A 1ª temporada de Sangue e Água se passa nos arredores do Parkhurst College. Nela, Puleng Khumalo, de 16 anos, planeja sua transferência para uma nova escola para investigar o caso de sua irmã desaparecida, a quem ela nunca conheceu.
Com direção de Nosipho Dumisa, o elenco estreou a série que é uma das primeiras apostas internacionais da África do Sul na Netflix.
Resumo da primeira temporada de Sangue e Água
Confira o resumo do que acontece nos 6 capítulos da primeira temporada, que lembra muito outros dramas adolescentes da Netflix, como: Outer Banks, Elite, Riverdale, entre outros.
1. Puleng conhece Fikile
Após a comemoração do 17º aniversário da irmã desaparecida, Puleng demonstra estar muito incomodada.
Seus pais, que parecem estar parados no tempo no que diz respeito a este assunto, são os únicos realmente “entusiasmados” a comemorar a data -, já que Puleng e seu irmão, Siya, nunca chegaram a conhecer Phume.
Assim, logo quando terminam os parabéns, Puleng tem uma breve discussão com a mãe, e foge pela janela para ir a uma festa com a amiga.
Lá, ela conhece um fotógrafo, Wade, o qual menciona o quanto ela se parece com a aniversariante do dia: Fikile; a qual também estava fazendo 17 anos, como sua irmã.
Inicialmente, ela não dá muita atenção, mas conforme começa a investigar um pouco mais, percebe que pode não ser somente uma coincidência.
2. A ida para o Parkhurst
Após o pai de Puleng ser preso em frente ao seu colégio, devido à polícia ter reaberto o caso de sua irmã e ele ser o principal suspeito sendo acusado de tráfico de humanos, ela pede à mãe para muda-la de escola.
Ela então consegue uma entrevista e ganha uma bolsa no Colégio Parkhurst.
Lá, ela entra para o grupo de jornalismo, pois viu nisso a possibilidade de se aproximar de Fikile -, que é extremamente popular no colégio.
Em meio a isso, ela também estava planejando fazer um teste de dna para confirmar se Fikile era mesmo a sua irmã desaparecida. E sem que a mãe soubesse, usou o seu cartão de crédito para pagar o valor de $2.500.
3. Outra garota
Após ser pega roubando a certidão de nascimento de Fikile, Puleng é obrigada a contar a Wade que ela acha que a nadadora é sua irmã. Ele foi a primeira pessoa que soube de sua suspeita.
Enquanto isso, durante a investigação da polícia, a mãe de Puleng foi informada que haviam encontrado uma garota que acreditavam ser Phume, a qual manteriam sob custódia até confirmarem a identidade.
Porém, após fazerem o teste descobriram que o dna não era compatível.
4. Uma fraude descoberta
No colégio, as coisas não iam muito bem para Puleng. Após ser responsabilizada por escrever um artigo que atrapalhou a campanha para embaixadora de Fikile, ela e os amigos decidiram se vingar expondo o passado de Puleng.
Eles então soltaram um vídeo anonimamente com a seguinte mensagem: “Um dos nossos está mentindo. Está na hora de dizermos que Puleng Khumalo, a mentirosa do ano, sim, Khumalo e não Vezi, a parar de se fingir de vítima. O papai Khumalo é só um bandido que vendeu sua filha primogênita à escravidão. Mas a questão permanece: será um de nós o próximo?”
Seguindo a investigação sobre a irmã, Puleng junto com Wade descobriu um nome na certidão de nascimento de Fikile.
Eles foram até um local pedir mais informações sobre quem havia assinado o documento, onde um funcionário agia de modo estranho, dizendo que a pessoa em questão havia sido demitida há alguns anos por fraude de identidade, e devia estar na prisão.
Já na escola, enquanto tentava lidar com o assunto do vídeo, Puleng descobre quem Fikile está envolvida e elas acabam brigando, trocando tapas, socos e chutes.
Os pais de ambas as garotas foram chamados na escola, e enquanto estavam na reunião, após a mãe de Fikile ouvir a acusação do pai de Puleng sobre o sumiço da filha, ela ficou totalmente desconsertada, precisando até mesmo sair para tomar um ar.
De qualquer forma, com ódio da situação, Puleng diz a si mesma que não quer mais saber de Fikile.
5. A falsificadora
Mesmo ouvindo de Puleng que ela não quer mais saber de Fikile, Wade decide ir até a prisão para falar com a ex-funcionária que falsificou a assinatura na identidade anos atrás.
Ela disse apenas que a assinatura era dela, mas que havia feito muitas falsificações e não se lembrava daquela, pois haviam se passado muitos anos.
6. O treinador e a nadadora
Após ter ficado zangada com Fikile, Puleng conta a Wendy, a líder da revista do colégio, sobre o caso que a nadadora mantinha com o treinador -, ele era casado e sua esposa está grávida.
Wendy levou o caso à frente, e fez uma denúncia à direção do colégio.
Assim, Puleng foi obrigada a confirmar a informação para a diretora, a qual chamou o treinador para confronta-lo, o qual, obviamente, negou.
Fikile fez o mesmo, negando para a diretora e também para sua mãe.
Após algum tempo o treinador decide romper a “relação” contando para Fikile que sua esposa estava grávida.
Por fim, quando tudo veio à tona, ele foi obrigado a se demitir do colégio.
7. Pausa para o romantismo
Enquanto lidava com tudo, Puleng tinha dois interessados em conhecê-la mais: Wade e KB.
Wade estava bastante próximo dela por saber da busca pela irmã desaparecida; mas KB foi mais rápido e acabou se declarando para ela, a beijando pela primeira vez no 4º episódio.
Pouco tempo depois eles começaram a namorar.
8. Mais perto da verdade
Novamente próxima de Fikile, Puleng é convidado para ir até a casa da nadadora em uma tarde.
Lá, ela aproveita para procurar alguma foto de quando a suposta irmã era criança para comparar com um arquivo que sua mãe guardava.
Mas elas acabam brigando novamente.
9. O julgamento e a confissão
Wade seguiu investigando e após ver uma postagem em uma rede social conseguiu ligar o pai de KB, Molapo, a uma agência de adoção que ele defendeu há alguns anos como advogado.
Após algum tempo, o laptop de Puleng foi furtado em sua casa, sendo que horas antes ela havia sido seguida por um carro com o logotipo da empresa do senhor Molapo.
Ela e Wade recapitularam as informações que tinham: “O senhor Molapo representa a agência Ponto da Graça, a mesma agência envolvida no tráfico de bebês e falsidade ideológica. A senhora Bhele (mãe de Fikile) não podia ter filhos. Mas, do nada, tem uma filha cuja certidão está com a data errada, assinada por Brenda Jaxa.”
Eles chegam à conclusão que Fikile é irmã de Puleng.
Mais acima foi mencionado que o pai de Puleng havia sido preso sob acusação de vender a própria filha ao tráfico.
Pois bem, durante o julgamento, a juíza menciona que antes de Phume nascer, seu pai a registrou na agência de adoção Ponto da Graça, e que passou os próximos 3 meses pedindo que a mulher realizasse um aborto -, o que prova que ele não desejava ter a filha.
Para finalizar, no colégio, Fikile marca um encontro com Puleng, e a nadadora a confronta tentando entender porque ela tinha obsessão por sua vida.
Após o diário de Puleng cair, no qual ela tinha fotos e informações sobre Fikile, ela se vê obrigada a confessar que acredita que ela seja sua irmã.
Mas a resposta ficou para a 2ª temporada de Sangue e Água.
Confira também o elenco de Sangue e Água.