Os ventos nas estações do Metrô de São Paulo te incomodam! Entenda por que eles são necessários para sua segurança

Saiba o que é o "efeito pistão" e por que ele é necessário para a segurança dos passageiros durante a viagem.

A doce experiência de andar no Metrô de São Paulo frequentemente vem acompanhada de uma sensação nada agradável (- a não ser nos dias de calor de 30°): fortes correntes de ar dentro das estações. Este fenômeno, conhecido como “efeito pistão”, é um aspecto fascinante da engenharia metroviária e merece um pouco da nossa atenção.

Veja abaixo como funciona esse efeito e a sua importância para a segurança durante a viagem.

Mas o que causa o “efeito pistão”?

O efeito pistão no metrô paulistano é resultado direto da velocidade impressionante dos trens. Adalberto de Paula Ramos, chefe de projetos de sistemas do Metrô, esclarece por que ele ocorre:

“Este efeito força a troca de ar entre o interior das estações e o ambiente externo, principalmente pelos acessos e dutos de ventilação existentes nas estações, e ainda pelos poços de ventilação instalados entre elas.”

Confira alguns detalhes interessantes para o entendimento:

  • Os trens podem atingir até 90 km/h;
  • Essa velocidade provoca um deslocamento significativo de ar;
  • O ar é forçado a circular entre o interior das estações e o ambiente externo.

Pontos de Circulação do Ar:

  1. Acessos das estações;
  2. Dutos de ventilação;
  3. Poços instalados entre as estações.

A intensidade dessas correntes de ar varia conforme a arquitetura única de cada estação, podendo emanar tanto das entradas quanto dos mezaninos.

Importância para a segurança dos viajantes

Longe de ser um mero inconveniente, esse sistema de ventilação desempenha um papel crucial na segurança dos usuários:

  • Em caso de incêndio, ajuda a dissipar rapidamente a fumaça;
  • Os poços de ventilação servem como rotas de fuga em emergências;
  • Facilita evacuações mais seguras e eficientes.

Sistemas de ventilação nas estações subterrâneas

As estações abaixo da superfície e os túneis são equipados com sistemas de ventilação sofisticados que:

  • Extraem o ar interno
  • Introduzem ar fresco do exterior
  • Mantêm a qualidade do ar em níveis adequados
  • Proporcionam um ambiente mais agradável aos passageiros

Papel das portas de plataforma

Embora primariamente projetadas para garantir a segurança no embarque, as portas de plataforma também:

  • Auxiliam na redução de variações bruscas de pressão;
  • Ajudam a controlar o fluxo de ar causado pela movimentação dos trens.

Um breve resumo da história do Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo, inaugurado em 1974 (exatos 50 anos atrás), representa um marco na história do transporte público brasileiro.

Inicialmente com apenas uma linha de 6,4 km, o sistema cresceu exponencialmente ao longo das décadas. Hoje, é um dos mais extensos da América Latina, transportando milhões de passageiros diariamente.

A implementação de tecnologias como o efeito pistão e os sistemas de ventilação tem sido parte integral do seu desenvolvimento, visando sempre melhorar a segurança e o conforto dos usuários.

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Fonte: Agência SP

Ébert Almeida
Mineiro e amante da tecnologia desde a adolescência. Minhas maiores paixões são jogar videogame e assistir animes. Aqui no MP me aventuro escrevendo artigos sobre o que está acontecendo no Brasil.

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