Como se já não bastasse ser o rei de Wakanda e o Pantera Negra – e um super-herói que faz parte dos Vingadores -, o personagem é, ainda, o responsável por proteger a maior reserva de Vibranium do mundo, que é um metal extremamente raro, e o mais famoso e cobiçado do Universo Marvel.
O Vibranium é interessante por vários motivos, seja por se apresentar como um material extremamente complexo, ou pelas inúmeras possibilidades que ele oferece, principalmente quando se trata da confecção de poderosas armas e armaduras.
Listei alguns fatos interessantes sobre o metal, e você pode conferi-los logo abaixo!
Tudo que você precisa saber sobre o metal raro Vibranium:
1. Criação e primeiras aparições
O metal raro apareceu pela primeira vez na edição Daredevil #13 – escrita por Stan Lee e ilustrada por John Romita -, em fevereiro de 1966, sendo conhecido como Anti-Metal. A segunda aparição aconteceu em Fantastic Four #53 – de Stan Lee e Jack Kirby -, que foi lançado em agosto de 1966, sendo agora chamado de “Vibranium”.
2. Queda do meteoro
Há milhares de anos atrás um meteoro composto por um material desconhecido caiu em Wakanda, esse material era Vibranium, o metal mais raro do mundo. Ele é abundante na nação africana, existindo praticamente só lá, e foi mantido “escondido” do resto do mundo por um longo tempo.
3. É radioativo
Quando o meteoro caiu em Wakanda, a tribo guerreira mais poderosa da época, liderada por Bashenga – que foi o primeiro Pantera Negra -, foi investigá-lo, e ao descobrirem suas propriedades, decidiram explorá-lo. No entanto, o material é radioativo, e essa radiação transformou vários membros da tribo em mutantes, conhecidos como “Espíritos do Demônio”, alterando o DNA e os deixando na forma de monstros sem controle.
Além disso, o Vibranium ainda alterou a fauna e a flora de boa parte do lugar com sua radiação, mudando, inclusive, a erva em forma de coração – que dá poder ao Pantera Negra – através das mutações.
O Vibranium também já foi o responsável por “dar” superpoderes a vários vilões.
4. Origens alienígenas
Por muito tempo, cientistas que tiveram a chance de estudar o material, especularam que ele tivesse origens alienígenas. A teoria acabou se provando verdadeira – de maneira descuidada – pelo Capitão Marvel, durante uma batalha entre os sobreviventes do ataque dos Construtores e o Império Spartax.
5. Propriedades
Conhecido como um metal-isolante, é capaz de absorver quase tudo ao entrar em contato: som, vibrações, impactos e etc..
Outro ponto interessante do material, é que quanto mais vibrações, ondas sonoras e energia cinética ele absorve, mais resistente e forte ele se torna. Existe um limite para a sua capacidade de absorção, porém esse limite nunca foi revelado. Ele também pode amplificar magia e energias místicas, mas fica extremamente instável, se tornando praticamente incontrolável.
6. É extremamente caro
A nação africana de Wakanda é a mais desenvolvida do Universo Marvel, tanto tecnologicamente e economicamente, quanto em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e o maior motivo disso acontecer é graças a possuírem a maior reversa de Vibranium do mundo (que fica no “Montículo Sagrado”). Estima-se que a reserva do país tenha cerca de 10 mil toneladas do metal, e que cada grama custe US$10 mil.
7. O Anti-Metal
Embora o mais conhecido seja o Vibranium de Wakanda, que tem propriedades absorventes, também existe outra variação do material espalhada pelo mundo, o Anti-Metal (Vibranium antártico) que pode ser encontrado na região isolada da Antártica. Ele pode dissolver qualquer metal conhecido.
8. Reverbium
Além do Vibranium wakandiano e do Anti-Metal, nas HQs também existe o Reverbium, que é uma variação artificial do material, criada pela doutora Sajani Jaffrey quando a maior parte do Vibranium do mundo se tornou inativo. Essa versão é imperfeita e, diferentemente do original, ao invés de absorver vibrações, o Reverbium faz o contrário e “devolve” tudo, tornando-o uma arma poderosa, mesmo com pequenas quantidades do metal.
9. Aversão ao Adamantium
O Vibranium possui uma “aversão” a outro metal raro do Universo Marvel, Adamantium – que é muito conhecido principalmente por causa do personagem Wolverine. Já houveram várias tentativas de misturar as duas ligas para criar uma nova, porém ao se juntarem, os metais se anulam e se tornam extremamente frágeis.
Algumas histórias e a própria Marvel dizem que o escudo do Capitão América foi a única vez bem-sucedida da mistura de Vibranium e Adamantium (“vibranium-adamantium”), criando um metal mais resistente que qualquer outro; porém há várias controvérsias sobre isso.
10. Escudo do Capitão América e traje do Pantera Negra
Como já mencionado, o Vibranium é utilizado na confecção de vários objetos, principalmente armas e trajes, a mais conhecida de todas é o Escudo do Capitão América, que é quase indestrutível. Outro item bastante conhecido é a ‘armadura’ do Pantera Negra, que tem em seu tecido Vibranium wakandiano, enquanto as garras são feitas com Anti-Metal.
11. “Imã” de vilões
Apesar do Pantera Negra já ter vários inimigos por si só – principalmente por diferenças culturais -, esse não é o motivo que mais faz a a nação a qual ele é rei ser atacada, o maior “responsável” por isso é o Vibranium, que atrai diversos vilões e conquistadores até o local em busca do metal, seja para uso próprio na confecção de armas, pela busca de poder, ou para vendê-lo por preços exorbitantes no mercado negro. O caso que mais se encaixa nisso é o do vilão Garra Sônica, mas existem vários outros, como o Doutor Destino, por exemplo.
Qual curiosidade é a sua preferida?