Os filmes de drama tem o poder de trazer à tona diversos tipos de sentimentos, causando uma mistura de emoções ao decorrer da trama. É inquestionável que as boas atuações são essenciais em qualquer gênero, mas no drama especificamente, uma interpretação excepcional pode fazer bastante diferença sobre o que o filme deseja nos transmitir.
Para os que querem conhecer verdadeiros clássicos, premiados e com atores consagrados, vale conferir a seleção abaixo!
Última atualização: 10/09/2020
Os melhores filmes de drama
Dando um spoiler da lista, nela você verá títulos como Moonlight: sob a luz do luar, A cinco passos de você, As vantagens de ser invisível, O escândalo, entre outros.
1. Milagre na cela 7 (2019)
Milagre na cela 7 é um dos filmes de drama da Netflix que mais repercutiram nos últimos tempos.
Nele, vemos a história de um pai separado de sua filha por ser acusado de um crime que não cometeu.
Ele é um homem com deficiência intelectual, que passa a contar com a ajuda de seus companheiros de cela e de quem também está do outro lado das grades para provar sua inocência.
O que comentam sobre “Milagre na cela 7”:
- “Chorei igual criança.”
- “Muito direto e sensível! Um baita choque de realidade.”
- “Vale a pena assistir, pois o filme é espetacular e com um final surpreendente, adorei! As atuações são impecáveis, fiquei emocionada por diversas vezes.”
2. Moonlight: sob a luz do luar (2016)
O drama Moonlight narra a vida de Black, um jovem afro-americano, desde a infância até a vida adulta e a sua luta para encontrar seu lugar no mundo enquanto cresce num bairro violento de Miami.
O que comentam sobre “Moonlight: sob a luz do luar”:
- “Moonlight: Sob a luz do luar é um filme espetacular, ganhou o Óscar de melhor filme e foi muito bem merecido.”
- “Um filme merecedor de elogios não apenas por retratar temas delicados e muitas vezes deixados de lado pela sociedade, mas também pela bela atuação de seus personagens.”
- “A trilha sonora é incrivelmente complementar ao longa, são tantas qualidades em um filme só.”
3. A cabana (2017)
Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas.
Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida.
Para quem gosta de história de cunho religioso, é uma ótima opção de filme.
O que comentam sobre “A cabana”:
- “Uma reflexão sobre Deus e o perdão.”
- “Excelente e fiel ao livro. Uma história religiosa de forma sutil que explica a “escrita certa por linhas tortas”.”
- “O filme aborda principalmente as angústias emocionais que todos nós podemos passar algum dia. Texto muito rico com reflexões filosóficas e teológicas.”
4. 1917 (2019)
1917 é um dos grandes filmes de guerra que chegou até mesmo a ser indicado ao Oscar de melhor longa metragem.
Ele conta a história de dois soldados britânicos na Primeira Guerra Mundial, que estão em uma dramática corrida contra o tempo para cruzar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode impedir o ataque brutal a milhares.
O que comentam sobre “1917”:
- “Ótimas atuações, ótima fotografia, ótima ambientação.”
- “A filmagem é perfeita, qualidade também, tudo muito incrível.”
- “Um dos filmes mais incríveis de guerra que já assisti. Emocionante do início ao fim. O plano sequência é perfeitamente executado e traz uma realidade absurda a obra. Me senti na guerra.”
5. A cinco passos de você (2019)
No drama, Stella Grant, que tem 17 anos, é diferente da maior parte dos adolescentes: devido a uma fibrose cística, ela passa muito tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico.
Um dia, conhece Will Newman, garoto que sofre da mesma doença que ela.
A atração é imediata, porém os dois são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde.
Enquanto Stella pensa em quebrar as regras e se aproximar do garoto da sua vida, Will começa a se rebelar contra o sistema e recusar o rigoroso tratamento.
É um filme que causa um mix de sentimentos, sem dúvidas.
O que comentam sobre “A cinco passos de você”:
- “Personagens apaixonantes. Stella, em especial.”
- “Bom entretenimento e um bom filme. O drama e o romance prevalecem, mas não é nada meloso. O enredo é interessante, os personagens são legais e nada é em excesso.”
- “Personagens cativantes e o romance de fato convence. Vale muito a pena assistir.”
6. Um sonho de liberdade (1994)
Considerado um dos melhores filmes de drama de todos os tempos – e também um dos melhores em geral -, Um sonho de liberdade narra a história do personagem Andy Dufresne, um homem condenado a duas prisões perpétuas consecutivas por causa da morte de sua esposa e do amante dela.
