O primeiro trem da Linha 17-Ouro será transportado pelo Metrô de São Paulo neste sábado (7), a partir das 18h. A composição, que veio da China, sairá de Santos para o Pátio Água Espraiada, localizado na zona sul da capital paulista.
Após a conclusão do processo de liberação aduaneira, o trem será transportado em carretas especificamente projetadas para essa operação. O percurso previsto é de 70 quilômetros, e a carga deve chegar a São Paulo por volta das 6h da manhã no domingo (8).
Dificuldades logísticas com o transporte
Oito carretas de 30 metros de comprimento, cinco metros de altura e três metros de largura serão usadas para transportar os vagões do Porto de Santos até a capital. Cinco dessas carretas transportarão os carros do trem, cada um pesando aproximadamente 16 toneladas.
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As gangways, que conectam os carros do trem, serão transportadas pelas três carretas restantes. A operação contará com a participação de quarenta profissionais, incluindo motoristas, policiais e agentes de trânsito.
Com o objetivo de reduzir o impacto no trânsito local, uma das etapas mais difíceis do percurso, a subida da Serra do Mar, será concluída na madrugada de um fim de semana.
A operação está sendo apoiada pela concessionária que administra a Rodovia dos Imigrantes. Os órgãos municipais de trânsito serão responsáveis por fornecer suporte logístico quando o transporte chegar à cidade de São Paulo.
Montagem e testes do trem
A montagem trem começará em até trinta dias depois que você chegar ao Pátio Água Espraiada. Em seguida, nos trilhos que já foram instalados, serão realizados testes dinâmicos e estáticos. Antes que a composição comece a funcionar, esses testes são essenciais para garantir que ela seja segura e funcione corretamente.
A empresa chinesa BYD forneceu quatorze trens ao Metrô de São Paulo, todos projetados para a Linha 17-Ouro. O primeiro trem chegou ao Brasil por meio de navio, viajando por 40 dias de Zhangjiagang – Xangai, na China. Ainda neste ano, a segunda composição será enviada, e as restantes serão entregues no ano seguinte.
Linha 17-Ouro – trabalhos em andamento
Mais de mil trabalhadores foram diretamente envolvidos na construção da Linha 17-Ouro, que foi retomada em setembro do ano passado. O lançamento das vigas da via já foi concluído.
Agora, as estruturas metálicas do Pátio Água Espraiada estão sendo construídas e os equipamentos essenciais, como portas de plataforma e trilhos de captação elétrica, estão sendo instalados. A primeira porta de plataforma foi instalada na Estação Vereador José Diniz.
Além disso, os trabalhos na China continuam, com a fabricação de mais portas de plataforma e componentes do sistema AARU (Unidade Automática de Receptividade Garantida), que é um componente essencial do sistema de tração dos trens.
Futuro da Linha 17-Ouro
A principal construção da Linha 17-Ouro deve ser concluída até o final de 2025. Portanto, a abertura da linha só será possível em 2026, após a instalação de sistemas adicionais, como sinalização e tração.
Essa linha, que conecta o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, desempenhará um papel importante na mobilidade urbana de São Paulo.
Fonte: Agência SP