A série lançada pela Netflix no dia 23 de março de 2018, criada por José Padilha e Elena Soárez, gerou bastante polêmica no país desde sua estreia, especialmente pelo tema ‘complicado’ que aborda: a corrupção brasileira envolvendo principalmente políticos e estatais. Além é claro, das inspirações para os personagens de O Mecanismo.
Ela é baseada nas investigações da Operação Lava Jato, e apesar de inspirada em fatos reais, O Mecanismo é apenas ficcional, e não classificada como um documentário. Nela, várias ‘figuras’ brasileiras já conhecidas são retratadas na tela com outros nomes.
Confira alguns personagens e quem os representam no mundo real!
Os personagens de O Mecanismo e suas inspirações
Descubra quais são alguns dos principais personagens de O Mecanismo na vida real. A maioria deles são livremente inspirados em figuras que estiveram na mídia por algum motivo nos últimos anos: políticos, policiais, empresários, etc. Veja!
Marco Ruffo é inspirado em Gerson Machado
Um dos personagens de O Mecanismo é Marco Ruffo, também protagonista da série, que é interpretado por Selton Mello. Ele é inspirado no ex-delegado da Polícia Federal, Gerson Machado, que é um dos grandes responsáveis pela Operação Lava Jato.
Verena Cardoni é inspirada em Erika Mialik Marena
Outra responsável pela Lava Jato é a delegada da Polícia Federal Erika Mialik Marena que, inclusive, deu o nome à operação, devido as quadrilhas usarem uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar e lavar dinheiro ilícito.
Em O Mecanismo, Erika é representada através da personagem Verena Cardoni, que é interpretada pela atriz Caroline Abras (protagonista da primeira temporada da série).
Roberto Ibrahim é inspirado no doleiro Alberto Youssef
O doleiro Alberto Youssef também está presente em O Mecanismo, com o nome fictício de Roberto Ibrahim, que é interpretado por Enrique Díaz.
Alberto Youssef ficou conhecido após o escândalo do Banestado. Já em 2014, teve seu nome ligado a Operação Lava Jato, sendo condenado no mesmo ano em diferentes investigações.
Janete Ruscov é inspirada em Dilma Rousseff
A ex-presidente Dilma Rousseff, que comandou o Brasil de janeiro de 2011 a agosto de 2016 (quanto sofreu um processo de Impeachment).
Em O Mecanismo, Dilma é representada pela personagem Janete Ruscov, interpretada por Sura Berditchevsky, que aparece com seu discurso de ‘estocar o vento’; entre outros.
João Higino é inspirado em Luiz Inácio Lula da Silva
O ex-presidente Lula, que comandou o país de Janeiro de 2003 a janeiro de 2011, também é retratado como um dos personagens de O Mecanismo. Isso vem gerando grande polêmica, inclusive de sugestão de boicote à Netflix, pois em O Mecanismo, algumas frases empregadas a ele, foram ditas na realidade por Romero Jucá.
O personagem que o representa se chama João Higino, interpretado pelo ator Arthur Kohl.
Lúcio Lemes é inspirado em Aécio Neves
Aécio Neves, que foi candidato de ‘oposição’ a chapa Dilma – Temer em 2014, também tem presença em O Mecanismo, sendo interpretado pelo ator Michel Bercovitch com o nome de Lúcio Lemes.
Ricardo Brecht é inspirado em Marcelo Odebrecht
O engenheiro civil, Marcelo Odebrecht, e ex-presidente da Odebrecht, a maior empreiteira brasileira, é representado pelo ator Emílio Orciollo Netto, com o nome de Ricardo Brecht.
Em março de 2016, Marcelo foi condenado há 19 anos e 4 meses de prisão, devido a: corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa; atualmente cumpre prisão domiciliar.
Paulo Rigo é inspirado no Juiz Sérgio Moro
O juiz Sérgio Moro também está presente entre os personagens de O Mecanismo, com o nome de Paulo Rigo, personagem interpretado pelo ator Otto Jr.
Samuel Thames é inspirado em Michel Temer
O atual presidente do Brasil, Michel Temer, que foi vice de Dilma entre janeiro de 2011 a agosto de 2016 – assumindo a presidência após o Impeachment -, é retratado na série como Samuel Thames, personagem interpretado pelo ator Tonio Carvalho.
Temer já foi – e ainda é – acusado de diversos crimes.
João Pedro Rangel é inspirado em Paulo Roberto Costa
Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras entre 2004 e 2012, ficou conhecido no Brasil inteiro devido a sua participação na corrupção na estatal. Em O Mecanismo, ele é representando através de João Pedro Rangel, personagem interpretado por Leonardo Medeiros.
Dimas Donatelli é inspirado em Deltan Dallagnol
Interpretado pelo ator Antonio Saboia, o personagem Dimas Donatelli é inspirado em Deltan Dallagnol, um procurador da República que ficou conhecido nacionalmente por fazer parte da força-tarefa da Operação Lava Jato.
Maria Tereza é inspirada em Maria Lúcia Tavares
A personagem Maria Tereza, interpretada por Anna Cotrim, é inspirada em Maria Lúcia Tavares, uma ex-secretária da Odebrecht que revelou a existência do Departamento de Operações Estruturadas, responsável pelas propinas.
Tom Carvalho é inspirado em Léo Pinheiro
O personagem Tom Carvalho, interpretado pelo ator Carlos Meceni, é inspirado em Léo Pinheiro, o ex-presidente da OAS envolvido com inúmeros casos de corrupção e pagamento de propinas.
Agente China é inspirado no Japonês da Federal
Interpretado por Fabio Yoshihara, o Agente China é baseado no Newton Hidenori Ishii (Newton Hidenori Ishii), que ficou conhecido em todo país por participar da condução de presos condenados pela Operação Lava Jato e mais tarde por facilitar a entrada de contrabando no Brasil.
Cláudio Amadeu é inspirado em Carlos Lima
O personagem Cláudio Amadeu, interpretado pelo ator Lee Taylor, é inspirado em Carlos Lima, um Procurador Regional da República que atua na força-tarefa Operação Lava Jato.
Antônio Mariano (Tony) é inspirado em João Santana
Interpretado pelo ator Eduardo Lago, o personagem Tony é baseado em João Santana, um jornalista, escritor e publicitário brasileiro que foi preso em 2016 por admitir ter recebido caixa 2. Pouco tempo depois ele foi solto por causa de uma delação premiada.
Outros personagens:
Wilma Kitano (Alessandra Colassanti) é inspirada em Nelma Kodama; Mario Garcez Brito (Pietro Mário) como Márcio Thomaz Bastos; Lorival Bueno; entre tantos outros menos revelantes para o desenrolar do enredo de O Mecanismo.
Empresas ligadas a esquemas de corrupção que estão presentes em O Mecanismo:
Além de os personagens de O Mecanismo: políticos, doleiros, policiais, entre outras pessoas que tem seus nomes ligados de alguma forma a Operação Lava Jato; a série também traz empresas brasileiras citadas em esquemas de corrupção para o mundo da ficção, também com outros nomes. Confira alguns:
Banco Brasileiro é o nome fictício que representa o Banco do Brasil
TR Distribuidora é o nome fictício que representa a BR Distribuidora
PetroBrasil é o nome da Petrobrás
Banco do Estado representa o Banco Banestado
OSA é o nome fictício do que representa o Grupo OAS
Empreiteira Miller&Bretch representa o Grupo Odebrecht
E você, quais personagens de O Mecanismo havia identificado? Aproveite também para conferir outras ótimas séries do catálogo Netflix!