Andy não é o culpado pelo crime, porém só ele sabe disso. Ele é enviado à Penitenciária Estadual de Shawshank, e lá conhece Ellis Boyd Redding, tornando seu amigo e, com o tempo, se adapta e aprende a sobreviver na cadeia.
O longa foi indicado ao Oscar de 1995, porém não foi o vencedor, e hoje é considerado o mais injustiçado pela academia. Mas isso não muda o fato de ser uma das obras-primas da 7ª arte.
O que comentam sobre “Um sonho de liberdade”:
- “Uma obra-prima! Os diálogos, trilha sonora, o roteiro, as atuações. Um dos melhores filmes já feitos.”
- “Um belo filme para ver e se emocionar várias vezes.”
- “Um daqueles filmes que cativa você nos primeiros vinte minutos. Ótimo filme com uma ótima atuação e bela narração do grande Morgan Freeman, sem contar a atuação do Tim Robbins que é excelente.”
7. Forrest Gump: o contador de histórias (1994)
Além de Um sonho de liberdade, o ano de 1994 ainda brindou os fãs de cinema com outros grandes lançamentos, entre eles, Forrest Gump: o contador de histórias, que também é considerado um dos melhores filmes de drama de todos os tempos.
O longa foi o grande vencedor de Melhor Filme do ano no Oscar de 1995, além de também vencer várias outras categorias.
O filme nos mostra a história de Forrest Gump, um homem com o QI abaixo da média, mas com um ótimo coração.
Apesar do raciocínio lento, Forrest nunca se sentiu desfavorecido graças ao apoio de sua mãe, que fez com que ele tivesse uma vida normal e o ensinou a escolher seu próprio destino.
Em suas muitas histórias, ele se vê em meio a vários momentos cruciais, mas, ainda assim, continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.
O que comentam sobre “Forrest Gump: o contador de histórias”:
- “Forrest tem o poder da narrativa e da delicadeza. Um filme para a eternidade.”
- “O enredo nos prende do início ao fim e nos presenteia com uma atuação magnífica de Tom Hanks.”
- “Um personagem puro e genuíno; um roteiro simples, mas que consegue nos cativar e envolver e uma trilha sonora gostosa de ouvir. É um daqueles filmes que aquecem o nosso coração.”
8. As vantagens de ser invisível (2012)
As vantagens de ser invisível é um dos filmes baseados em livros, um drama e romance do autor Stephen Chbosky. Ele mostra alguns acontecimentos que muitas pessoas se identificam por terem passado na adolescência.
Charlie, um jovem tímido que tem dificuldades de interagir com as pessoas a seu redor, inicia o ensino médio em uma nova escola.
Ele se sente deslocado no novo ambiente e, sem nenhum amigo, seu professor de literatura é o único que acredita nele e o incentiva.
Tudo muda quando o jovem encontra dois amigos, Patrick e Sam, que fazem com que a sua vida se torne mais animada.
O que comentam sobre “As vantagens de ser invisível”:
- “É um bom filme sobre adolescência e, principalmente, sobre amizade.”
- “As vantagens de ser invisível” mostra muito bem conflitos típicos de adolescentes. Fora isso, a trilha sonora é, simplesmente, maravilhosa, e as atuações, excelentes.”
- “Esse filme é incrível de várias formas diferentes.”
9. O escândalo (2019)
O Escândalo acompanha Roger Ailes, um gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, tendo seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho.
Dica: até a última checagem ele estava no catálogo do Prime Video.
O que comentam sobre “O escândalo”:
- “As atuações são ótimas e esse filme é necessário.”
- “O elenco principal é excelente, e o trabalho de maquiagem é fenomenal. O ritmo do filme me agradou no geral, mas confesso que fiquei um pouco confuso de início.”
- “Ótimo filme, sem falar nas atuações maravilhosas.”
10. Clube da luta (1999)
Jack, um executivo jovem, tem um bom emprego e uma vida confortável, porém é infeliz por ela ser monótona e estagnada demais.
Para piorar a situação do rapaz, ele está sofrendo de uma terrível crise de insônia, e buscando uma cura, passa a frequentar grupos de autoajuda.
Nesses encontros, Jack conhece outras pessoas problemáticas; Marla Singer, uma viciada, e o misterioso Tyler Durden, que o apresenta um grupo secreto em que os membros liberam suas angústias através de violentas lutas, que se torna uma forma de terapia.
Além de um ótimo drama, o longa também é uma opção para quem busca os melhores filmes de luta, pois apesar de não ser o foco principal da trama, nos apresenta ótimos combates.
O que comentam sobre “Clube da luta”:
- “Esse filme é uma lição de vida. David Fincher, genial como sempre.”
- “O roteiro é muito bom, o elenco também é ótimo, ambos protagonistas acertam perfeitamente.”
- “Um dos 10 melhores filmes que eu já tive o prazer de assistir. Incrível do começo ao fim.”
11. O poderoso chefão (1972)
Outro clássico também considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, que todo fã de cinema deve tirar um tempo para assistir. Ele conta a história da vida do mafioso Don Vito Corleone e de sua família criminosa.
Na trama, quando Don Vito Corleone decide que chegou a hora de passar o “bastão”, uma série de eventos infelizes começam a acontecer à sua família, e assim se inicia uma guerra pelo poder entre as principais famílias mafiosas, com uma onda de violência, assassinatos, corrupção e vingança.
O poderoso chefão foi indicado em dez categorias do Oscar de 1973, e venceu três delas: melhor filme, ator e roteiro adaptado.
O que comentam sobre “O poderoso chefão”:
- “Um dos filmes mais importantes da história do cinema, um clássico atemporal.”
- “Um clássico!”
- “Para quem gosta de filme. Um filme que marcou uma geração e até hoje conquista admiradores por diversos motivos.”
12. 12 anos de escravidão (2013)
Baseado em uma história real, 12 anos de escravidão mostra a comovente história de Solomon Northup, um homem negro livre que vive em paz com sua família em Nova Iorque.
Sua vida muda, quando, em 1841, ele é enganado e sequestrado em Washington DC.
Solomon é acorrentado, vendido como escravo e, agora, precisa suportar humilhações físicas e psicológicas enquanto busca sobreviver e se tornar livre novamente.
Esse é um dos grandes filmes de drama dessa década, sendo um sucesso tanto em bilheteria (se levar em conta o gênero), quanto em avaliações (críticos e público).
Ele foi indicado em nove categorias do Oscar 2014, e venceu três: melhor filme, atriz coadjuvante e roteiro adaptado.
O que comentam sobre “12 anos de escravidão”:
- “Que filme pesado, confesso que fechei os olhos em várias cenas. Oscar merecidíssimo.”
- “Filme forte e emocionante.”
- “Filme muito bem feito, mostrando toda realidade da época, com certeza virará um clássico.”
13. A maratona de Brittany (2019)
Brittany vive por anos em Nova York e sente-se constantemente cansada e chateada por conta de sua rotina, que se resume a ir a diversas festas e agradar pessoas tóxicas.
Quando seu médico a assusta com um diagnóstico preocupante, Brittany decide começar a fazer exercícios, mas mal poderia imaginar que uma simples corrida no quarteirão teria o poder de mudar sua vida.
É um dos melhores filmes de drama do Prime Video, que tem momentos divertidos, mas o foco não é fazer rir e sim, refletir.
O que comentam sobre “A maratona de Brittany”:
- “Gostei muito, a trilha sonora é ótima e dei uma choradinha de emoção.”
- “Filme baseado em fatos reais sobre a autoaceitação e a autoestima.”
- “A Maratona de Brittany consegue ser engraçado e, ao mesmo tempo, comovente.”
14. Cidade de Deus (2002)
Cidade de Deus é um dos melhores filmes brasileiros, e mostra a evolução de dois garotos: Buscapé e Zé Pequeno, que moram em uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro nos anos 70.
Enquanto o primeiro aproveita seu talento com a fotografia a fim de não se envolver no mundo do crime, o segundo se torna um ambicioso e sádico traficante.
O que comentam sobre “Cidade de Deus”:
- “Para mim, é o melhor filme do cinema nacional até hoje.”
- “Os personagens são marcantes e únicos.”
- “O filme te prende do começo ao fim, mostra a realidade de uma forma bem real. As atuações são muito boas, até mesmo as crianças se saem bem.”
15. Central do Brasil (1998)
Outra grande produção brasileira, Central do Brasil, filme de drama lançado no final da década de 90, conta uma das histórias mais emocionantes do cinema nacional.
A trama segue Dora, uma amargurada ex-professora que ganha a vida trabalhando na estação Central do Brasil escrevendo cartas para analfabetos, que ditam o que querem contar a seus entes queridos.
Ela não envia a maioria das cartas que escreve – rasga ou as coloca em uma gaveta -, mas, um dia, ao presenciar a morte de uma de suas clientes, que foi atropelada por um ônibus, ela se comove com a história do filho da mulher, Josué, um garoto de 8 anos que não tem mais ninguém.
Relutante em cuidar de Josué, ela acaba se juntando ao menino em uma viagem ao interior do Nordeste em busca de seu pai.
O que comentam sobre “Central do Brasil”:
- “Um exemplo para os filmes nacionais. Fernanda Montenegro impecável na atuação.”
- “Trilha sonora incrível, uma fotografia excepcional.”
- “Excelente. Um dos melhores filmes brasileiros em todos os tempos. Atuações convincentes e fotografia belíssima. Não é estranho ter ganho tantas indicações e prêmios.”
16. Laranja Mecânica (1971)
Alex, um rapaz violento e sem escrúpulos, é líder de uma gangue de jovens que matam, roubam, estupram e fazem qualquer tipo de barbaridade que se possa imaginar.
Pego pela polícia, ele é preso, e para reduzir seu tempo na cadeia lhe é oferecido participar de um programa, onde ele vira uma cobaia de experimentos que buscam modificar o comportamento e reprimir os impulsos destrutivos do ser humano.
Laranja Mecânica é inspirado em um dos melhores livros de Anthony Burgess, e é outro ótimo filme de drama.
O que comentam sobre “Laranja Mecânica”:
- “Todos precisam ver esse filme.”
- “Genial, um dos melhores filmes da minha lista, realmente é uma obra prima!”
- “É um pouco perturbador, mas ao longo do filme tudo faz sentido. Tão antigo e mais atual do que nunca.”
17. À espera de um milagre (1999)
O chefe de guarda de uma prisão de Louisiana, Paul Edgecomb, tem um relacionamento incomum com John Coffey, um homem enorme que está no corredor da morte por ter sido condenado pelo assassinato brutal de duas garotinhas.
John é grande e forte o suficiente para machucar quem quiser, porém, seu comportamento é totalmente o oposto de como acreditam; ele é um homem simples, humilde, ingênuo, possui um dom sobrenatural e tem medo de escuro.
Esse é um dos filmes de drama mais emocionantes da lista, e dificilmente você conseguirá conter as lágrimas.
O que comentam sobre “À espera de um milagre”:
- “Tom Hanks e Michael Clarke Duncan arrasaram demais.”
- “Filme brilhante de um livro brilhantemente escrito por Stephen King. Um filme muito forte mas que é capaz de emocionar qualquer um.”
- “Amo de todo coração, um dos filmes mais incríveis que vi na minha vida!”
18. O quarto de Jack (2015)
Lançado em 2015, o filme nos mostra a vida do pequeno Jack e sua mãe Joy. Eles vivem em cárcere privado dentro de um pequeno quarto, e o menino de apenas 5 anos nunca conheceu o mundo.
Joy é uma mãe amorosa e dedicada, e faz de tudo para que seu filho se sinta feliz mesmo isolado.
Ambos não veem a hora de escapar do local e, juntos, criam um plano a fim de sair do cativeiro.
Esse é um dos melhores filmes de drama desse século; com excelente roteiro e ótimas atuações, que rendeu a Brie Larson o Oscar de melhor atriz principal.
O que comentam sobre “O quarto de Jack”:
- “O filme é simplesmente sensacional, em todos os aspectos.”
- “Um ótimo filme de suspense, drama, muito merecido o Oscar de melhor atriz. O filme retrata muito bem crimes de sequestro e cárcere privado.”
- “Que filme, que história, apenas assistam.”
19. Querido menino (2018)
David Sheff é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa e os filhos.
O filho mais velho, Nic Sheff, é viciado em metanfetamina e abala completamente a rotina da família e daquele lar.
David tenta entender o que acontece com o filho, que teve uma infância de carinho e suporte, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência.
Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entregando ao vício.
É um filme pesado e bonito, de formas diferentes, mas na mesma proporção.
O que comentam sobre “Querido menino”:
- “Achei as atuações impecáveis! Steve Carell devia fazer mais dramas!”
- “É difícil segurar a emoção observando Steve Carell e Timothée Chalamet vivendo uma dinâmica perfeita entre pai e filho.É um drama que salta a tela e nos colocamos nos lugares de ambos.”
- “Nossa que filme sofrido, que ótimo drama.”
20. A lista de Schindler (1993)
O filme é baseado no livro Schindler’s Ark (1982), de Thomas Keneally, que se inspirou em acontecimentos reais para criar a obra.
Ele narra a história de Oskar Schindler, que inicialmente era um homem ambicioso e oportunista que se dava muito bem com o Partido Nazista.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Oskar viu a mão de obra judia como uma fonte barata para se lucrar mais, porém, com o tempo, sua visão mudou, ele deixou de lado sua ganância e abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus contra o extermínio nos campos de concentração alemães.
Esse é um dos filmes de drama mais emocionantes de todos os tempos, e em suas mais de 3 horas de duração, provoca uma mistura de sentimentos no telespectador, seja de tristeza ao ver como o ser humano pode ser perverso, ou felizes ao vermos que ainda existe esperança.
A lista de Schindler foi muito aclamado e ganhou inúmeros prêmios no Oscar de 1994, entre eles o de melhor filme.
O que comentam sobre “A lista de Schindler”:
- “Esse é um daqueles filmes que eu choro do começo ao fim!”
- “Um dos melhores filmes da história do cinema, se não é o melhor. Se você não viu está em dívida consigo mesmo.”
- “Um dos melhores filmes já feitos na história, retrata muito bem o holocausto, faz o espectador sofrer e temer por aquelas pessoas. Faz entendermos mais ainda de como aconteciam as coisas nessa época.”
21. A vida é bela (1997)
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, A vida é bela segue o judeu Guido e seu filho Giosué, que são levados para um campo de concentração nazista.
Afastado da família, o homem precisa usar sua imaginação para que Giosué acredite que na verdade eles estão participando de uma brincadeira, buscando protegê-lo da realidade que eles vivem agora.
O que comentam sobre “A vida é bela”:
- “Que sentimento de tristeza, porém tão bonito.”
- “O filme é bem fantasioso com certeza, mas ainda sim, não deixa de ser incrivelmente lindo. Mesmo em um cenário terrível como era o massacre nazista, vemos que sempre temos um motivo para sorrir e continuar a vida. Como já diz o título: a vida é bela.”
- “Lindo e emocionante! Vale a pena.”
22. O resgate do soldado Ryan (1998)
Em 1944, na Normandia, o Capitão Miller tem a missão de comandar um grupo do 2º Batalhão para resgatar o soldado James Ryan, o filho caçula de uma família de quatro irmãos, onde os outros três morreram em combate.
O chefe do Estado-Maior do Exército, George C. Marshall, envia oito homens para que James Ryan possa voltar com vida para casa e reencontrar sua mãe.
Esse é um daqueles filmes que não são afetados pelo tempo e, além de um ótimo filme de drama, também vale muito a pena para quem gosta de uma boa história de guerra.
O que comentam sobre “O resgate do soldado Ryan”:
- “Um filme muito bem produzido, atores ótimos. História linda.”
- “Ótimo roteiro e atuações, um dos melhores de guerra que já assisti.”
- “Muito bem protagonizado por Tom Hanks. Com momentos dramáticos, e momentos de satisfação. É um filme muito bem escrito e atuado.”
23. O fio da navalha (1946)
Um veterano da Primeira Guerra Mundial, Larry Darrell, que descobre que não pode retornar para seu mundo de classe privilegiada.
Fugindo de seu planejado casamento e carreira, ele viaja para outro país em busca de um significado para a vida, fazendo sua transtornada noiva Isabel buscar segurança junto a outro homem.
O que comentam sobre “O fio da navalha”:
- “Muito bom, com história humana sobre pessoas e seus comportamentos, num filme com ótimas atuações do elenco.”
- “Diálogos geniais! Adorei!”
- “Destaque para a atuação vencedora do Óscar de Anne Baxter no papel de uma alcoólatra. Longo, mas cativante.”
24. O show de Truman (1998)
Jim Carrey é especialmente admirado por suas façanhas no humor, o que faz com que muitos desconheçam alguns dos clássicos longas em que o ator fez grandes trabalhos, como em filmes de romance ou drama, por exemplo.
Em O show de Truman, Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank.
Porém, algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher.
Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo algo que muda completamente a sua noção de realidade.
O que comentam sobre “O show de Truman”:
- “Filme maravilhoso, Jim Carrey está fenomenal!”
- “Não existe como colocar defeitos neste longa. É sensacional e emocionante.”
- “Direção incrível e uma atuação impecável do Jim Carrey! Mensagem extremamente forte e inspiradora.”
25. Extraordinário (2017)
O drama retrata August Pullman, um garotinho que nasceu com uma desordem craniofacial congênita.
Pela primeira vez, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, e precisará se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.
O filme é sensível, emocionante e super fiel ao livro.
O que comentam sobre “Extraordinário”:
- “Que filme incrível, do começo ao fim. Rios de lágrimas.”
- “Muita sensibilidade, história paralelas e história principal muito boas, ótima narrativa, trama envolvente.”
- “Um filme extremamente leve e sensível; fala sobre amizade, família e preconceito. Ótimo roteiro e bons atores.”
Confira novas listas, também temos seleções de: