A fim de conferir um ou alguns filmes românticos hoje? O gênero é um dos favoritos de muitas pessoas, especialmente por despertarem muitos sentimentos e, claro, por retratarem lindas histórias de amor – a maioria delas com o tão esperado final feliz.
Selecionamos esta lista especialmente para você fã de filmes românticos assistir sozinho(a) ou acompanhado(a), contando com produções incríveis clássicas e atuais!
Última atualização: 21/08/2020
Filmes de romance imperdíveis
Dando um pequeno spoiler da lista, ela conta com produções como Uma linda mulher, 10 coisas que eu odeio em você, Me chame pelo seu nome, Kimi no na wa, entre muitos outras.
1. La La Land: cantando estações (2016)
Ao chegar em Los Angeles, o pianista de jazz Sebastian conhece a atriz iniciante Mia e os dois se apaixonam perdidamente.
Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo.
É um filme musical que surpreende muito positivamente até mesmo quem não é tão fã do gênero.
O que comentam sobre “La La Land: cantando estações”:
- “Enrolei muito pra ver esse filme, mas finalmente assisti e amei.”
- “Eu odeio musicais, mas eu amei esse filme. É lindo.”
- “Assistindo novamente e cantando junto.”
- “Esse filme é uma homenagem aos musicais clássicos de Hollywood, mas ao mesmo tempo tem uma abordagem moderna na forma que usa os elementos cinematográficos e em como lida com os desafios da construção de um relacionamento amoroso em meio às exigências profissionais. La La Land é sensível, divertido, emocionante, visualmente deslumbrante e musicalmente memorável.”
2. Ela (2013)
Em um futuro próximo na cidade de Los Angeles, Theodore é um homem complexo e emotivo que trabalha escrevendo cartas pessoais e tocantes para outras pessoas.
Com o coração partido após o final de um relacionamento, ele começa a ficar intrigado com um novo e avançado sistema operacional que promete ser uma entidade intuitiva e única.
Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz feminina perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada.
A medida em que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em um eventual amor um pelo outro.
O que comentam sobre “Ela”:
- “Filme lindo! Ótima história, bem executada, ótimas atuações!”
- “Esse filme tem cada diálogo bonito, achei o final interessante e soa até belo, é definitivamente um roteiro bem criativo.”
- “São raros os filmes capazes de superar nossas expectativas, na maioria das vezes somos decepcionados, com Ela está longe de ser assim. Certamente um dos mais belos, sensíveis e originais romances lançados nos últimos tempos.”
3. Uma linda mulher (1990)
Durante uma viagem de negócios a Los Angeles, Edward, um executivo que compra e fragmenta empresas com o objetivo de vendê-las, encontra a prostituta Vivian.
Edward a contrata para ficar com ele durante uma semana, e acompanhá-lo nos jantares de negócios.
Boa trilha sonora, surpresas no roteiro e grande paixão marcam um dos melhores filmes românticos, onde os protagonistas precisam enfrentar muitas barreiras, especialmente impostas pela sociedade a fim de unir seus mundos tão diferentes.
O que comentam sobre “Uma linda mulher”:
- “Uma Linda Mulher é um desses filmes que sempre encantarão gerações com sua história completamente surreal, mas totalmente convincente.”
- “Um dos melhores filmes de romance que existem! Richard Gere e Julia Roberts são sempre os melhores!”
- “Um filme muito bonito, a química dos protagonistas é realmente fascinante. Para a sua época, é uma trama deveras maravilhosa e merecedora de toda a aclamação que recebe até os dias atuais.”
4. Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004)
Jim Carrey é bastante conhecido por seus filmes de comédia, mas entre as muitas facetas do ator, também está a de protagonizar bons filmes românticos!
Joel e Clementine formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, ela decide esquecer Joel para sempre, aceitando se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele.
Após saber de sua atitude, Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, ele também se submete ao tratamento experimental. Porém, ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.
Dica: este é um dos filmes clássicos disponíveis no Prime Video!
O que comentam sobre “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”:
- “Ótimo filme, sem dúvida. Uma história de amor “ao contrário” e um romance fabulosamente imaginativo. Não espere nada padronizado nesse filme, apenas se deixe levar por sua inventividade e originalidade.”
- “Tão bonito que chega a ser sofrível de assistir e tentar se colocar no lugar do moço.”
- “É bem enrolado, mas não deixa de ser bom.”
5. Um lugar chamado Notting Hill (1999)
Um filme romântico britânico de 1999, que faz referência ao bairro Notting Hill, de Londres, onde a história acontece.
William Thacker é dono de uma livraria. A monotonia de sua existência é tumultuada romanticamente quando a famosa atriz americana Anna Scott aparece em sua loja. Um encontro acidental, com um suco de laranja derramado, leva a um beijo que dá início a um caso de amor.
Conforme ele e a glamorosa estrela de cinema se aproximam cada vez mais, eles lutam a fim de conciliar seus estilos de vida radicalmente diferentes em nome do amor.
O que comentam sobre “Um lugar chamado Notting Hill”:
- “Esse filme é simplesmente maravilhoso! A história de amor de um cara totalmente fracassado no amor com uma estrela de cinema inalcançável.”
- “Pra mim esse filme já virou clássico no seu gênero, uma bela história de amor. Já vi esse filme diversas e várias vezes.”
- “Adorei. Não é meu gênero de filmes favoritos, mas esse é muito bom.”
6. Antes do amanhecer (1995)
Antes do amanhecer é o primeiro longa de uma trilogia de filmes românticos. Todos os 3 são excelentes, e serão citados na lista.
Jesse, um jovem americano, e Celine, uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem rumo a Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente.
Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar ao máximo o pouco tempo que lhes resta.
O que comentam sobre “Antes do amanhecer”:
- “Deixa a gente com uma sensação gostosa, quase como estar apaixonado mesmo.”
- “Eu amei os diálogos, amei os personagens, amei tudo.”
- “Excelentes atuações, com diálogos melhores ainda e muita química entre os protagonistas, sendo essa uma das coisas que mais impressiona.”
7. Antes do pôr do sol (2004)
No primeiro longa, Jesse e Celine se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte.
Agora, 9 anos depois eles se reencontram, novamente por acaso. Jesse se tornou um conhecido escritor, enquanto Celine trabalha em uma organização de proteção ao meio-ambiente.
Jesse está em Paris a fim de promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas, onde discutem o que aconteceu em suas vidas em todos estes anos.
O que comentam sobre “Antes do pôr do sol”:
- “Os diálogos quase sem interrupções são a melhor coisa desse filme.”
- “Lindo demais, nem vi o tempo passar.”
- “Acho que esse é o final de filme mais incrível que já vi. O primeiro ainda é meu favorito, mas esse tem os melhores diálogos da trilogia.”
8. Antes da meia noite (2013)
Novamente, 9 anos após os eventos de Antes do pôr do sol, Jesse e Celine vivem juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank, o filho adolescente que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe.
Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem.
Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto que Celine considera seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês.
O que comentam sobre “Antes da meia noite”:
- “Eu adorei esse filme, pra mim ainda melhor que os outros dois porque retrata tão bem a vida real, os relacionamentos e as dificuldades pós casamento.”
- “Eu sou apaixonada nos diálogos dessa trilogia, e teve alguns nesse terceiro filme que encantaram ainda mais. Amei assistir os três filmes, que história!”
- “A forma como a trilogia vai aos poucos desmistificando o amor romântico é incrível.”
9. 10 coisas que eu odeio em você (1999)
Este é um dos filmes românticos que tem inspiração em nada mais, nada menos, que em uma obra de Shakespeare, um dos melhores livros de romance da história. Ele é baseado em A Megera Domada.
Na obra, Katherina é a mais velha de duas irmãs, que recusa todos os pretendentes que surgem, e causando o desespero de sua irmã caçula Bianca, ela só poderá se casar depois que se concretizar o matrimônio da irmã.
No longa, Bianca não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai cria uma situação: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina, namore também.
Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum.
A fim de resolver a questão, Cameron, apaixonado por Bianca, resolve contratar o misterioso Patrick Verona para seduzir a futura cunhada.
O que comentam sobre “10 coisas que eu odeio em você”:
- “Eu adorei esse filme. Muito gostosinho de assistir.”
- “Sensacional, nostálgico, tudo de bom.”
- “Grande filme, grande atuações, ótima trilha sonora! Um clássico!”
10. Me chame pelo seu nome (2018)
Me chame pelo seu nome é um dos grandes filmes românticos, estando entre os melhores filmes 2018. No ano, recebeu indicação a 4 Oscars: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Música Original e Melhor Roteiro Adaptado; vencendo o último.
No norte da Itália, em 1983, Elio, de 17 anos, está passando o verão na casa de seus pais.
Tudo começa a mudar quando ele inicia um relacionamento com um visitante, Oliver, um acadêmico que veio ser assistente de pesquisa de seu pai.
O que comentam sobre “Me chame pelo seu nome”:
- “Esse filme me dá tanta saudade do verão.”
- “Gostei do filme, me surpreendeu bastante.”
- “É um filme envolvente, tem ótimas paisagens e um roteiro incrível. Os atores não se tornam caricatos o que deixa o filme ainda melhor.”
11. Encontros e desencontros (2003)
Bob Harris é uma estrela de cinema, que está em Tóquio com o objetivo de fazer um comercial de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic que a deixa sozinha o tempo todo.
Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos.
Um dos destaques do longa é a sua trilha sonora.
O que comentam sobre “Encontros e desencontros”:
- “Excelente filme! Em meio a uma realidade chata vivida pelos protagonistas surge uma relação que ao mesmo tempo é improvável, porém pertinente e dramática tanto quanto bela.”
- “É um filme meio parado, mas achei até gostosinho de assistir.”
- “O filme é muito lindo esteticamente e a trilha sonora é linda vezes quatro.”
12. Para todos os garotos: PS. ainda amo você (2020)
Lara Jean não esperava se apaixonar por Peter Kavinsky quando eles fingiam namorar, mas agora a relação dos dois deixou de ser artificial.
Só que, ao se reconectar com uma paixão do passado, John, tudo fica ainda mais complicado para a jovem, que precisa entender o que se passa internamente para tomar uma grande decisão.
Este é um dos filmes de romance da Netflix quem mais tem feito sucesso na plataforma.
O que comentam sobre “Para todos os garotos”:
- “É bom, mas prefiro o primeiro.”
- “Gostei, é um filme teen. Dito isso, a proposta do filme se encaixa na idade dos seus telespectadores.”
- “Leve e contagiante. Bom para passar o tempo.”
13. Encantada (2007)
Este é o mais diferente entre os filmes românticos da lista.
Giselle é uma bela princesa que foi recentemente banida por uma rainha malvada de seu mundo mágico e musical. Com isso, ela foi parar na Manhattan dos dias atuais, um local completamente diferente de onde vivia.
Logo ela recebe a ajuda de Robert, um advogado divorciado por quem se apaixona.
Só que Giselle já está prometida em casamento ao príncipe Edward, que decide também deixar o mundo mágico a fim de reencontrar sua amada.
O que comentam sobre “Encantada”:
- “Eu simplesmente amo esse filme. Amy Adams maravilhosa como sempre!”
- “Encantada resgata a magia, a beleza e o encanto que admiro na maioria dos filmes da Disney. Isso sem falar nas canções, que adoro.”
- “Filme bastante alto astral, divertido, uma história bacana e com músicas extremamente empolgantes que dão vontade de dançar.”
14. Kimi no na wa (2017)
Certamente este é um dos melhores animes de romance já produzidos. Que traz uma história bem amarrada com um visual belíssimo.
Nele, Mitsuha é uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Taki é um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, que deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto.
Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos.
O que comentam sobre “Kimi no na wa”:
- “Esse filme é uma obra prima! Ele tem os traços incríveis, e uma história espetacular!”
- “Como sempre o cinema oriental se supera a cada vez que lança um filme o que deveria servir de exemplo para o cinema ocidental.”
- “Poucos filmes de romance me deixaram tão sem palavras igual a esse. O sentimento que esse filme me deixou foi tão puro que eu não consegui parar de pensar nele, o que faz dele, para mim, uma obra prima.”
Depois de se divertir bastante com os longas de romance, confira também estas outras dicas de filmes: