Afinal, Black Myth: Wukong é ou não um jogo do gênero Soulslike?

Saiba, afinal, se Black Myth: Wukong é ou não um jogo Soulslike!

O termo “Soulslike” vem sendo utilizado com cada vez mais frequência no mundo dos games, até com um certo exagero (simplesmente por um jogo apresentar um alto grau de dificuldade), à medida que mais e mais jogos adotam elementos da fórmula que funciona tão bem nas franquias da FromSoftware.

Porém, apesar de muitos jogos serem citados como sendo do gênero, existem características de certa forma específicas que um jogo precisa ter para ser considerado um “verdadeiro Soulslike”, então essa classificação não é tão simples quanto parece.

Black Myth: Wukong e a comparação com os games Soulslike

No momento, Black Myth: Wukong é o mais recente lançamento a ser rotulado como Soulslike por muitos jogadores, mas neste artigo veremos se ele possui todos os requisitos necessários para se enquadrar nessa categoria.

Comentários sobre Black Myth: Wukong no Steam
Comentários na página do game Black Myth: Wukong (Steam) que fazem referência ao gênero soulslike

O game é classificado pela desenvolvedora como um RPG de ação, e isso levou a constantes comparações com o subgênero – dos RPGs de ação – Soulslike. Veja se ele realmente faz parte do subgênero ou se possui apenas algumas coisas em comum.

O sistema de combate de Black Myth: Wukong comparado com o dos Soulslikes mais consagrados

Basta apenas alguns minutos jogando Black Myth: Wukong para perceber que o combate do game exige esquivas sem interrupção e ataques frequentes (algo semelhante aos hack and slash).

Em geral, os títulos Soulslikes mais tradicionais não são conhecidos por terem combates tão rápidos e dinâmicos, geralmente exigindo uma abordagem mais cautelosa do jogador para evitar o esgotamento da barra de estamina.

Embora seja possível esgotar o fôlego do protagonista em Black Myth: Wukong, isso raramente o incapacita, pois ele possui uma recuperação bastante rápida.

A progressão de Black Myth: Wukong vs a dos Soulslikes mais consagrados

A progressão em Black Myth: Wukong é outra característica que o distancia dos jogos genuinamente Soulslike.

Enquanto nos jogos souls é possível perder permanentemente a “experiência” adquirida após morrer duas vezes sem recuperá-la, Black Myth: Wukong permite que os jogadores mantenham a experiência e pontos de habilidade, independentemente de quantas vezes morrerem.

Elementos de Soulslike em Black Myth: Wukong

Quem espera encontrar em Black Myth: Wukong um desafio tão grande quanto nos jogos da FromSoftware (e em outros souls), se surpreenderá.

Os confrontos contra os bosses e outros inimigos são bastante desafiadores, o que explica a constante comparação com o gênero Soulslike.

Além disso, outro aspecto de Black Myth: Wukong que geralmente leva outros jogos a serem classificados como Soulslikes é o sistema de ressurgimento de inimigos.

Assim como em jogos que realmente “são souls”, quando os jogadores descansam para recuperar a vida, todos os inimigos derrotados ressurgem.

Mas, afinal é Black Myth: Wukong é Soulslike ou não?

Não, Black Myth: Wukong não é um jogo Soulslike.

Embora possua alguns elementos marcantes do subgênero, ele é um RPG de ação com características de outros jogos e gêneros consagrados.

Para concluir, confira a opinião dos desenvolvedores sobre a comparação: 

“Recebemos comentários nesse sentido, dizem que não é um jogo similar ao Souls. E ficamos muito felizes em ouvir isso, porque não é nossa intenção fazer um jogo similar aos Souls”.

“Há duas coisas que queremos conseguir: uma é que o personagem principal, Wukong, seja imortal, então o que queremos é que os jogadores possam experimentar o que é estar em uma luta como um imortal, e, por isso, ele mesmo é muito forte”.

“E, em segundo lugar, queríamos que o jogador pudesse experimentar diferentes coisas em vez de fazer o jogo ser muito difícil”, concluiu o representante do estúdio do jogo, Game Science.

E aí, ainda acha que Black Myth: Wukong é um Soulslike? Conta aí nos comentários e também diz o que achou do jogo!

Fonte: Game Rant

Tales Almeida
Eu nasci no interior de Minas Gerais, em 1996, e me lembro de gostar de jogos e desenhos desde muito novo. Após vir morar em São Paulo, comecei a me interessar por produzir conteúdo para a internet, me especializei em redação SEO, e atuo no UE como criador de listas diversas, falando principalmente sobre personagens de HQs e animes.

1 Comentário

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui