Com os passar das décadas, Star Wars se tornou um ícone da cultura pop. A obra criada por George Lucas, estreou nas telonas em 1977 – na época, foi a maior bilheteria do mundo.
Como há de se pensar, Guerra nas Estrelas, mesmo sendo uma obra original, tem influência e traços de séries, filmes, obras literárias e filosofia; e o aprendizado de outras produções cinematográficas que o diretor havia participado. Confira o TOP 5!
1. Casablanca (1942)
George Lucas se inspirou no que é conhecido como um dos maiores clássicos do cinema norte-americano, que se passa durante a segunda guerra mundial, e vencedor de 3 Oscar. Han Solo (Harrison Ford) foi baseado no personagem Rick Blaine (Humphrey Bogart).
2. Flash Gordon (1936)
Star Wars poderia ser uma adptação da série de TV Flash Gordon para as telonas, mas devido a direitos autorais isso não foi possível. George Lucas resolveu fazer sua própria ‘Flash Gordon’ melhorada. Acho que deu certo!
3. Labaredas do Inferno | The Dam Busters (1955)
Outro filme que se passa durante a segunda guerra mundial. Conta como os britânicos atacaram as barragens alemãs de maneira engenhosa com seus caças, lançando bombas onde as explosões fossem mais eficazes.
Caças, Rebeldes e Guerra, combinação mais do que perfeita.
4. O Herói de Mil Faces | The Hero with a Thousand Faces (1949)
O livro traz ideias pioneiras do antropólogo Adolph Bastian e do psiquiatra Carl Jung. Escrito por Joseph Campbell, a obra tenta mapear quais seriam os arquétipos por trás das histórias mitológicas, e o que permite tanto um chinês, quanto um norte-americano compreender a personificação do herói.
Star Wars traz ao público mitos antigos reinterpretados para o público moderno, graças a Campbell.
5. O Senhor dos Anéis | The Lord of the Rings (1954)
Nada mais, nada menos, que a obra definitiva de J. R. R. Tolkien. Em um primeiro momento isso até gera um certo questionamento, qual a semelhança?
George Lucas trouxe para seu longa a abordagem de questões éticas e filosóficas para um grande público, desenvolvidas por Tolkien.
Em Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança, Luke Skywalker (Mark Hamill) assiste seu mentor Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), com um sabre de luz azul, combatendo Darth Vader (David Prowse) com seu sabre vermelho. Bastante similar à cena de Gandalf X Balrog.