Os Incríveis, um clássico de animação da Pixar, que teve seu primeiro longa lançado em dezembro de 2004, nos apresentou os personagens Beto Pêra e sua esposa Helena, com seus três filhos, Violeta, Flecha e Zezé. Eles estavam entre os maiores super-heróis do mundo, salvando vidas e combatendo o mal diariamente.
Mas, após quinze anos, foram forçados a adotar novas identidades e a se mudarem para o subúrbio, começando a viver como cidadãos comuns. No longa, Beto vê uma oportunidade de voltar à ação, após uma misteriosa ligação, que o intima a comparecer a uma ilha distante para receber uma missão ultrassecreta. Assim, ele descobre que só uma família inteira de super-heróis será capaz de salvar o mundo e impedir sua total destruição.
Com personagens que marcaram muitas pessoas, momentos cômicos, as cenas de ação e a interação entre a família, Os Incríveis se tornou o filme Disney/Pixar favorito de muitas pessoas.
E assim como todos os filmes do estúdio, há muitas curiosidades a seu respeito, desde detalhes ocultos no longa à produção em si. Conheça algumas!
21 fatos curiosos sobre Os Incríveis (The Incredibles):
Animação Disney
O filme de 2004 foi a sexta animação da Disney/Pixar.
Premiações
Foi indicado a 4 Oscars, vencendo 2: Melhor Filme de Animação e Melhor Edição de Som. Além disso, ganhou 10 Annie Awards de 16 nomeações.
Título em Portugal
Diferentemente do Brasil, que o primeiro título veio apenas com a tradução literal, em Portugal, foi chamado de The Incredibles: Os Super-Heróis.
Ideia
Brad Bird, escritor e desenvolvedor de Os Incríveis, teve a ideia do filme no início da década de 90, baseando a história em suas próprias experiências, tentando equilibrar sua carreira com a família.
Animação em computador
Os Incríveis foi originalmente desenvolvido para o processo de animação tradicional, onde os desenhos eram feitos à mão. Mas depois do fracasso de Looney Tunes: Back in Action, de 2003, a Warner Bros. decidiu fechar sua divisão de animação. Bird então comentou sobre o projeto com seu ex-colega de faculdade, John Lasseter, que gostou da ideia e o convidou para trabalhar na Pixar. Lasseter também convenceu Bird a produzir o filme em animação por computador.
LPICS
Este foi o primeiro filme da Pixar, cuja iluminação foi projetada com o LPICS, uma tecnologia de design desenvolvida internamente. Com isso, os designers de iluminação podiam ver e fazer mudanças de iluminação, e levaria um décimo de segundo para mostrar a nova imagem.
Protagonistas humanos
É o primeiro filme da Pixar a ser protagonizado apenas por humanos, não possuindo um universo antropomorfizado e imaginário onde, até então, os filmes da Pixar se baseavam.
Trailer
Tal como acontece com outras produções da Pixar, o trailer original do filme apresentou uma animação feita especialmente para ele, não aparecendo no corte final. Foi dirigido por Brad Bird 18 meses antes do lançamento do filme.
Garoto do triciclo
O filho de Brad Bird, Nicholas Bird, é a voz do garoto do triciclo. Ele já havia feito o Squirt, no filme Pixar anterior, Procurando Nemo (2003). O menino se chama Rusty; isso é revelado apenas nos créditos do filme e em um quadrinho publicado na revista Disney Adventures.
Discos voadores
Os efeitos sonoros dos discos voadores que estavam sendo conduzidos na ilha são, na verdade, o som de um carro abafado.
Metroville
A família Incrível morava em Metroville, uma combinação de Metropólis e Smalville.
Bairro Pixar
Durante a primeira sequência de luta, o mapa no GPS do Sr. Incrível mostra um bairro que foi inspirado no que está a sede principal da Pixar. Até mesmo alguns dos nomes das ruas são iguais.
As roupas
Roupas, com suas texturas, tecelagem e costuras, são notórias pela dificuldade de reproduzir em animação por computador. Considerando que há mais de 95 roupas usadas pelos personagens no filme, um alfaiate foi trazido para o estúdio para explicar os detalhes do design de roupas.
“Nada de capas”
Explosões e disparos
Em todo o filme, você pode ver 35 explosões, 189 botões sendo pressionados e aproximadamente 640 disparos.
Classificação Indicativa
O primeiro filme da Disney/Pixar a receber classificação PG, sugerindo que menores de 13 anos estivessem acompanhados de um adulto, já que continha um pouco mais de violência em comparação com os outros filmes da produtora.
Easter Egg Pizza Planet
Até seu lançamento, esse era o único filme do estúdio em que o carro do Pizza Planet não aparece como um “Easter Egg” durante o filme todo. Em 2018, já conseguimos revê-lo em Viva – A Vida é Uma Festa.
Samuel L. Jackson
Samuel L. Jackson é conhecido dos fãs de Vingadores por seu clássico papel de Nick Fury na franquia, mas seu primeiro filme de animação foi Os Incríveis, como Gelado.
Orçamento e Arrecadação
Seu orçamento foi de 92 USD milhões, e arrecadou mais de 633 USD milhões em bilheterias.
Título início e créditos
Os Incríveis (2004) e Ratatouille (2007) – ambos dirigidos por Brad Bird – são os únicos filmes de Pixar que mostram o título do filme duas vezes em seu tempo de execução, tanto no início quanto no final, antes dos créditos.
Jogo
Os fãs ficaram super felizes em outubro de 2005, com o lançamento do jogo “The Incredibles: Rise of the Underminer” que continuava os eventos do primeiro filme. Disponível para PlayStation 2, Xbox, Nintendo GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, Microsoft Windows, Mac OS Classic.
Sequência em 2018
A sequela de Os Incríveis 2 será lançada catorze anos após o original. Sua estreia está marcada para o dia 28 de junho – com seu primeiro trailer oficial liberado em 15 de fevereiro, pra aumentar a ansiedade.
Qual curiosidade foi a sua preferida? Acrescentaria mais alguma à lista?