A Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo está em fase de preparação para entrar em operação. O primeiro trem desta linha chegou da China e está passando por um processo de montagem e testes antes de poder iniciar as atividades.
Veja nos tópicos abaixo os principais detalhes sobre o processo de montagem, testes e certificação, características e outros.
Processo de montagem
Veja os principais pontos do processo de montagem do trem: chegada e unificação dos vagões, conexão e instalação de sistemas e ajustes finais.
Chegada e unificação dos vagões
Após chegar a São Paulo, o primeiro trem da Linha 17-Ouro foi levado para o Pátio Água Espraiada, na zona sul da capital.
Lá, os cinco carros, conhecidos como vagões, foram colocados sobre uma viga-guia para a unificação e realização de todas as etapas de preparação antes dos testes.
Conexão e instalação de sistemas
A montagem envolve diretamente cerca de 20 pessoas e compreende a conexão física dos carros, com a instalação de redes de proteção nas portas, para garantir a segurança.
Em seguida, são feitas a aproximação entre os vagões e a instalação dos gangways, as sanfonas de interligação.
O processo também inclui a colocação de tubulações de ar comprimido, sistemas de detecção e extinção de incêndio, bem como a instalação dos jumpers, conectores dos circuitos eletrônicos do trem, responsáveis por diversas funcionalidades, como iluminação, avisos sonoros, sinalização de portas, câmeras de monitoramento e letreiros de informações.
Ajustes e preparação final
Também são feitos os ajustes dos engates e a conexão do sistema de freios, além da montagem das saias de proteção na parte inferior dos carros, cobrindo os pneus e o conjunto de baterias. Por fim, é realizada a limpeza da composição.
Testes e certificação
Após a finalização da montagem física, serão iniciados os testes estáticos, essenciais para verificar a conformidade do trem com os requisitos do projeto e do Metrô. Concluída essa etapa, os testes dinâmicos serão realizados nas vias do Pátio, testando a circulação do trem em diferentes velocidades.
Finalmente, o veículo estará pronto para ser energizado e entrar na fase final de comissionamento, para a emissão do certificado de segurança para operação.
Características do veículo
O primeiro trem, assim como as demais 13 composições, foi projetado exclusivamente para a Linha 17-Ouro. Ele possui cinco carros, sendo os de extremidade com 21 assentos cada e os intermediários com 24 assentos, totalizando 114 assentos e capacidade para 616 passageiros.
O veículo mede 3,2 metros de largura, com os carros de extremidade possuindo 13,5 metros cada e os intermediários 10 metros de comprimento, além da área de passagem de 0,95 metros, totalizando 60,8 metros de comprimento.
Cada carro possui quatro portas de 1,6 metros de largura, com janelas panorâmicas e basculantes. O monotrilho opera sobre uma viga de concreto de 800mm de largura, com velocidade máxima de 80 km/h e tensão de 750 Vcc. Ele também é equipado com baterias de tração, que funcionam como fonte de energia reserva.
Linha 17-Ouro
A Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo terá 6,7 km de extensão, operando com monotrilhos e conectando importantes polos da cidade, como o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração também à Linha 5-Lilás.
Histórico e importância
O monotrilho é uma tecnologia relativamente recente no Brasil, com a primeira linha inaugurada em São Paulo em 2014.
A Linha 17-Ouro, em construção, representa um importante avanço no sistema de transporte público da cidade, trazendo maior conectividade e eficiência para os deslocamentos dos cidadãos.
Conta aí nos comentários quais são suas expectativas para a Linha 17-Ouro!
Fonte: Agência SP