A doce experiência de andar no Metrô de São Paulo frequentemente vem acompanhada de uma sensação nada agradável (- a não ser nos dias de calor de 30°): fortes correntes de ar dentro das estações. Este fenômeno, conhecido como “efeito pistão”, é um aspecto fascinante da engenharia metroviária e merece um pouco da nossa atenção.
Veja abaixo como funciona esse efeito e a sua importância para a segurança durante a viagem.
Mas o que causa o “efeito pistão”?
O efeito pistão no metrô paulistano é resultado direto da velocidade impressionante dos trens. Adalberto de Paula Ramos, chefe de projetos de sistemas do Metrô, esclarece por que ele ocorre:
“Este efeito força a troca de ar entre o interior das estações e o ambiente externo, principalmente pelos acessos e dutos de ventilação existentes nas estações, e ainda pelos poços de ventilação instalados entre elas.”
Confira alguns detalhes interessantes para o entendimento:
- Os trens podem atingir até 90 km/h;
- Essa velocidade provoca um deslocamento significativo de ar;
- O ar é forçado a circular entre o interior das estações e o ambiente externo.
Pontos de Circulação do Ar:
- Acessos das estações;
- Dutos de ventilação;
- Poços instalados entre as estações.
A intensidade dessas correntes de ar varia conforme a arquitetura única de cada estação, podendo emanar tanto das entradas quanto dos mezaninos.
Importância para a segurança dos viajantes
Longe de ser um mero inconveniente, esse sistema de ventilação desempenha um papel crucial na segurança dos usuários:
- Em caso de incêndio, ajuda a dissipar rapidamente a fumaça;
- Os poços de ventilação servem como rotas de fuga em emergências;
- Facilita evacuações mais seguras e eficientes.
Sistemas de ventilação nas estações subterrâneas
As estações abaixo da superfície e os túneis são equipados com sistemas de ventilação sofisticados que:
- Extraem o ar interno
- Introduzem ar fresco do exterior
- Mantêm a qualidade do ar em níveis adequados
- Proporcionam um ambiente mais agradável aos passageiros
Papel das portas de plataforma
Embora primariamente projetadas para garantir a segurança no embarque, as portas de plataforma também:
- Auxiliam na redução de variações bruscas de pressão;
- Ajudam a controlar o fluxo de ar causado pela movimentação dos trens.
Um breve resumo da história do Metrô de São Paulo
O Metrô de São Paulo, inaugurado em 1974 (exatos 50 anos atrás), representa um marco na história do transporte público brasileiro.
Inicialmente com apenas uma linha de 6,4 km, o sistema cresceu exponencialmente ao longo das décadas. Hoje, é um dos mais extensos da América Latina, transportando milhões de passageiros diariamente.
A implementação de tecnologias como o efeito pistão e os sistemas de ventilação tem sido parte integral do seu desenvolvimento, visando sempre melhorar a segurança e o conforto dos usuários.
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Fonte: Agência SP