Cuidado! Golpistas estão se passando por funcionários do Google para conseguir dinheiro das vítimas

Saiba como funciona o golpe em que pessoas se passam por representantes do Google Meu Negócio e como se proteger!

Se você é empresário e possui um perfil no Google Meu Negócio, fique atento para não cair em um golpe, pois criminosos estão se passando por funcionários da empresa de tecnologia e enviando mensagens via WhatsApp com o intuito de conseguir dinheiro fácil das vítimas.

Veja nos tópicos a seguir como o golpe funciona, como se proteger dele (e de outros golpes digitais) e quais medidas tomar caso seja vítima.

Como o golpe do Google Meu Negócio funciona:

O golpe das pessoas se passando por funcionários da gigante de tecnologia funciona da seguinte forma:

  1. Os golpistas entram em contato com empresários via WhatsApp, alegando serem representantes oficiais do Google;
  2. Eles informam que uma equipe do Google realizará uma força-tarefa na cidade (do empresário que recebeu o contato) para atualizar cadastros dos negócios locais;
  3. Para despertar a atenção, listam diversos benefícios da suposta atualização;
  4. No final da mensagem, enviam o valor do suposto serviço com um texto que tenta passar credibilidade.

Atenção: é importante ressaltar que o Google nunca solicita pagamentos diretos via WhatsApp ou qualquer outro meio de mensagem instantânea para manter ou atualizar perfis no Google Meu Negócio ou em outros produtos da marca.

Assista ao vídeo onde o YouTuber Luciano Arthur, do canal Escola de SEO, mostra na prática como os golpistas agem:

Como se proteger deste e de outros tipos de golpes:

Para se proteger deste e de outros tipos de golpes digitais, siga estas dicas básicas:

  1. Desconfie de contatos não solicitados, mesmo que pareçam oficiais;
  2. Verifique sempre a autenticidade do contato através dos canais oficiais da empresa;
  3. Nunca forneça informações sensíveis ou realize pagamentos sem antes confirmar a legitimidade da solicitação;
  4. Mantenha-se informado sobre as políticas e práticas reais do produto ou serviço contratado;
  5. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o suporte oficial da marca.

Se você foi vítima deste ou de algum outro golpe, recomenda-se:

  1. Já se foi vítima, realize estas 3 ações:
  2. Registre um boletim de ocorrência;
  3. Informe o banco sobre a transação fraudulenta;
  4. Denuncie o ocorrido aos canais oficiais da empresa para que tomem medidas.

Lembre-se: a vigilância constante é a melhor defesa contra fraudes online. Sempre verifique a autenticidade das solicitações antes de efetuar pagamentos e tomar qualquer ação.

E aí, já recebeu alguma mensagem do tipo de algum golpista? Se sim, compartilhe a experiência nos comentários a fim de alertar outras pessoas.

Tales Almeida
Mineiro que vive no estado de SP. Empreendedor e especialista em redação para a internet. Utiliza o tempo livre para conhecer e aprender novas técnicas de comunicação. Tales trabalha desde a adolescência, sempre procurando evoluir, e acabou encontrando na web um caminho para tal. No site Mídia Paulistana, ele faz pesquisas constantes sobre diversos assuntos relacionados a São Paulo e outras regiões brasileiras.

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