Todo mundo já passou perrengue após uma compra on-line. E muitas vezes é difícil entrar em contato com o SAC, já que muitas plataformas acabam dificultando o acesso à informação — escondendo telefones, priorizando chats automatizados ou simplesmente tornando o suporte confuso para o consumidor.
Foi justamente a partir dessa dor comum que o mineiro Ébert Almeida, de 34 anos, decidiu criar o Telefones das Empresas, um site focado em reunir, de forma simples e acessível, os principais canais de atendimento de empresas que atuam no Brasil.
Da curiosidade pelo universo digital até o SEO profissional
A trajetória de Ébert na internet começou cedo. Em 2011, ainda no interior de Minas Gerais, ele criou seu primeiro site utilizando a plataforma Blogspot — um espaço simples, mas que despertou seu interesse pelo funcionamento da web.
No ano seguinte, em 2012, mudou-se para São Paulo para cursar Ciência da Computação. Foi nesse período que aprofundou seus conhecimentos técnicos e começou a entender melhor como sites são construídos, se posicionam e atraem visitantes.
Com o tempo, se especializou em SEO (Search Engine Optimization) e passou a atuar como Analista SEO em mais de 10 projetos, incluindo alguns de médio porte. A experiência prática ajudou a desenvolver uma visão estratégica sobre comportamento de busca, conteúdo e necessidades reais dos usuários.
A ideia que nasceu de um problema comum
Mesmo com experiência técnica, foi no papel de consumidor que surgiu a ideia para o negócio.
Ao enfrentar dificuldades para encontrar canais de atendimento de empresas após compras online, Ébert percebeu um padrão: muitas marcas dificultavam o acesso a informações básicas como telefone, SAC ou suporte direto.
“Comprar é muito fácil, mas resolver um problema depois nem sempre é tão simples quanto deveria ser”, é a lógica que o motivou a criação da plataforma.
Assim nasceu o Telefones das Empresas, com o objetivo de centralizar contatos de diversas empresas em um só lugar, facilitando a vida do consumidor no momento em que ele mais precisa: o pós-compra.
Crescimento baseado em utilidade
Diferente de projetos focados apenas em tráfego, o site foi estruturado com base em utilidade prática. A proposta é simples: ajudar o usuário a encontrar rapidamente informações que, muitas vezes, estão escondidas ou difíceis de acessar nos canais oficiais.
A experiência de Ébert com SEO foi fundamental para o crescimento do projeto, garantindo que as páginas fossem encontradas com facilidade nos mecanismos de busca, especialmente em momentos de necessidade urgente do usuário.
Um projeto com propósito claro
Mais do que um diretório de contatos, o Telefones das Empresas se posiciona como uma ferramenta de apoio ao consumidor brasileiro, especialmente em um cenário onde o comércio eletrônico cresce, mas o suporte nem sempre acompanha essa evolução.
A iniciativa reflete não apenas conhecimento técnico, mas também a capacidade de transformar um problema cotidiano em solução digital — algo cada vez mais valorizado no ambiente online.
Ao unir experiência em SEO, vivência prática e atenção às dores reais dos usuários, Ébert Almeida mostra como projetos simples, quando bem direcionados, podem gerar impacto direto na vida das pessoas.

Já usei o site Telefone das Empresas muitas vezes! Me auxiliou demais a encontrar contato do antigo Gympass e Mercado Pago.
Fora que muitas empresas mudam os canais de comunicação rotineiramente e o Telefone das Empresas está sempre atualizando.