Como se já não bastasse ter diversos inimigos em busca do metal raro Vibranium – principalmente Ulysses Klaw, o Garra Sônica -, e até mesmo por causa de um amor não correspondido, como aconteceu com Nakia -, o Pantera Negra ainda é odiado por motivos culturais que, muitas vezes, fazem com que surjam novos vilões, M’Baku é um deles.
M’Baku é um homem enorme e extremamente forte, que nutre um ódio por T’Challa principalmente por motivos religiosos, pois suas crenças se chocam. Ele acredita que o atual Pantera Negra, assim como seus antepassados, não respeitaram/respeitam a cultura primitiva de Wakanda.
Listei 10 curiosidades sobre o personagem e você pode conferí-las logo abaixo!
10 fatos curiosos sobre Man-Ape (M’Baku), o rival do Pantera Negra no Universo Marvel:
1. Criação e primeira aparição
O personagem foi criado pelos quadrinistas Roy Thomas e John Buscema, aparecendo pela primeira vez em “Avengers Vol 1 #62”, edição lançada em março de 1969.
2. Segundo melhor guerreiro de Wakanda
M’Baku nasceu e cresceu na Aldeia de Jabari – da qual se tornou líder no futuro -, que pertence a nação africana Wakanda, o país mais desenvolvido do Universo Marvel. Ele era o segundo melhor guerreiro do país, ficando atrás apenas de T’Challa – o Pantera Negra.
3. Ele odeia o Pantera Negra
M’Baku odeia o Pantera Negra, não apenas por ser inferior a ele como guerreiro. Suas principais diferenças são culturais, pelo fato de um dos Panteras – antes de T’Challa – ter proibido o “Culto do Gorila Branco” dentro do país.
A Vila Jabari é conhecida como o centro, e também como o último local onde ainda era praticado o culto, que adora o antigo deus dos macacos, o rival do deus pantera. Ele foi proibido devido a seus seguidores terem ajudado e apoiado os nazistas a invadir Wakanda durante a segunda guerra mundial.
4. Plano para usurpar o trono e retorno do Culto do Gorila Branco
Por ser um rei, é bem comum os inimigos do Pantera Negra tentarem usurpar seu trono, como é o caso do vilão Erik Killmonger – que já tentou diversas vezes. E como não poderia ser diferente, M’Baku também busca o poder, pois acredita que Wakanda tomou os rumos errados e deve voltar ao que foi um dia, uma sociedade guerreira e caçadora – sem toda aquela tecnologia.
Aproveitando enquanto T’Challa estava ausente por causa de seus deveres com o grupo de super-heróis Vingadores, ele pôs em prática seu plano e reviveu o Culto do Gorila Branco, perseguindo pessoalmente e matando um dos raros gorilas brancos que vivem nas selvas perto de Wakanda. Para realizar o antigo ritual de sua religião, banhou-se no sangue do gorila e comeu sua carne, adquirindo poderes.
5. Desafiou o Pantera Negra
Quando o Pantera retornou para Wakanda, M’Baku – agora também conhecido como Man-Ape, no Brasil “Homem-Gorila” – o desafiou pessoalmente pelo direito de governar o país.
Depois de uma longa luta, Man-Ape superou o herói – que havia sido drogado antes do combate. Ele então o amarrou em uma estátua gigante, e quando tentou derrubá-la para soterrar seu inimigo, a estátua desmoronou em cima de si mesmo, soterrando-o e matando-o.
Após sua morte, ele foi revivido por N’Gamo com a ajuda de ervas secretas.
6. Se juntou a Legião Letal
Depois de revivido, Man-Ape seguiu o Pantera Negra até Nova Iorque em busca de vingança. Lá, ele se aliou ao grupo de super-vilões conhecido como Legião Letal, e sequestrou a então namorada de T’Challa, Monica Lynne, atraindo o herói até o cativeiro, capturando-o posteriormente.
A Legião Letal foi derrotada pelos Vingadores, e M’Baku finalmente foi vencido, mas dessa vez pelo Capitão América.
7. Exilado de Wakanda
Após ser derrotado, T’Challa decretou que M’Baku nunca mais poderia voltar a Wakanda, senão pagaria com a própria vida enfrentando a pena de morte. Humilhado, o vilão escolheu viver em lugares menos civilizadas do mundo, realizando trabalhos como mercenário para sobreviver.
Além disso, ele ainda fez parte de outros diversos grupos de super-vilões, lutando novamente contra os Vingadores, Quarteto Fantástico e outros grupos de super-heróis, mas sem muito destaque.
8. Poderes e Habilidades
Após passar pelo ritual do Gorila Branco, o personagem adquiriu diversos poderes e habilidades sobre-humanas, entre elas:
Superforça: possui uma força sobre-humana que lhe permite levantar cerca de 10 toneladas.
Resistência super-humana: mesmo sendo extremamente grande, seu corpo é bem mais resistente do que o de um humano comum, pois ele produz menos toxinas de fadiga.
Além disso, ainda possui agilidade sobre-humana, reflexos sobre-humanos, durabilidade sobre-humana e é extremamente eficiente no combate corpo a corpo.
9. Seu irmão assumiu seu lugar
Embora isso não tenha sido tão explorado nos quadrinhos, M’Baku morreu. Após sua morte, seu manto de Gorila Branco foi ocupado por seu irmão mais novo, Mandla , que também se juntou a M’Baku como uma das ‘vítimas’ de morte. Mandla foi morto pelas mãos das guerreiras wakandianas Dora Milaje.
10. Aparição nos cinemas
O personagem estará presente no primeiro filme solo do Pantera Negra – que estreia no dia 15 de fevereiro de 2018 -, sendo interpretado pelo ator Winston Duke. Ele também está confirmado para Vingadores: Guerra Infinita.