Guia completo do Mercadão Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo, carinhosamente conhecido como Mercadão, recebe milhares de pessoas diariamente. Saiba quais são os principais atrativos de lá!

Mercadão Municipal de São Paulo
Cheque o horário de funcionamento com o local antes de sair de casa, pois podem haver alterações de horários por conta da quarentena no estado de São Paulo.

O Mercadão de São Paulo, que foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, é um dos pontos turísticos da capital, conhecido como um bom lugar para comprar alimentos, utilidades para a casa e comer diversos tipos de pratos, entre eles o famoso sanduíche de mortadela.

Para conhecer mais de sua história e saber o que há de melhor para fazer por lá, leia nosso guia completo.

Confira a seguir:

  1. Endereço do Mercadão
  2. Como chegar no Mercadão
  3. Horário de funcionamento do Mercadão
  4. O que comer no Mercadão

Todas as dicas para a sua visita ao Mercado Municipal da capital paulista!

1. Onde fica o Mercadão de São Paulo?

O Mercado Municipal de São Paulo fica na Rua da Cantareira, nº 306, no centro de São Paulo.

Ele está localizado bem próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II.

2. Como chegar ao Mercadão de São Paulo?

Como Chegar ao Mercadão de São Paulo

Caso vá de metrô, desça na estação São Bento (Linha 1 – Azul). A partir daí, pegue a saída do metrô para a Ladeira Porto Geral, vire à esquerda na Rua 25 de Março e a direita na Rua Comendador Afonso Kherlakian. O Mercadão está bem à frente.

O Mercadão também fica próximo ao Terminal Mercado, ponto final do Metrô Leve Expresso Tiradentes, que é interligado ao Terminal Dom Pedro II.

Se preferir ir de carro, o Mercadão de São Paulo fica perto da Avenida do Estado, e existe um estacionamento no próprio local, que é administrado pelo sistema Zona Azul. Porém, as vagas são limitadas e a região é de difícil acesso para carros, especialmente aos finais de semana.

Além disso, os estacionamentos próximos cobram preços bastante altos, então analise se realmente vale a pena escolher esta forma para chegar até lá.

Outra opção é usar a bicicleta, já que existem algumas vagas para estacionamento de bicicletas no Mercadão.

3. Qual o horário de funcionamento do Mercadão?

O Mercadão de São Paulo funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h e aos domingos, das 6h às 16h (para o público geral); e de segunda a sábado, das 22h às 06h (para atacado).

Lembrando que devido à pandemia, os horários podem variar caso a cidade de São Paulo estabeleça novas regras para a quarentena.

4. O que comer no Mercadão de SP?

O Mercadão tem uma forte influência italiana e lá se encontram diversos embutidos, sanduíches, bolinhos, pastéis de vários sabores, conservas, uma variedade de frutas, especiarias, etc.

Sem dúvidas, o Mercadão é um dos melhores lugares de SP para comer sanduíche de mortadela. Entre os restaurantes mais conhecidos estão o Bar do Mané, o Hocca Bar e o Mortadela Brasil.

Sanduíche de Mortadela do Mercadão

Veja algumas dicas de restaurantes:

1. Bar do Mané

Localização: Rua E Box 14
Telefone: (11) 3228-2141
Horário: segunda a sábado, das 5h30 às 17h; domingo, das 06 às 15h

2. Mortadela Brasil

Localização: Mezanino 4
Telefone: (11) 3311-0024
Horário: segunda a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 08h às 16h

3. Hocca Bar

Localização: Box G 21 / Box G 7 / Box Mezanino 5
Telefone: (11) 3227-6938
Horário: segunda a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 08h às 16h

4. O Brasileirinho

Localização: Mezanino 6
Telefone: (11) 3228-6416
Horário: todos os dias, das 11h às 17h

5. Tigrão Lanchonete (01 e 02)

Localização: Box L 19 K 26 / Box L 22 L 24
Telefone: (11) 3326-6775 / (11) 3326-7587
Horário: segunda a sexta, das 08h às 17h; sábado e domingo, das 08h às 16h

6. Banca do Ramon

Localização: Box E-11
Telefone: (11) 3329-9300
Horário: todos os dias, das 07h às 18h

Além destes, há muitas outras opções de restaurantes, açougues, avícolas, empórios, mercearias, peixarias, quitandas, etc. Veja o mapa abaixo que mostra a quantidade de estabelecimentos disponíveis no Mercadão:

Mapa do Mercadão de São Paulo

Leia alguns comentários de visitantes do Mercadão:

  • “Lugar excelente para conhecer um pouco da cultura paulistana! Para saborear o famoso lanche de mortadela e os pastéis, mas também para experimentar e levar para casa as frutas exóticas, saborosas e nutritivas que o mercadão oferece com excelência.”
  • “Excelente lugar para fazer compras, diversos produtos e frutos do mar, tudo fresquinho e limpo.”
  • “Arquitetura e vitrais lindíssimos. A única coisa ruim é que você nem bem chega, já tem um monte de pessoas oferecendo frutas, pão com mortadela, pastel, bolinho de bacalhau. A gente chega a ficar atordoado.”
  • “Um lugar que remete aos anos 50 logo de cara, os produtos de altíssima qualidade, as barracas de frutas coloridas, sortidas e diversificadas.”
  • “A experiência é incrível, vale muito a pena tomar os sucos naturais e claro, comer o lanche de mortadela icônico com um chopp. Tem estacionamento grátis.”

*Os horários de funcionamento ou serviços podem mudar.

Explore também ↴

  • Mercado da Lapa
  • Mercado Municipal de Pinheiros
  • Eataly São Paulo

Minha história com SP é a mesma contada por muitos brasileiros. Vivi no interior de Minas Gerais por muitos anos até que me mudei para “a cidade grande” para estudar. E aqui estou, desde 2011. Atualmente sou formada em Marketing, e trabalho com criação e revisão de conteúdo para a internet. Uma das principais características da minha vida por aqui sempre foi a curiosidade por conhecer mais da cidade, ir a novos lugares (especialmente para comer). E agora, conto tudo no Mídia Paulistana. Uma frase que me define é: “Uma mineira fazendo poesia sobre os lugares que passa pela cidade de São Paulo.”