8 parques de SP que estão abertos e seus horários

Saiba quais são os melhores parques da cidade de São Paulo, as atividades que eles possibilitam, onde estão localizados e os horários em que estão funcionando atualmente.

Os melhores parques de SP, além de serem uma agradável forma de se movimentar e sair do ambiente cinza da “cidade”, ainda costumam promover eventos culturais durante o ano e também cursos, feiras e oficinas.

Devido a pandemia alguns espaços dos principais parques ainda estão fechados, mas, em geral, a maioria das atividades ao ar livre já estão disponíveis para quem deseja visitá-los.

Conheça os melhores parques de São Paulo

A maioria dos parques da lista são ótimos para passeios em família, fazer piqueniques, praticar algum esporte ou simplesmente para relaxar.

Lembrando que as medidas de segurança continuam válidas e protocolos como entrada apenas fazendo uso de máscaras, não utilizar bebedouros e distanciamento social, devem ser respeitados.

1. Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um dos destinos mais procurados pela população paulistana e também uma das mais importantes áreas verdes da cidade.

Ele é visitado especialmente por pessoas que querem caminhar e correr, andar de bicicleta, andar de skate, praticar slackline, fazer visitas culturais (Oca, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Moderna, etc), ir ao planetário, ler no bosque de leitura, entre outras atividades.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana
Horários: todos os dias, das 06h às 18h

2. Parque Villa-Lobos / Parque Cândido Portinari

Horário de Funcionamento do Parque Villa Lobos

O Parque Villa-Lobos é um parque de fácil acesso localizado em Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheiros.

Entre os atrativos do parque estão sua ciclovia, quadras, bosque, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica, etc.

Além do Villa-Lobos, em 2013 a área vizinha transformou-se no Parque Urbano Cândido Portinari, com mais de 120 mil m2 destinados a lazer, esporte e cultura, com destaque para a pista e o bowl, onde ocorrem etapas de campeonatos mundiais de skate, e a ciclovia, que somada à ciclovia do Parque Villa-Lobos oferece 4,5 km de extensão.

Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 e 1.025 – Alto de Pinheiros / Av. Queiroz Filho, 1.365
Horários: todos os dias, das 06h às 18h

3. Parque Água Branca

Parque da Água Branca

O Parque da Água Branca está localizado no bairro da Barra Funda.

Ele abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, tem equipamentos de ginástica, possui arena hípica e espaços para exposições e feiras.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda
Horários: todos os dias, das 06h às 18h

4. Parque Ecológico do Tietê

Inaugurado em 1982 e com mais de 14 milhões de m2, o Parque Ecológico do Tietê está localizado na Zona Leste de São Paulo.

O parque é completo, possibilitando contato com a natureza, caminhada, ciclismo, pedalinho, piquenique, quadra e trilhas.

Entre suas principais atrações estão: Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, biblioteca e Centro de Recepção de Animais Silvestres, etc.

Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart
Horários: todos os dias, das 06h às 18h

5. Parque Burle Marx

Parque Burle Marx

O Parque Burle Marx é referência em São Paulo por sua densa vegetação de mata atlântica nativa (única no ambiente urbano da capital).

Entre as principais atividades praticadas por lá estão: piqueniques, bicicletas, patins, patinetes, ensaios fotográficos, aulas de dança, yoga, entre outros.

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade
Horários: todos os dias, das 06h às 18h

6. Parque da Independência

O Parque da Independência é um verdadeiro patrimônio de São Paulo.

Abrigo do Monumento à Independência e da Casa do Grito, o parque serve de complemento ao Museu da Independência, localizado logo ao lado.

Ele possui uma área extensa propícia para prática de esportes, tem rampa levemente inclinada, ótima para quem gosta de skate, longboard, patins, patinete, entre outros.

Endereço: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga
Horários: todos os dias, das 06h às 18h

7. Parque da Aclimação

O Parque da Aclimação oferece diariamente diversas opções de lazer e entretenimento aos transeuntes do bairro da Liberdade e Paraíso, no centro de São Paulo.

Possui um lago relativamente grande, com áreas gramadas ao redor onde é possível praticar alguns tipos de atividades: yoga, ler um livro, ouvir música, fazer piquenique, etc.

O local conta ainda com aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, playgrounds infantis, campo de futebol e quadras de vôlei e basquete.

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação
Horários: todos os dias, das 06h às 18h

8. Parque da Juventude

Parque da Juventude

O Parque da Juventude surgiu em 2003 na Zona Norte de São Paulo, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre.

O parque possui ampla área verde, instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento, espaço canino e espaço aberto para shows e eventos.

O espaço abriga ainda a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos.

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana
Horários: todos os dias, das 06h às 18h

Atenção: a programação está sujeita à alteração sem aviso prévio. Sugerimos que confirme através das redes sociais ou sites de cada um dos parques antes de sair.

Explore também ↴

Minha história com SP é a mesma contada por muitos brasileiros. Vivi no interior de Minas Gerais por muitos anos até que me mudei para “a cidade grande” para estudar. E aqui estou, desde 2011. Atualmente sou formada em Marketing, e trabalho com criação e revisão de conteúdo para a internet. Uma das principais características da minha vida por aqui sempre foi a curiosidade por conhecer mais da cidade, ir a novos lugares (especialmente para comer). E agora, conto tudo no Mídia Paulistana. Uma frase que me define é: “Uma mineira fazendo poesia sobre os lugares que passa pela cidade de São Paulo.”