Erik Killmonger é um dos maiores inimigos de T’Challa, mas não é o único. Ulysses Klaw, o Garra Sônica, também é um dos vários arqui-inimigos do herói.
Wakanda é extremamente avançada tecnologicamente, tornando-se um lugar propício para a aparição de vilões como Klaw – e conquistadores -, que posteriormente se tornam grandes inimigos do Pantera Negra, que faz todo o necessário para defender a nação da qual é rei, especialmente as reservas de Vibranium, um metal super raro abundante no país.
Ulysses Klaw é um vilão clássico, e sua história se liga a do Pantera Negra desde seus primórdios. Ele participou de diversos grupos de vilões ao longo dos anos, lutando contra os mais variados super-heróis.
Há muito por trás deste personagem do Universo Marvel. Conheça mais!
13 fatos curiosos em torno de Ulysses Klaw:
1. Primeira aparição nos quadrinhos
Ulysses Klaw foi criado pelas lendas dos quadrinhos, Stan Lee e Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em Quarteto Fantástico #53 (Fantastic Four #53), sendo um arqui-inimigo do Pantera Negra e um super-vilão do Quarteto Fantástico – e quase sempre é facilmente derrotado.
2. Filho de um coronel nazista
Ulysses ‘Klaue’ – nome de batismo – é filho do belga Fritz Klaue, um ex-coronel nazista e criminoso de guerra. Após a Segunda Guerra Mundial, Fritz retornou para a Bélgica e mudou seu sobrenome – assim como o de seu filho – para “Klaw”.
3. Formou-se em física
Como T’Challa e N’ Jadaka (Erik Killmonger), Ulysses Klaw também frequentou a faculdade, tornando-se PhD em física com especialização em som.
4. E se tornou um assassino
Quando adulto, ele se tornou um assassino, sendo contratado para derrubar T’Chaka na conferência de Bilderberg caso o atual rei de Wakanda recusasse a negociar os recursos de seu país, incluindo o tão cobiçado Vibranium .
5. ‘Invasão’ a Wakanda
Ele estava trabalhando em uma máquina capaz de converter ondas sonoras em massa física, mas para concluir o projeto, era necessário Vibranium – que praticamente só existe em Wakanda -, devido a isso, Klaw reuniu um grupo de mercenários para ajudá-lo a roubar o metal mais cobiçado do Universo Marvel.
6. Matou T’Chaka
O grupo conseguiu realizar o roubo, porém T’Chaka – o rei de Wakanda e Pantera Negra da época – percebeu o que estava acontecendo, lutou e negou-se a entregar o metal. Os mercenários enfrentaram a resistência dos wakandianos, e o conflito resultou na morte de T’Chaka a sangue frio pelas mãos de Ulysses Klaw.
7. T’Challa arrancou uma de suas mãos
T’Challa – o atual Pantera Negra – presenciou a morte de seu pai (T’Chaka), o que causou sua fúria. Ele atacou Ulysses Klaw – e seus mercenários – com uma de suas próprias armas, fazendo com que o vilão ferisse uma de suas mãos devido a uma explosão – posteriormente ela foi amputada, assim como um pedaço de seu braço. Mesmo com tudo isso, Klaw conseguiu fugir levando um pouco de Vibranium.
8. Substituiu sua mão e voltou a Wakanda
Depois de ter sua mão amputada, Ulysses Klaw usou uma arma de som para substituí-la. Ele então retorna Wakanda com os mesmos objetivos anos depois dos primeiros acontecimentos, e agora consegue fazer criaturas de “som vivo”, que usa para atacar o reino. Porém, mais uma vez ele é derrotado pelo Pantera Negra, dessa vez com ajuda do Quarteto Fantástico.
9. O nascimento do ‘Garra Sônica’
Após ver sua derrota iminente pelas mãos do Pantera Negra e do Quarteto Fantástico, Klaw se joga dentro de sua própria máquina para adquirir super-poderes, transformando-se num ser de som, o Garra Sônica – alter ego utilizado no Brasil para se referir ao personagem. Posteriormente, ele acaba sendo derrotado pelo Sr. Fantástico, que descobre uma de suas fraquezas.
10. Novos Poderes
Se como Ulysses Klaw ele não possuía nenhum superpoder – sendo ‘apenas’ um homem extremamente inteligente -, depois de se transformar no Garra Sônica isso muda completamente. O personagem adquire superforça, e não possui mais as necessidades/limitações humanas como, comer, dormir, respirar, ou ficar doente. Além de se tornar extremamente resistente e imune – ou quase – à telepatia.
11. Fraquezas
Por ter se tornado um ser de “som vivo”, ele só pode existir em um meio que permita a propagação de ondas sonoras: se dissipando no vácuo – que é absolutamente vazio. Outro ponto fraco do vilão é o Vibranium – que desencadeou sua transformação -, pois o metal possui a capacidade de absorver todas as formas de energia, incluindo o som. Ele pode fazer com que a forma de energia do Garra Sônica se torne instável e entre em colapso.
12. Grupos de super-vilões
O personagem já participou de diversos grupos de super-vilões, entre eles a nova encarnação dos Mestres do Terror, e Quarteto Terrível – sendo recrutado pelo vilão Mago.
13. Aparições nos cinemas
A primeira aparição do personagem no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) aconteceu no segundo filme do grupo de super-heróis Vingadores (Vingadores: Era de Ultron), sendo interpretado pelo ator Andy Serkis. Ele voltará as telonas em fevereiro, sendo um dos vilões do filme solo do Pantera Negra, que estreia no próximo dia 15.