Saiba qual o maior estádio de São Paulo

Os estádios de São Paulo estão nas diferentes regiões da cidade: Zona Oeste, Zona Leste, Zona Norte e Zona Sul. Saiba qual a capacidade e outras curiosidades sobre eles.

Os maiores estádios de SP são capazes de acomodar de uma única vez milhares de pessoas nos jogos de futebol e em outros tipos de eventos.

O estado conta com um bom número de arenas capazes de acomodar milhares de pessoas. Saiba quais são as maiores, a capacidade média do público que cada uma delas comporta e também outras informações interessantes.

Maiores estádios de SP

Os principais estádios abaixo são a casa de alguns dos maiores times do estado.

Maiores estádios de SP Capacidade média de pessoas
1. Morumbi 72 mil
2. Neo Química Arena 49 mil
3. Allianz Parque 43 mil
4. Pacaembu 37 mil
5. Olímpico da USP 35 mil
6. Canindé 21 mil
7. Fazendinha 16 mil

Por possuírem as maiores torcidas de SP e também figurarem entre as maiores torcidas do Brasil, necessitam de locais que acomodem muitos milhares de torcedores ao mesmo tempo!

1. Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)

Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
(@estadiodomorumbi/Instagram/Reprodução)

O maior estádio de SP é o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi. Ele ainda é o terceiro maior do Brasil, ficando atrás apenas do Maracanã, do Rio de Janeiro, e do Mané Garrincha, de Brasília.

Já se falarmos de estádios privados ele é o maior do país, sendo a casa do clube São Paulo.

A capacidade estimada do Morumbi é de 72.039 espectadores ao mesmo tempo.

A construção do estádio se iniciou em 1952 e a inauguração parcial ocorreu em 1960, já que o término do projeto só aconteceu em 1970.

Até a década de 90 a capacidade do Morumbi era para mais de 100 mil pessoas, mas ele foi sofrendo mudanças para acomodar melhor o público.

Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi

2. Neo Química Arena (Arena Corinthians)

A Neo Química Arena, anteriormente conhecida como Arena Corinthians, é o segundo maior estádio de SP, que conta com a capacidade para acomodar uma média de 49.205 espectadores ao mesmo tempo.

O estádio teve o projeto de construção iniciado em maio de 2011 na zona leste de São Paulo (Artur Alvim), com a finalização acontecendo em abril de 2014.

Já a inauguração da Neo Química Arena aconteceu em maio de 2014, e menos de dois meses após recebeu mais de 63 mil espectadores graças a construção de arquibancadas provisórias.

Endereço: Avenida Miguel Ignácio Curi, 111 – Artur Alvim

3. Allianz Parque (Arena Palmeiras)

Allianz Parque (Arena Palmeiras)
(@allianzparque/Instagram/Reprodução)

O Aliianz Parque, também conhecido como Arena Palestra Itália (ou simplesmente Arena Palmeiras), ocupa o terceiro lugar entre os maiores estádios de SP.

O estádio é a casa do clube Palmeiras, tem capacidade total para cerca de 43.713 espectadores, e foi construído no bairro Água Branca de 2010 a 2014, sendo inaugurado em novembro.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca

4. Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido apenas como Pacaembu, também está entre os maiores de SP.

O Pacaembu tem uma capacidade média para 37.730 espectadores.

Ele foi fundado em 1940 (a construção ocorreu de 1938 a 1940) no bairro Pacaembu e pertence ao governo municipal.

Endereço: Praça Charles Miller – Pacaembu

5. Estádio Armando de Salles Oliveira (Olímpico da USP)

Com capacidade para 35.000 espectadores, o Estádio Armando de Salles Oliveira, mais conhecido apenas como Olímpico da USP (ou Estadio da USP), também entra na lista.

Endereço: Praça 2, Rua Professor Rubião Meira, 61 – Butantã

6. Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte (Canindé)

O Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, mais conhecido como Canindé, tem capacidade média para 21 mil pessoas.

Ele começou a ser construído em 1953 e foi inaugurado em novembro de 1956.

Endereço: Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé

7. Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha)

Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha)
(@corinthians_associativo/Instagram/Reprodução)

O Estádio Alfredo Schürig, mais conhecido como Fazendinha ou Parque São Jorge, tem capacidade média para cerca de 16 mil pessoas.

Ele pertence ao Corinthians, e foi inaugurado em 1928 (a construção levou 2 anos, tendo início em 1926).

Além dos estádios citados, outros dois que também possuem boa capacidade são o Ícaro de Castro Melo (mais conhecido como Estádio Olímpico do Ibirapuera), que tem capacidade média para 13 mil pessoas, e também o Nicolau Alayon (conhecido como Comendador Souza), que tem capacidade para mais de 10 mil espectadores.

Endereço: Rua São Jorge, 777 – Parque São Jorge

Explore também ↴

Minha história com SP é a mesma contada por muitos brasileiros. Vivi no interior de Minas Gerais por muitos anos até que me mudei para “a cidade grande” para estudar. E aqui estou, desde 2011. Atualmente sou formada em Marketing, e trabalho com criação e revisão de conteúdo para a internet. Uma das principais características da minha vida por aqui sempre foi a curiosidade por conhecer mais da cidade, ir a novos lugares (especialmente para comer). E agora, conto tudo no Mídia Paulistana. Uma frase que me define é: “Uma mineira fazendo poesia sobre os lugares que passa pela cidade de São Paulo.”