Rio -, eles não se feriram gravemente. E por fim, acabou trocando tiros com todos os assaltantes e pegando Nairóbi como refém.

Os assaltantes conseguiram chegar a um acordo com Gandia para libertar a falsificadora do grupo, porém o chefe de segurança acabou os enganando, não seguiu o combinado e deu um tiro na cabeça de Nairóbi. Desta vez, ela não resistiu e morreu.

Gandia conseguiu escapar, mas por pouco tempo, pois ao voltar para o bunker onde estava Tóquio, estava muito ferido e desmaiou. Os assaltantes conseguiram acessar o local, retirá-lo de lá e salvar a vida dele -, eles obviamente queriam matá-lo, depois do que fez com Nairóbi, mas ele fazia parte de um plano do Professor caso algo desse errado.

Com Lisboa presa desde o começo da temporada, o cerco foi se fechando cada vez mais, e o Professor usou suas ‘armas’ para libertá-la. O plano era usar o momento em que estivessem a liberando de sua audiência para cercar os policiais e resgatá-la através de um túnel que uma equipe passou a noite cavando.

Deu tudo certo, e Raquel foi direcionada ao Banco da Espanha em um helicóptero comandado por Marselha, onde ela, a partir de agora, ficaria com os demais assaltantes.

Nesse momento, Gandia fazia parte do plano, já que o utilizaram como uma isca para a polícia pensar que se tratava do seu resgate, quando, na verdade, era um helicóptero “falso” e tudo não passava de uma distração para que Lisboa chegasse ao prédio.

Deu certo até boa parte da operação, porém Gandia se rebelou e acabou espancado e morto por Helsinque e Bogotá. Ainda assim, Raquel conseguiu seguir o plano e chegar à porta do telhado.

Enquanto isso acontecia todos estavam em comunicação com o Professor. Mas o que não esperavam após todo o alvoroço é que a Inspetora Sierra descobrisse onde estava o Professor, chegando ao seu esconderijo minutos após Raquel entrar no Banco -, ela estava investigando sozinha, após ser afastada da operação, e descobriu pistas para chegar ao endereço.

E assim termina a temporada, com o Professor sob a mira de Sierra, a polícia com ódio crescente dos assaltantes, e uma 5ª temporada de La Casa de Papel confirmada para continuação do plano.

Confira também diversas curiosidades de La Casa de Papel!

Fabíula Almeida
Eu nasci no ano de lançamento do filme A Lista de Schindler (1993), um dos melhores longas já lançados, na minha opinião. Sou mineira, atuo na área de marketing desde 2012, gosto de escrever sobre tudo e maratono uma série como poucos – em especial as de suspense, que é meu gênero favorito. No UE, eu produzo e faço revisão de conteúdos diariamente.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui