A expansão do sistema metroviário de São Paulo atingiu um marco importante com o início de uma nova fase nas obras da Linha 17-Ouro. O Metrô de São Paulo deu início a uma etapa crucial, focando no içamento e posicionamento de vigas no Pátio Água Espraiada.
Para executar esta tarefa complexa, uma ferramenta especializada está sendo utilizada, a treliça lançadeira, que tem como principais funções o transporte e posicionamento de estruturas pesadas, e é eficaz em locais onde guindastes convencionais seriam impraticáveis.
Especificações do Equipamento:
- Modelo: 140/45;
- Capacidade: Até 140 toneladas;
- Alcance: 45 metros entre apoios;
- Dimensões: Módulos de 10,8 metros de comprimento, 2,84 metros de altura externa.
Ler mais
Detalhes da operação
A operação envolve a instalação de 68 vigas com características variadas:
- Comprimento: Até 30 metros;
- Peso: Entre 90 e 110 toneladas.
Este processo é vital para permitir a movimentação dos trens recém-chegados da China pelo pátio de manutenção e seu acesso à via principal.
Cronograma e expectativas
- Conclusão prevista desta fase: Dezembro do ano corrente;
- Finalização da obra bruta: Final de 2025;
- Inauguração planejada: 2026.
Frentes de trabalho adicionais
Além da instalação das vigas, outras atividades estão em andamento no Pátio Água Espraiada:
- Fabricação de estruturas metálicas;
- Instalação de trilhos de captação elétrica;
- Montagem de equipamentos de sinalização.
Etapas Concluídas:
- Lançamento das vigas da via de operação comercial;
- Montagem dos aparelhos de mudança de via;
- Instalação da primeira porta de plataforma na Estação Vereador José Diniz.
Na China, a produção de componentes essenciais está em andamento: Portas de plataforma adicionais e o Sistema AARU (Unidade Automática de Receptividade Garantida)
Impacto no transporte urbano
A Linha 17-Ouro representa um avanço significativo para a mobilidade em São Paulo:
- Conexão: Ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda);
- Mão de obra: Mais de mil trabalhadores envolvidos;
- Retomada: Obras reiniciadas em setembro de 2023.
História do Metrô de São Paulo
O sistema metroviário paulistano, inaugurado em 1974, tem uma história rica de expansão e superação de desafios. Concebido nos anos 1960, o Metrô de São Paulo tem sido um elemento crucial na transformação da mobilidade urbana da maior metrópole brasileira.
Ao longo das décadas, o sistema enfrentou diversos obstáculos técnicos e financeiros, mas manteve seu compromisso com a melhoria do transporte público. A Linha 17-Ouro representa mais um capítulo nesta jornada de inovação, refletindo o esforço contínuo para aprimorar a qualidade de vida dos paulistanos através de soluções de mobilidade eficientes e modernas.
Este novo trecho não apenas ampliará a rede existente, mas também integrará importantes pontos da cidade, demonstrando o papel vital do metrô no desenvolvimento urbano e na conectividade de São Paulo.
E aí, o que achou da novidade? Conta nos comentários!
Fonte: Agência SP