17 excelentes filmes de animes para você assistir o quanto antes

Ótimas histórias para todos os gostos!

Os filmes de animes são extremamente consumidos no Japão – que é o país responsável pela criação do estilo -, mas também vêm se tornando cada vez mais populares nos cinemas em diversos lugares do mundo.

Diferentemente da maioria das animações tradicionais, que contam histórias mais leves voltadas a todo tipo de público, os filmes de animes muitas vezes são mais “pegados” e abordam temas mais sérios, como é o caso do clássico Túmulo dos Vaga-lumes, que retrata alguns dos terrores da Segunda Guerra Mundial.

Mas, além das produções tristes, os japoneses também criam belos filmes românticos, histórias divertidas, engraçadas e muito mais. Confira abaixo uma lista repleta de opções para todos os gostos:

Melhores filmes de anime

Uma lista recheada de boas produções para quem gosta de um bom filme de anime, seja uma história mais leve e divertida como Meu Amigo Totoro, ou para quem procura filmes para chorar com o desenrolar da trama, como é o caso de Crianças Lobo, que possui vários momentos que nos fazem “suar” pelos olhos.

Meu Amigo Totoro | Tonari no Totoro (1988)

Satsuki e sua irmã mais nova, Mei, se mudam para o campo com seu pai para que fiquem mais perto de sua mãe que está no hospital da cidade mais próxima.

As irmãs adoram brincar e explorar e, em sua nova casa, conhecem os Totoros, criaturas da floresta que só podem ser vistos por elas.

Quando Mei tenta visitar sua mãe por conta própria, ela acaba se perdendo, fazendo com que o grande Totoro parta em uma missão de resgate para levá-la sã e salva para casa.

Para a Floresta da Luz dos Vaga-lumes | Hotarubi no mori (2011)

Após a pequena Hotaru se perder em uma floresta, ela é resgatada por Gin, um espírito da montanha que utiliza uma máscara de raposa.

Os dois acabam se tornando grandes amigos, e compartilham vários momentos juntos enquanto Hotaru vai crescendo. Porém, Gin possui uma maldição que não lhe permite tocar em humanos e, caso isso aconteça, ele desaparecerá.

Uma linda e comovente história se passa durante os 45 minutos de filme. Se você gosta de animes de romance, esse filme provavelmente te agradará, mas já esteja preparado, pois apesar de bonito é bem triste.

O Jardim das Palavras | Koto no ha no niwa (2013)

O adolescente Takao, que está treinando para se tornar sapateiro, decide faltar à aula em um dia chuvoso para desenhar sapatos no Jardim Nacional Shinjuku Gyoen.

Lá, ele conhece Yukino, uma linda e misteriosa mulher de 27 anos. Eles acabam se tornando amigos, passando a se encontrarem por acaso no mesmo local por várias vezes, porém, apenas nos dias chuvosos.

Eles acabam compartilhando várias experiências, e, aos poucos, um vai mudando a vida do outro.

Akira (1988)

No ano de 2019 em Neo-Tóquio, que foi construída após a metrópole original ser destruída durante a terceira guerra mundial , o jovem Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros cujo o grande amigo Tetsuo é sequestrado e envolvido em um projeto secreto do governo conhecido como Akira.

Tetsuo passa por experiências que tem como objetivo desenvolver poderes paranormais nele. Como resultado, ele acaba enlouquecendo, e dá início ao temor de uma nova destruição em massa.

Koe no Katachi (2016)

Nishimiya Shoko é uma garota que muda de escola constantemente por causa de sua deficiência auditiva.

Ela está cansada de sofrer bullying, e quando é transferida para uma nova escola as coisas não mudam, pois ela é constantemente importunada por seus colegas, principalmente pelo problemático Ishida Shouya, que faz com que ela tenha que mudar de colégio novamente.

Por causa disso, Ishida perde seus amigos e cai em esquecimento, se tornando um garoto isolado. Anos mais tarde, após ter se arrependido de suas ações, Ishida reencontra Nishimiya. Disposto a reparar o que fez, ele se aproxima dela e tenta conquistar seu perdão.

Sussurros do Coração | Mimi wo sumaseba (1995)

A jovem Shizuku é apaixonada por livros. Certo dia, ela descobre que todos os livros que ela já pegou na biblioteca foram checados por um mesmo garoto, Seiji Amasawa – a quem ela desconhece.

Pouco tempo depois, ela conhece um garoto irritante, mas descobre que ele é na verdade Seiji, seu “amigo da biblioteca”.

Conforme os dois vão criando laços, eles compartilham coisas entre si. Seiji revela que deseja seguir os passos de seu avô e fabricar violinos, enquanto Shizuku percebe que não tem nenhum objetivo em mente ainda.

Crianças Lobo | Ookami kodomo no Ame to Yuki (2012)

Com 19 anos e na faculdade, Hana se apaixona e vive um grande romance com um rapaz lobisomem.

Eles se casam e têm duas “crianças lobo”, Yuki, a filha mais velha, e Ame, o filho caçula. Os quatro viviam felizes em um local tranquilo que chamava pouca atenção, pois assim podiam esconder a existência das crianças.

Porém, quando o lobisomem morre ao sofrer um acidente enquanto procura comida, Hana precisa encontrar maneiras de criar seus filhos sem que a sociedade descubra suas verdadeiras características.

O Castelo no Céu | Tenkû no shiro Rapyuta (1986)

O aprendiz de engenheiro, Pazu, conhece Sheeta, uma garota com um misterioso colar que está escapando dos agentes secretos do governo e de um grupo de piratas. Os dois se tornam amigos e descobrem que têm o mesmo objetivo, encontrar o lendário castelo flutuante.

Pazu e Sheeta embarcam em uma aventura cheia de surpresas, emoções e perigo em busca de desvendarem o mistério do castelo flutuante.

Túmulo dos Vagalumes | Hotaru no haka (1988)

Além de ser um dos melhores filmes de anime já produzidos, Túmulo dos Vagalumes é, provavelmente, o mais emocionante e triste.

Ele narra a trágica história dos irmãos Setsuko e Seita, duas crianças japonesas que se tornaram órfãos durante a Segunda Guerra Mundial.

Setsuko e Seita vivem sem rumo, uma hora com parentes, outra na rua, ou em um abrigo isolado na floresta, onde enfrenta todos os tipos de situações difíceis em busca de sobrevivência.

Your Name | Kimi no Na wa (2016)

A história segue dois personagens principais: Taki, um garoto do ensino médio que mora em Tóquio, Japão, trabalha meio período em um restaurante local; e Mitsuha, uma garota, também do ensino médio, que vive em uma área rural do Japão, mas tem o sonho de se mudar para a capital.

Eles não se conhecem, porém, certo dia, começam a trocar de corpos a cada vez que dormem. Eles precisam se comunicarem, pois só assim um aprenderá a administrar a vida do outro sem que as pessoas desconfiem que há algo estranho.

Mas, quando eles finalmente se encontram fisicamente, Taki descobre um segredo que o fará correr contra o tempo para salvar alguém que se tornou muito querido.

Princesa Mononoke | Mononoke-hime (1997)

Quando o demônio deus-javali estava deixando a floresta em direção ao vilarejo dos Emishi para destruí-lo, o jovem e valente príncipe Ashitaka resolve enfrentá-lo para salvar seu povo.

Ele consegue derrotar o monstro, mas acaba sendo amaldiçoado; o que o leva a uma jornada em busca de uma cura rumo ao oeste.

Sem seu conhecimento, está acontecendo uma guerra entre os deuses animais e os mineradores do oeste. Ashitaka acaba se envolvendo no conflito, onde conhece a jovem San, a princesa Mononoke, que foi criada pelos deuses lobo e odeia os humanos por causa de sua destruição.

Seu objetivo inicial é conter a guerra e selar a paz, mas para impedir que os humanos acabem com a floresta ele acaba se unindo a Mononoke.

Porco Rosso: O Último Herói Romântico | Kurenai no buta (1992)

Na itália, entre as duas grandes guerras, caçadores de recompensas ganham a vida lutando contra piratas do céu, que aterrorizam o Mar Adriático.

O mais esperto e habilidoso deles é Marco Porcellino, popularmente conhecido como Porco Rosso, um ex-piloto militar que agora ganha a vida trabalhando por contrato e resgatando vítimas dos ataques de piratas.

Porco Rosso detesta seu passado e, por isso, acaba assumindo as características de um porco e deixa seus traços humanos de lado.

Passando por várias situações engraçadas e com muita ação, ele tem que enfrentar constantemente o seu rival Donald Curtis, que além de um grande piloto também é mestre em chamar a atenção das mulheres.

Porco Rosso é um filme indicado para as pessoas que procuram se divertir, pois é uma daquelas histórias de animes de comédia com vários momentos hilários ao decorrer da trama.

O Castelo Animado | Hauru no ugoku shiro (2004)

A jovem Sofia, de 18 anos, trabalha na chapelaria de seu falecido pai. Ela raramente vai à cidade, mas, em uma de suas idas, acaba conhecendo Hauru, um mágico sedutor, mas de caráter duvidoso.

Confundindo a relação entre eles, uma feiticeira lança um feitiço em Sofia e a transforma em uma velha de 90 anos. Desesperada, ela foge e passa a vagar em terras desertas, onde acaba encontrando o Castelo Animado de Hauru.

Escondendo sua verdadeira identidade, ela consegue ser contratada para realizar os serviços domésticos do local. Lá ela conhece os outros moradores do Castelo, o jovem aprendiz Marko, e Calcifer, o demônio do fogo.

Sofia dará uma nova vida ao Castelo Animado, onde ainda terá muitas histórias com Hauru.

Ghost in the Shell (O Fantasma do Futuro) | Kôkaku Kidôtai (1995)

No ano de 2029, o mundo se tornou extremamente informatizado, permitindo que humanos acessem a redes de informação diretamente com seus ciber-cérebros.

Além disso, ciborgue agora são comuns, e entre eles está Major Motoko, uma agente com o corpo quase todo robótico que é líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, que lida com operações especiais, entre elas terrorismo e crimes cibernéticos.

Ela está na cola do famoso hacker conhecido como “Mestre das Marionetes”, um criminoso cibernético que invade os cérebros dos ciborgues para obter informações ou cometer outros crimes.

O Rapaz e o Monstro | Bakemono no ko (2015)

Kyuta é um menino solitário que vive nas ruas de Shibuya. Certo dia, ele conhece Kumatetsu, que o leva para Jutengai, um mundo fantástico de feras.

Kumatetsu deseja que Kyuta seja seu pupilo, porém ele é um monstro rude que não sabe lidar com as outras pessoas, e por isso teve que recorrer a um humano. Já Kyuta é um garoto respondão que não sabe controlar sua raiva ou respeitar a hierarquia, já que vive solitário desde a infância.

Mas, conforme o tempo vai passando, os dois começam a treinar juntos e lentamente criam um vínculo como o de um pai e um filho, fazendo com que ambos acabem melhorando seu temperamento explosivo.

A relação dos dois será testada quando o mundo humano e o dos monstros estiverem ameaçados por uma grande escuridão, que só poderá ser vencida caso Kumatetsu e Kyuta trabalhem juntos.

A Viagem de Chihiro | Sen to Chihiro no kamikakushi (2001)

A pequena Chihiro, de 10 anos, e seus pais, estão de mudança. No caminho para a nova casa, o pai dela decide pegar uma atalho e eles acabam em um parque abandonado, que na verdade é um parque encantado habitado por criaturas sobrenaturais.

Lá, os pais de Chihiro ficam aprisionados, e ela conhece Haku, um menino com habilidades mágicas que está disposto a ajudá-la.

Em busca de salvar seus pais e com o objetivo de retornar para casa, Chihiro deve enfrentar uma grande jornada e confiar nos conselhos de Haku.

Cinco Centímetros por Segundo | Byôsoku 5 senchimêtoru (2007)

A emocionante história do jovem Takaki Tono e de sua melhor amiga Akari Shinohara, dois jovens de Tóquio que se amam, mas que acabam se separando após o pai de Akari ter que se mudar e levar a família por causa de seu trabalho.

Os dois lutam para continuarem unidos mantendo o contato através de cartas, porém os desencontros fazem com que acabem se afastando com o tempo, fazendo com que reste apenas as boas memórias dos tempos que viveram juntos.

Novas pessoas e histórias surgem em suas vidas, mas Takaki não consegue esquecer Akari e, mesmo após tanto tempo sem contato ele, tem a esperança que irá encontrá-la novamente.

E aí, qual desses filmes de animes te despertou mais curiosidade?

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui