14 curiosidades sobre La Casa de Papel que você vai amar saber

Da trama para os bastidores!

Confira as melhores curiosidade sobre La Casa de Papel, que é umas das séries espanholas de maior sucesso nos últimos tempos. Criada por Álex Pina para a Antena 3 (Espanha), ela conquistou fãs ao redor do mundo após estrear no catálogo Netflix.

Na trama, foram “guardados” alguns segredos, especialmente em torno dos personagens, que não tiveram seus verdadeiros nomes revelados; a verdadeira relação entre Berlim e Professor, que é deixada em aberto; a origem do plano de assalto; além de curiosidades sobre bastidores, gravações, trilha sonora e outras.

Coisas curiosas sobre La Casa de Papel que você precisa saber!

Lembrando que contém alguns spoilers abaixo, especialmente sobre a 1ª temporada de La Casa de Papel.

1. Primeira série espanhola que gira em torno de um assalto

La Casa de Papel assalto
(Omelete/Reprodução)

Apesar de não ser um tema “original” e incomum, esta foi a primeira vez que se produziu uma série de ficção espanhola sobre um assalto.

2. Foram feitas mais de 50 versões para o primeiro episódio

El Profesor La Casa de Papel episódio 1
(Netflix/Reprodução)

O primeiro capítulo é, certamente, o mais importante para a série, pois guiou os demais acontecimentos à medida que o plano foi colocado em prática.

Por isso, foram feitas mais de 50 versões para ele, agregando detalhes e também tirando outros que faziam menos sentido.

3. A cena em que o Professor recruta Tóquio

Tokio e El Profesor La Casa de Papel episódio 1
(Netflix/Reprodução)

A cena em que o Professor convida Tóquio para fazer parte do roubo demorou 5 horas para ser finalizada. Buscavam que ela fosse perfeita, executada nos mínimos detalhes.

4. Cubos de açúcar na troca de tiros do primeiro capítulo

Troca de tiros La Casa de Papel episódio 1
(Netflix/Reprodução)

No primeiro capítulo, em que os assaltantes saem da Casa da Moeda e acabam trocando tiros com a polícia, quando vemos o vidros de um dos carros caindo, na verdade são cubos de açúcar, simulando estilhaços.

5. O nome atual da série não foi o primeiro que se pensou

Cartaz La Casa de Papel
(Twitter/Reprodução)

La Casa de Papel não foi o primeiro nome pensado para a série. A princípio, seria ‘Los desahuciados’ (Os despejados, em tradução livre), se referindo a todos os personagens e o que eles têm em comum.

Também é interessante mencionar que nome mudaria a condução dos acontecimentos da série, que seria bem diferente do resultado final que vemos hoje.

6. Bela Ciao

‘Bella Ciao’ se tornou um hino na trama, marcando alguns dos momentos mais importantes da série. O primeiro deles, a famosa cena em que o Professor e Berlim a cantam juntos, ainda na casa de Toledo. Depois, dentro da Casa da Moeda, quando todos os assaltantes celebram ao encontrarem terra no túnel que estavam cavando no cofre.

“O BELLA, CIAO! BELLA, CIAO! BELLA, CIAO, CIAO, CIAO!”

7. Não é uma série Netflix

Logo Antena 3 2017
(Wikia/Reprodução)

La Casa de Papel não é uma série oficial do serviço de streaming, ela foi criada pelo roteirista Álex Pina e produzida pelo canal Antena 3, da Espanha.

Somente após o sucesso do lançamento, a Netflix comprou os direitos e decidiu seguir acrescentando uma terceira e quarta temporada de La Casa de Papel -, ou 3ª e 4ª parte como alguns preferem.

8. Tem originalmente 9 capítulos

Logo Netflix 2017
(Cabana do Leitor/Reprodução)

Lançada internacionalmente em 25 de dezembro de 2017, a Netflix não manteve o número original de 9 episódios e o tempo de execução de 70 minutos de cada um nas duas temporadas, cortando em 13 diferentes episódios.

No fim, cada um dos episódios foi limitado a 40/50 minutos de duração.

9. Não retratou a verdadeira Casa da Moeda da Espanha

Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) - Madri Espanha
(Wikipédia/Reprodução)

A fachada que vemos como a Casa da Moeda em toda a série, na verdade se trata do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que foi liberado para gravações aos finais de semana. A Casa da Moeda não autorizou a gravação.

10. Dinheiro impresso em papel de jornal

Dinheiro La Casa de Papel episódio 2
(Netflix/Reprodução)

Ao não poder contar com as máquinas reais para a “impressão” do dinheiro, por questões de segurança, tiveram que criar uma alternativa. O que fizeram, foi usar as impressoras do jornal ABC da Espanha.

Então, quando vemos as cédulas sendo emitidas, estão sendo feitas em papel de jornal.

11. Berlim e Professor tem um grau de parentesco

El Profesor e Berlín são irmãos?
(Netflix/Reprodução)

Para quem ainda tem dúvidas, Berlim e Professor são irmãos, e a sugestão dessa relação veio dos próprios atores. O que Álvaro Morte, o ator responsável pelo Professor, revelou é que Berlim era seu irmão mais velho, filho de uma mãe diferente.

Também contou que seu personagem só sabia um pouco de russo, porque levou seu irmão Berlim à Rússia, para tentar fazer um tratamento experimental para a sua doença.

12. A série foi indicada e vencedora de alguns prêmios importantes

Premios IRIS 2017 La Casa de Papel
(Audiovisual451/Reprodução)

As principais indicações a prêmios foram para o elenco de La Casa de Papel.

Nomeações: Melhor série de drama, Melhor ator protagonista (Álvaro Morte), Melhor atriz protagonista (Úrsula Corberó), Melhor Ator Coadjuvante (Paco Tous), Melhor atriz de apoio (Alba Flores).

Vencedora: Melhor roteiro (Premios IRIS), Melhor Direção (Premios MiM Series), Melhor Direção de Ficção, Melhor ficção (pela crítica) (FesTVal de Televisión y Radios de Vitoria 2017).

13. O final da série

Personagens La Casa de Papel Netflix
(Optclean/Reprodução)

Segundo Álex Pina, o final de La Casa de Papel foi pensado para os telespectadores, que iriam se alegrar com o sucesso do roubo e que os “maus” ganhassem. Qualquer final diferente, seria decepcionante.

14. As gravações “originais” terminaram em 3 de agosto de 2017

Pedro Alonso La Casa de Papel
(@pedroalonsoochoro/Instagram/Reprodução)

Após 8 meses de trabalho, em 3 de agosto finalizaram as gravações de La Casa de Papel. Os atores se despediram através das redes sociais.

Lembrando que após o sucesso, a série continuou a ser produzida pela própria Netflix.

Conheça também os dubladores de La Casa de Papel!

Fabíula Almeida
Eu nasci no ano de lançamento do filme A Lista de Schindler (1993), um dos melhores longas já lançados, na minha opinião. Sou mineira, atuo na área de marketing desde 2012, gosto de escrever sobre tudo e maratono uma série como poucos – em especial as de suspense, que é meu gênero favorito. No UE, eu produzo e faço revisão de conteúdos diariamente.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui