A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, situada na zona norte de São Paulo, destaca-se no cenário educacional brasileiro ao ser finalista do prestigioso prêmio World’s Best Schools. Esta instituição de ensino integral, que atende mais de 300 alunos do ensino fundamental I, está entre as três finalistas globais na categoria “Colaboração Comunitária”.
Iniciativas inovadoras
O sucesso da escola deve-se a projetos inovadores que promovem a integração entre alunos, familiares e comunidade:
- Clube de Xadrez;
- Aulas de atletismo.
Estas atividades não apenas enriquecem o currículo escolar, mas também fortalecem os laços comunitários.
Parceria estratégica
A implementação desses projetos contou com o apoio fundamental da ONG Parceiros da Educação. Esta organização tem como missão elevar a qualidade da educação básica em São Paulo, oferecendo:
- Capacitações em gestão escolar;
- Formações para professores;
- Suporte com materiais didáticos;
- Melhorias na infraestrutura.
O modelo de atuação da ONG baseia-se em quatro pilares essenciais:
- Gestão;
- Pedagógico;
- Infraestrutura;
- Envolvimento da família e comunidade.
Impacto que pode ser mesurado
Os esforços conjuntos têm gerado resultados significativos. A escola apresentou melhorias notáveis em diversos indicadores educacionais:
- Saeb: de 222,2 (2021) para 246,4 (2023);
- Saresp: de 213,65 (2022) para 228,65 (2023);
- IDESP: de 5,23 (2022) para 6,18 (2023).
Celebração comunitária
Para comemorar a conquista, a escola organizou um evento aberto à comunidade, oferecendo:
- Exames oftalmológicos;
- Atendimentos odontológicos;
- Testes de saúde;
- Apresentações culturais;
- Atividades recreativas.
Esta iniciativa reforça o compromisso da instituição com o bem-estar e o desenvolvimento integral de seus alunos e da comunidade local.
Visão para o futuro
A Parceiros da Educação, com 20 anos de atuação, visa transformar a educação pública paulista na melhor da América Latina até 2040. Seus programas já contribuíram para um aumento médio de mais de 40% nos índices de aprendizagem dos estudantes em mais de 700 escolas públicas.
História da educação pública no país
A educação pública no Brasil tem uma história complexa. Iniciou-se formalmente no século XIX, mas só ganhou impulso significativo no século XX.
A Constituição de 1988 marcou um ponto de virada, estabelecendo a educação como direito de todos e dever do Estado.
Desde então, iniciativas como o FUNDEF (1996) e posteriormente o FUNDEB têm buscado melhorar o financiamento e a qualidade da educação pública.
O caso da Escola Estadual Deputado Pedro Costa exemplifica como parcerias público privadas e inovações pedagógicas podem contribuir para o avanço contínuo deste setor crucial para o desenvolvimento do país.
E aí, o que achou da novidade? Conta nos comentários!!!
Fonte: Agência SP