1ª temporada de White Lines: o crime, Ibiza e as respostas de Zoe

Uma verdadeira montanha-russa de acontecimentos!

A 1ª temporada de White Lines, criada por Álex Pina, começa quando o corpo do irmão de Zoe Walker, Axel, é encontrado, quase 20 anos depois de desaparecer enquanto trabalhava como DJ em Ibiza. Assim, ela decide viajar para lá e investigar.

As filmagens com o elenco de White Lines começaram em junho de 2019 nas Ilhas Baleares, na Espanha, e duraram até outubro.

Resumo da primeira temporada de White Lines

Confira o resumo do que acontece nos 10 capítulos da primeira temporada, onde Zoe chega à resposta que tanto buscava para a sua principal pergunta: afinal, como Axel morreu?

1. Zoe vai a Ibiza

Zoe vai a Ibiza - White Lines
(Netflix/Reprodução)

20 anos após recusar o convite de Axel para ir com ele a Ibiza, Zoe chega à ilha depois de receber uma notícia sobre o corpo do irmão.

Finalmente, tantos anos depois, ela conseguira se despedir dele, e descobriu que ele realmente morreu, pois alguns ainda acreditavam que ele poderia ter fugido.

Lá, ela vai ao encontro de conhecidos, também ingleses, como: Marcus, melhor amigo de Axel na adolescência; Anna, ex-mulher de Marcus; David, uma espécie de médium; entre outros.

2. Uma parceria com Boxer

Após um encontro com Boxer, um chefe de segurança em Ibiza, que atende especialmente à família Calafat, ele propõe a Zoe que trabalhem juntos na investigação sobre a morte do irmão, já que também é do seu interesse descobrir o culpado.

Ela logo percebeu que por mais que desejassem descobrir a verdade, a finalidade seria diferente para ambos – ainda assim, seguiram juntos dentro do possível.

3. Oriol pede que alguém confesse o crime

Oriol, o filho mais velho de Andreu Calafat, estava sendo pressionado para confessar o crime, já que era um dos grandes suspeitos.

Para se livrar de uma vez dessa desconfiança, especialmente do próprio pai, Oriol vai até o pai Pepe, que também tem bastante poder na ilha, e pede que ele diga a seu filho Cristóbal para confessar o crime -, Cristóbal também era DJ e competia com Axel quando jovens.

Afinal, o crime já estava prescrito, então não teriam maiores implicações. De qualquer forma, Pepe nega.

Então, Oriol decide fazer a seu modo, sequestrando Cristóbal e o pressionando com caixas de som enormes tocando música nos maiores decibéis possíveis.

Por fim, o pior acontece, sua audição é comprometida e Oriol não tem sucesso na sua “jogada”.

Oriol pede que alguém confesse o crime - White Lines
(Netflix/Reprodução)

4. A festa com 600 pessoas

Após descobrir que na autópsia detectaram penas de pavão no cadáver de Axel, Zoe comenta com Boxer.

Ele diz que isso só poderia significar que o mataram em sua festa de 24 anos, que durou 24 horas.

Porém, havia um problema, a festa teve 600 convidados (ou mais) e, fazendo referência a Agatha Christie, ele diz que não seria possível ela brincar de “E não restou nenhum” para encontrar o assassino -, remetendo a um dos livros mais populares da autora.

5. Zoe descobre Axel foi expulso de casa

Zoe descobre Axel foi expulso de casa - White Lines
(Netflix/Reprodução)

Em uma conversa com Kika Calafat, irmã de Oriol, na praia, ela comenta com Zoe que Axel dizia o quanto o pai o controlava, e que ele o expulsou de casa anos atrás.

Zoe não sabia disso, e aproveitou que seu pai havia ido atrás dela em Ibiza para questiona-lo sobre o ocorrido.

“Se não tivesse o expulsado talvez ele não teria morrido”.

6. Um acidente com Andreu Calafat

Enquanto Zoe investigava, a família mais poderosa da ilha também estava lidando com seus problemas.

Após Conchita, a esposa de Andreu Calafat pedir a interdição do marido, por medo de ele não deixar a liderança dos negócios com o filho, Oriol, o pai decide abandonar tudo.

Porém, ele acabou sofrendo uma emboscada e um caminhão bate em cheio em seu carro -, que foi visto como um acidente convencional. E isso resultou em sua perda de movimentos das pernas.

7. Zoe duvida se devia ficar na ilha

Cada vez mais envolvida na investigação, e também com Boxer, Zoe chega a questionar se de fato deveria estar em Ibiza, ou se seu lugar era em Manchester com seu marido e filha.

Porém, em um ato de coragem, ela desafia o pai e diz que precisa ficar, ao menos até encontrar uma resposta sobre si mesma.

O pai então disse que ia embora de Ibiza -, mas permaneceu pela ilha para vigiá-la.

8. Fotos antigas revelam o verdadeiro Axel

Fotos antigas revelam o verdadeiro Axel - White Lines
(Netflix/Reprodução)

Zoe foi até a casa de David, o qual tinha um estúdio fotográfico que não usava há anos.

No dia da festa de Axel, ele havia feito registros, os quais Zoe pediu para ver.

Naquele momento, uma volta no passado na série nos mostra que Axel e Oriol brigaram, e que ao ser desafiado pelo Calafat, ele arrancou seu próprio dente.

David insistiu que Zoe soubesse quem era o verdadeiro Axel, que se envolvia em brigas e desafios insanos para “se sentir vivo”.

Após algum tempo, David decidiu dar a Zoe um baú com todas aquelas lembranças de Axel.

9. Um encontro de despedida

David organizou uma festa de despedida para que todos falassem sobre suas lembranças com Axel e o deixassem partir de uma vez por todas.

Após alguns ânimos aflorados, especialmente de Marcus, David grita para que todos ouçam que não importava quem tinha matado Axel, pois era o que ele queria.

10. Fuga da dor

Em uma lembrança de Axel no episódio 7, ele revela a Kika, sua namorada naquele momento de vida, o porquê de ele estar sempre “feliz”.

Ele diz: “Minha mãe era a pessoa mais importante pra mim. Ela me deu a música [..] Mesmo quando teve câncer, fez o tratamento, a quimioterapia e o cabelo dela caiu, ela só tocava música. Ela me dizia: “Não deixa a tristeza te pegar. Corra mais rápido.” Ela não gostava de me ver chorar. Ela dizia à Zoe que os lenços eram moda. E fingia que estava tudo bem para a Zoe não se preocupar. E depois que ela morreu, eu fiz o mesmo. Eu não chorei. Acho que a dor ficou presa em algum lugar.”

Axel e Kika, em White Lines
(Netflix/Reprodução)

Pulando para o presente, o pai de Zoe diz que nunca aceitou o fato o filho agir daquela maneira, mas que agora entendia que talvez ele estivesse fugindo da mesma dor ao perder a mãe.

11. O marido e a filha de Zoe chegam à Ibiza

Com Zoe cada vez mais distante da família, seu marido e sua filha chegam à ilha para ajudá-la na investigação.

Infelizmente, tanto para eles quanto para ela, foi duro perceber que havia uma grande mudança acontecendo, e que talvez a Zoe de Manchester nunca mais retornaria.

12. Analisando as fotos do baú

O pai de Zoe consegue acesso ao baú de fotos que David a deu, e decide analisá-las junto com seu amigo policial.

Em determinado momento, ele percebe um carro em uma foto, que parece ter saído de onde estava estacionado e depois regressado.

Então, eles pedem que a placa seja analisada, e descobrem que o carro pertencia a Cristóbal -, o mesmo que Oriol deixou surdo.

Quando abordado, ele levou os levou até a garagem, e eles começaram a revistar o carro, encontrando nada mais nada menos do que o dente que Axel arrancou na noite de sua festa.

Nesse momento, Cristóbal revelou que o carro não pertencia a ele 20 anos atrás, e sim a Oriol Calafat.

13. Oriol se recorda de algo

Oriol se recorda de algo 2 - White Lines
(Netflix/Reprodução)

Do outro lado da ilha, em um momento com sua família, Oriol revela uma uma memória que o atormenta. Segundo ele, na manhã após a festa de Axel, ao abrir o carro ele encontrou muito sangue. Mas como havia usado muita droga, não se lembrava de nada.

Mesmo assim ele revela que acredita que em algum momento daquela noite ele matou Axel Collins.

14. Oriol sumiu

Após uma sessão de libertação com David, Oriol desapareceu.

E quando Zoe volta a van onde o pai estava vivendo, ela encontra o herdeiro dos Calafat desacordado, sangrando e amarrado no veículo.

Seu pai havia o sequestrado e estava decidido a levá-lo para Manchester, pois já havia dado como certo que ele era o responsável pela morte de Axel e lá ele poderia ser julgado -, enquanto em Ibiza o crime já havia perdido o prazo de julgamento.

Enquanto isso, Boxer estava procurando pelo Calafat, e achou uma pista que o fez suspeitar do pai de Zoe.

15. Adeus, Zoe!

Quando o pai de Zoe estava indo embora para Manchester, Oriol conseguiu se soltar e acabou o atacando.

Como ele estava no volante, perdeu o controle do trailer e foi atingido em cheio na cabeça por um tronco de uma árvore – morrendo ali mesmo.

Poucos minutos antes, ele havia deixado uma mensagem para a filha: “Zoe, não estou atendendo porque você me conhece, não sou de despedidas. Bem, a verdade é que eu não te queria atrás de mim, tentando me impedir. Se formos pegos, são 6 anos de prisão. E há muito o que você conquistar em seis anos. Tenho a sensação de que você será feliz. Acho que chegou o seu momento. Alguns dias atrás, um amigo me disse que o Axel era um completo imbecil, que ultrapassou todos os limites aceitáveis. E meu amigo estava certo. Pensei a mesma coisa nos últimos 20 anos. Mas não se pode deixar de amar um filho por causa disso. Eu percebi isso quando vi sua vida desmoronando. E não vou deixar de te amar, Zoe. Se não voltar para Manchester, eu te apoiarei. Talvez se eu tivesse feito isso com seu irmão, ele ainda estivesse aqui hoje.”

16. O fim

O 10° e último episódio da primeira temporada de White Lines começa com uma declaração de Axel feita anos atrás: “Não se pode passar a vida a 160km/h. Sou um meteoro destruindo todas as barreiras, atravessando o vazio. Mas todo meteoro cai em algum momento”.

Voltando aos tempos atuais, na delegacia, o amigo do pai de Zoe a aconselhou que voltasse para Manchester. Segundo ele, há 20 anos, Boxer expulsou o pai dela da ilha, quando estavam prestes a descobrir o assassino de Axel. Então, ele acreditava que Boxer sabia quem era o culpado e iriam interrogá-lo.

Zoe ficou transtornada e quando Anna foi buscá-la, ela viu Boxer no estacionamento e acabou atropelando-o.

Logo depois, ela e Anna o carregaram para o porta-malas. Zoe estava convencida que Boxer sabia tudo sobre a morte do irmão, e o deixou amarrado para tentar um confissão.

Zoe deixa Boxer amarrado - White Lines
(Netflix/Reprodução)

É quando Boxer faz uma revelação: “Axel vendeu a Oriol as boates, os imóveis e os direitos das músicas, tudo por um preço muito baixo. Foi uma semana antes de seu irmão sumir […] E sobre o dinheiro, pergunte aos amigos dele. O dinheiro não era só do Axel”.

E as atenções de Zoe se voltam para Anna, que diz: “Seu irmão fez uma fogueira e queimou cada centavo que ganhou com a venda das nossas boates.”

Por fim, após soltar Boxer, Anna faz uma confissão a Zoe – que já estava sozinha – sobre sua relação com Axel: “Começou como um fascínio. Depois virou uma atração. Zoe, eu não o matei pelo dinheiro. Eu não o matei pelas coisas horríveis que ele me disse. Foi pela ideia de perder Marcus. Aquilo me aterrorizou”.

Assim, em um último flashback, é mostrado que Axel não estava conseguindo respirar devido a quantidade de drogas que usou, Anna estava próxima dele, mas se recusou a tirá-lo da água e o afogou na piscina.

Logo depois ela e Marcus usaram o carro de Oriol para se livrar do corpo.

Porém, conforme constava na perícia, Axel ainda não havia morrido na piscina. Enquanto estavam na estrada, ele começou a bater no porta-malas e se libertou, mas Marcus deu ré no carro e o atingiu, pois Anna ficou com medo de ser denunciada.

Novamente, ele ainda não havia morrido. Então Anna o atacou mais duas vezes, na segunda ele não resistiu, pois ela o perfurou no pescoço.

Assim, desde então, há mais de 20 anos, Marcus e Anna escondem esse segredo.

17. Uma nova Zoe

O significado de White Lines se refere mais à Zoe que qualquer outro personagem. É uma linha que ela cruzou quando decidiu viver uma nova vida, mesmo sem saber que estava indo em direção a isso.

Agora, após jogar as cinzas de seu irmão e seu pai, ambos mortos em Ibiza, nos resta esperar por uma 2ª temporada de White Lines para saber o que será de Zoe e Boxer, da sua relação com a família que está em Manchester -, além de tantas outras tantas possibilidades para os personagens de Ibiza.

Final da 1ª temporada de White Lines
(Netflix/Reprodução)

Fabíula Almeida
Eu nasci no ano de lançamento do filme A Lista de Schindler (1993), um dos melhores longas já lançados, na minha opinião. Sou mineira, atuo na área de marketing desde 2012, gosto de escrever sobre tudo e maratono uma série como poucos – em especial as de suspense, que é meu gênero favorito. No UE, eu produzo e faço revisão de conteúdos diariamente.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui