9 pontos turísticos que vale conhecer em SP (sendo turista ou não)

Muitos dos melhores lugares para se visitar em São Paulo estão a uma curta caminhada um do outro, o que torna a cidade uma ótima opção para turistas, especialmente os que buscam por museus, praças, parques, entre outros.

São Paulo, a maior cidade do Brasil e uma das cidades mais populosas do mundo, oferece um turbilhão de atividades, entre elas seus locais famosos. Algumas pessoas vêm à cidade para curtir os parques; outros para fazer compras e conhecer restaurantes; e muitos simplesmente para visitar os pontos turísticos: Avenida Paulista, MASP, Viaduto do Chá, Pinacoteca, entre outros.

Conheça os principais pontos turísticos de São Paulo

Entre os pontos turísticos de São Paulo que vale a pena visitar (sendo turista ou não) estão opções como: Praça da Sé, Mosteiro da Luz, Mercado Municipal, etc. Saiba onde estão cada um deles e suas principais atividades oferecidas.

1. Avenida Paulista

Avenida Paulista
(@gastovu/Instagram/Reprodução)

Uma caminhada ou pedalada pela Avenida Paulista deve fazer parte de um bom roteiro por São Paulo.

A avenida é um símbolo da cidade, especialmente por concentrar muitos espaços culturais: teatros, cinemas, museus, shoppings, feiras artesanais, apresentações de artistas de rua, etc.

Em épocas normais (sem pandemia), a Paulista é aberta aos domingos para pedestres, reunindo atividades culturais e de lazer.

Endereço: Avenida Paulista, São Paulo
Horários:

2. Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Sem dúvida, um dos principais museus de São Paulo. O Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país.

Mais importante acervo de arte do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos, etc.

O acervo permanente do MASP é lindo e as demais exposições também são sempre muito enriquecedoras. Ele também conta com um vão livre, que é um lugar muito bacana.

Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Horários: Visite o site (AQUI)

3. Praça da Sé

Praça da Sé
(@motasestudiosoficial/Instagram/Reprodução)

A Praça da Sé é o centro geográfico da capital paulista. No local está o Marco Zero e é a partir dele que são medidas as distâncias das rodovias e fronteiras estaduais, assim como a numeração das vias públicas da cidade.

Junto à praça também está situada a Catedral Metropolitana da Sé, maior igreja de São Paulo, que teve sua construção iniciada em 1913.

O que tira parte do encanto é a sensação de insegurança no local. Portanto, caso a visite, fique sempre atento(a) à movimentação próxima. Não fossem os problemas públicos, seria um ótimo cartão postal.

Endereço: Praça da Sé, s/nº – Centro
Horários:

4. Viaduto do Chá

O Viaduto do Chá foi o primeiro viaduto da cidade de São Paulo. Ele tem esse nome porque havia nas proximidades uma extensa plantação de chá da Índia.

Durante muitos anos o Viaduto do Chá foi o principal cartão postal da cidade. Diversos pontos de interesse estão próximos como: Edifício Martinelli, Farol Santander, Teatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo e Basílica de São Bento.

Infelizmente, ele enfrenta as mesmas questões da Praça da Sé e outros pontos turísticos localizados no centro da cidade, em especial a sensação de insegurança.

Endereço: Viaduto do Chá, Anhangabaú – Centro
Horários:

5. Mosteiro da Luz

Mosteiro da Luz
(@museuartesacra/Instagram/Reprodução)

O Mosteiro da Luz foi construído em 1579, com a fundação da igreja de Nossa Senhora da Luz. Em 1600, a igreja foi transferida para o Anhangabaú, no centro da capital.

Lá também está localizado o Museu de Arte Sacra de São Paulo, com representativos acervos do patrimônio sacro brasileiro.

É um lugar lindo que transmite muita paz!

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Horários: Visite o site (AQUI)

6. Pinacoteca de São Paulo

Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905, a Pinacoteca é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.

Seu acervo original foi formado com a transferência de 26 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e conta hoje com cerca de 11 mil peças. Entre elas, trabalhos de autoria de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.

O prédio da Pinacoteca é muito bonito e bem preservado, o acervo fixo é fantástico. Vale muito a pena visitar.

Ao lado estão a Estação e o Parque da Luz que também são pontos turísticos e culturais da cidade.

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz
Horários: Visite o site (AQUI)

7. Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera
(@sponeway/Instagram/Reprodução)

Para quem quer conhecer os parques de São Paulo, começar pelo Parque Ibirapuera é sempre uma boa ideia. Um pedaço de calmaria em uma cidade movimentada.

Ele é o mais importante parque urbano da cidade, possuindo ciclovia, quadras, pistas de corrida, passeio e descanso e áreas abertas para shows.

Além disso, abriga prédios públicos, museus, planetário, o prédio da Bienal, ginásio de esportes, Museu do Presépio, Museu da Aeronáutica e do Folclore, o Obelisco, o Monumento às Bandeiras e o Pavilhão Japonês.

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana
Horários: Visite o site (AQUI)

8. Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercadão, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, sendo um importante mercado público localizado no Centro Histórico da cidade de São Paulo.

Com terreno de 22.147 m², possui boxes, áreas comuns, espaço gourmet, área administrativa, restaurantes, além de vagas de estacionamento.

O imóvel é tombado pelo patrimônio histórico.

Endereço: Rua da Cantareira, nº 306 – Centro
Horários: segunda a sábado, das 6h às 18h; domingos, das 6h às 16h (para o público geral); e de segunda a sábado, das 22h às 06h (para atacado)

9. Jardim Botânico

Jardim Botânico
(@felipefmj/Instagram/Reprodução)

Mais uma atividade oferecida em meio à natureza na cidade de São Paulo.

Fundado em 1928, o Jardim Botânico conta com 143 hectares, com várias espécies vegetais. No Museu Botânico há amostras de plantas da flora brasileira, coleção de produtos extraídos de plantas e representações de ecossistemas do Estado.

Destacam-se também as estufas que abrigam plantas típicas da Mata Atlântica e exposições temporárias, o Jardim de Lineu, o portão histórico de 1894, e o marco das nascentes do riacho Ipiranga.

Em resumo, é um lugar incrível para relaxar. Também possui um restaurante bem gostoso e acessível.

Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 3031 – Água Funda
Horários: Visite o site (AQUI)

Explore também ↴

Fabíula de Almeida
Minha história com SP é a mesma contada por muitos brasileiros. Vivi no interior de Minas Gerais por muitos anos até que me mudei para “a cidade grande” para estudar. E aqui estou, desde 2011. Atualmente sou formada em Marketing, e trabalho com criação e revisão de conteúdo para a internet. Uma das principais características da minha vida por aqui sempre foi a curiosidade por conhecer mais da cidade, ir a novos lugares (especialmente para comer). E agora, conto tudo no Mídia Paulistana. Uma frase que me define é: “Uma mineira fazendo poesia sobre os lugares que passa pela cidade de São Paulo.”