Todo rei precisa de um povo e um lugar pra governar. E quando esse lugar é nada mais, nada menos que Wakanda? Uma nação extremamente avançada tecnologicamente. E seu rei, ninguém menos que o Pantera Negra.
No primeiro filme solo do personagem Marvel, que tem estreia marcada para 15 de fevereiro nos cinemas, teremos o retorno de T’Challa para seu reinado, e conheceremos mais dessa super potência que é Wakanda.
Enquanto isso, que tal se informar mais sobre seus mistérios e sua história? Confira!
10 curiosidades em torno da nação Wakanda:
1. O país tem origens antigas
A origem de Wakanda – um pequeno país da África – se deu há milhares de anos atrás, quando o lugar ainda era povoado por uma rede de civilizações antigas e pequenas tribos rivais.
2. A queda do meteoro
Em um tempo, caiu um meteoro gigante que continha algo raro, iniciando diversas guerras internas em busca do poder desse material.
3. O Vibranium
O material misterioso dentro do meteoro era nada mais nada menos que Vibranium, o metal mais raro do Universo Marvel.
Cada grama do metal é vendida por pelo menos US$10.000, e estima-se que a reserva do país tenha 10 mil toneladas.
4. Bashenga, o primeiro Rei e o primeiro Pantera Negra
Basenga explorou o Vibranium juntamente com sua tribo, que passou a usá-lo na confecção de suas armas desde então. Porém, como nem tudo são flores, o Vibranium era altamente radioativo, transformando vários membros de sua tribo em monstros fora de controle.
Para derrotar esses montros, Bashenga teve que se unir com outras tribos, e após a derrota dos monstros, fundou Wakanda e se tornou o primeiro rei do país – assim como o primeiro Pantera Negra.
5. Grandes reservas minerais
Além de ser o detentor da maior reserva de Vibranium do planeta, o país ainda possui diversas reservas de urânio, carvão e diamantes.
6. Uma potência tecnológica
Wakanda é um o país mais desenvolvido tecnologicamente do Universo Marvel, com uma tecnologia bem superior a dos EUA.
Eles possuem carros voadores, arranha-céus futuristas, além de terem explorado o espaço muito antes dos outros países sequer sonharem em fazer isso.
7. Educação
A educação é altamente valorizada na cultura de Wakanda desde seus primórdios. Devido a isso, a nação possui uma das maiores taxas de alfabetização de todo planeta.
Os moradores do país falam fluentemente diversas línguas africanas e também europeias.
8. E saúde
Assim como a educação, a saúde pública do país também é de extrema qualidade, com o acesso sendo igualitário para todos os habitantes – que pagam grande parte dos custos através da tributação.
A nação tem uma das maiores taxas de expectativa de vida do planeta, além de também ter a cura para doenças que ainda não foram encontradas no resto do mundo, como a cura do câncer, por exemplo.
9. Choque de culturas e conflitos internos
Apesar de ser considerado pacífica e muito mais avançada que outros países, Wakanda também possui seus problemas. A nação ainda mantém muitas tradições de seu passado, que vão desde metodologias a ensinamentos antigos.
Devido a isso, muitas vezes existem choques de culturas entre pessoas que defendem diferentes ideologias ou pontos de vistas para um mesmo assunto – feiticeiros e cientistas, por exemplo -, causando desavenças dentro do próprio país.
10. Wakanda já foi invadida por Skrulls
A nação sofreu diversos ataques durante os séculos, porém sempre conseguiu se manter de pé, se defendendo de todas as ameaças externas.
Isso mudou durante o arco “Invasão Secreta”, quando um exército de Skrulls – uma civilização fictícia extraterrestre – conseguiu invadir o país.
Eles só foram derrotados quando T’Challa e a até então sua esposa, Tempestade, uniram forças e lutaram juntos contra os seres de outro mundo.
Estas foram as 10 curiosidades sobre Wakanda para você segurar a ansiedade para o filme de 2018. Pantera Negra chega aos cinemas no dia 15 de fevereiro.