Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo tem nova fase com instalação de vigas no Pátio Água Espraiada

Ao todo, serão lançadas 68 vigas, que podem chegar a 110 toneladas.

A expansão do sistema metroviário de São Paulo atingiu um marco importante com o início de uma nova fase nas obras da Linha 17-Ouro. O Metrô de São Paulo deu início a uma etapa crucial, focando no içamento e posicionamento de vigas no Pátio Água Espraiada.

Para executar esta tarefa complexa, uma ferramenta especializada está sendo utilizada, a treliça lançadeira, que tem como principais funções o transporte e posicionamento de estruturas pesadas, e é eficaz em locais onde guindastes convencionais seriam impraticáveis.

Especificações do Equipamento:

  • Modelo: 140/45;
  • Capacidade: Até 140 toneladas;
  • Alcance: 45 metros entre apoios;
  • Dimensões: Módulos de 10,8 metros de comprimento, 2,84 metros de altura externa.

Detalhes da operação

A operação envolve a instalação de 68 vigas com características variadas:

  • Comprimento: Até 30 metros;
  • Peso: Entre 90 e 110 toneladas.

Este processo é vital para permitir a movimentação dos trens recém-chegados da China pelo pátio de manutenção e seu acesso à via principal.

Cronograma e expectativas

  • Conclusão prevista desta fase: Dezembro do ano corrente;
  • Finalização da obra bruta: Final de 2025;
  • Inauguração planejada: 2026.

Frentes de trabalho adicionais

Além da instalação das vigas, outras atividades estão em andamento no Pátio Água Espraiada:

  1. Fabricação de estruturas metálicas;
  2. Instalação de trilhos de captação elétrica;
  3. Montagem de equipamentos de sinalização.

Etapas Concluídas:

  • Lançamento das vigas da via de operação comercial;
  • Montagem dos aparelhos de mudança de via;
  • Instalação da primeira porta de plataforma na Estação Vereador José Diniz.

Na China, a produção de componentes essenciais está em andamento: Portas de plataforma adicionais e o Sistema AARU (Unidade Automática de Receptividade Garantida)

Impacto no transporte urbano

A Linha 17-Ouro representa um avanço significativo para a mobilidade em São Paulo:

  • Conexão: Ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda);
  • Mão de obra: Mais de mil trabalhadores envolvidos;
  • Retomada: Obras reiniciadas em setembro de 2023.

História do Metrô de São Paulo

O sistema metroviário paulistano, inaugurado em 1974, tem uma história rica de expansão e superação de desafios. Concebido nos anos 1960, o Metrô de São Paulo tem sido um elemento crucial na transformação da mobilidade urbana da maior metrópole brasileira.

Ao longo das décadas, o sistema enfrentou diversos obstáculos técnicos e financeiros, mas manteve seu compromisso com a melhoria do transporte público. A Linha 17-Ouro representa mais um capítulo nesta jornada de inovação, refletindo o esforço contínuo para aprimorar a qualidade de vida dos paulistanos através de soluções de mobilidade eficientes e modernas.

Este novo trecho não apenas ampliará a rede existente, mas também integrará importantes pontos da cidade, demonstrando o papel vital do metrô no desenvolvimento urbano e na conectividade de São Paulo.

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Fonte: Agência SP

Ébert Almeida
Mineiro e amante da tecnologia desde a adolescência. Minhas maiores paixões são jogar videogame e assistir animes. Aqui no MP me aventuro escrevendo artigos sobre o que está acontecendo no Brasil.

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