Guia completo do Mercadão Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo, carinhosamente conhecido como Mercadão, recebe milhares de pessoas diariamente. Saiba quais são os principais atrativos de lá!

Mercadão Municipal de São Paulo
Estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e similares estão com atendimento presencial permitido entre 11:00h e 19:00h; com apenas 25% da lotação total.

O Mercadão de São Paulo, que foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, é um dos pontos turísticos da capital, conhecido como um bom lugar para comprar alimentos, utilidades para a casa e comer diversos tipos de pratos, entre eles o famoso sanduíche de mortadela.

Para conhecer mais de sua história e saber o que há de melhor para fazer por lá, leia nosso guia completo.

Confira a seguir:

  1. Endereço do Mercadão
  2. Como chegar no Mercadão
  3. Horário de funcionamento do Mercadão
  4. O que comer no Mercadão

Todas as dicas para a sua visita ao Mercado Municipal da capital paulista!

1. Onde fica o Mercadão de São Paulo?

O Mercado Municipal de São Paulo fica na Rua da Cantareira, nº 306, no centro de São Paulo.

Ele está localizado bem próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II.

2. Como chegar ao Mercadão de São Paulo?

Como Chegar ao Mercadão de São Paulo

Caso vá de metrô, desça na estação São Bento (Linha 1 – Azul). A partir daí, pegue a saída do metrô para a Ladeira Porto Geral, vire à esquerda na Rua 25 de Março e a direita na Rua Comendador Afonso Kherlakian. O Mercadão está bem à frente.

O Mercadão também fica próximo ao Terminal Mercado, ponto final do Metrô Leve Expresso Tiradentes, que é interligado ao Terminal Dom Pedro II.

Se preferir ir de carro, o Mercadão de São Paulo fica perto da Avenida do Estado, e existe um estacionamento no próprio local, que é administrado pelo sistema Zona Azul. Porém, as vagas são limitadas e a região é de difícil acesso para carros, especialmente aos finais de semana.

Além disso, os estacionamentos próximos cobram preços bastante altos, então analise se realmente vale a pena escolher esta forma para chegar até lá.

Outra opção é usar a bicicleta, já que existem algumas vagas para estacionamento de bicicletas no Mercadão.

3. Qual o horário de funcionamento do Mercadão?

O Mercadão de São Paulo funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h e aos domingos, das 6h às 16h (para o público geral); e de segunda a sábado, das 22h às 06h (para atacado).

Lembrando que devido à pandemia, os horários podem variar caso a cidade de São Paulo estabeleça novas regras para a quarentena.

4. O que comer no Mercadão de SP?

O Mercadão tem uma forte influência italiana e lá se encontram diversos embutidos, sanduíches, bolinhos, pastéis de vários sabores, conservas, uma variedade de frutas, especiarias, etc.

Sem dúvidas, o Mercadão é um dos melhores lugares de SP para comer sanduíche de mortadela. Entre os restaurantes mais conhecidos estão o Bar do Mané, o Hocca Bar e o Mortadela Brasil.

Sanduíche de Mortadela do Mercadão

Veja algumas dicas de restaurantes:

1. Bar do Mané

Localização: Rua E Box 14
Telefone: (11) 3228-2141
Horário: segunda a sábado, das 5h30 às 17h; domingo, das 06 às 15h

2. Mortadela Brasil

Localização: Mezanino 4
Telefone: (11) 3311-0024
Horário: segunda a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 08h às 16h

3. Hocca Bar

Localização: Box G 21 / Box G 7 / Box Mezanino 5
Telefone: (11) 3227-6938
Horário: segunda a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 08h às 16h

4. O Brasileirinho

Localização: Mezanino 6
Telefone: (11) 3228-6416
Horário: todos os dias, das 11h às 17h

5. Tigrão Lanchonete (01 e 02)

Localização: Box L 19 K 26 / Box L 22 L 24
Telefone: (11) 3326-6775 / (11) 3326-7587
Horário: segunda a sexta, das 08h às 17h; sábado e domingo, das 08h às 16h

6. Banca do Ramon

Localização: Box E-11
Telefone: (11) 3329-9300
Horário: todos os dias, das 07h às 18h

Além destes, há muitas outras opções de restaurantes, açougues, avícolas, empórios, mercearias, peixarias, quitandas, etc. Veja o mapa abaixo que mostra a quantidade de estabelecimentos disponíveis no Mercadão:

Mapa do Mercadão de São Paulo

Leia alguns comentários de visitantes do Mercadão:

  • “Lugar excelente para conhecer um pouco da cultura paulistana! Para saborear o famoso lanche de mortadela e os pastéis, mas também para experimentar e levar para casa as frutas exóticas, saborosas e nutritivas que o mercadão oferece com excelência.”
  • “Excelente lugar para fazer compras, diversos produtos e frutos do mar, tudo fresquinho e limpo.”
  • “Arquitetura e vitrais lindíssimos. A única coisa ruim é que você nem bem chega, já tem um monte de pessoas oferecendo frutas, pão com mortadela, pastel, bolinho de bacalhau. A gente chega a ficar atordoado.”
  • “Um lugar que remete aos anos 50 logo de cara, os produtos de altíssima qualidade, as barracas de frutas coloridas, sortidas e diversificadas.”
  • “A experiência é incrível, vale muito a pena tomar os sucos naturais e claro, comer o lanche de mortadela icônico com um chopp. Tem estacionamento grátis.”

*Os horários de funcionamento ou serviços podem mudar.

Explore também ↴

  • Mercado da Lapa
  • Mercado Municipal de Pinheiros
  • Eataly São Paulo

Minha história com SP é a mesma contada por muitos brasileiros. Vivi no interior de Minas Gerais por muitos anos até que me mudei para “a cidade grande” para estudar. E aqui estou, desde 2011. Atualmente sou formada em Marketing, e trabalho com criação e revisão de conteúdo para a internet. Uma das principais características da minha vida por aqui sempre foi a curiosidade por conhecer mais da cidade, ir a novos lugares (especialmente para comer). E agora, conto tudo no Mídia Paulistana. Uma frase que me define é: “Uma mineira fazendo poesia sobre os lugares que passa pela cidade de São Paulo.”