A pandemia forçou o fechamento de muitos restaurantes em todo o mundo, e não foi diferente em São Paulo. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 50 mil estabelecimentos fecharam no estado desde o começo da crise.
Infelizmente, ainda que muitos restaurantes, bares e hamburguerias tenham tentado recorrer ao delivery, modificado seus cardápios e alterado a forma de trabalho, a prolongada quarentena fez com que os esforços não fossem suficientes para que os mesmos conseguissem se manter ativos na capital paulista.
Restaurantes, bares e hamburguerias que fecharam em SP
Serão listados abaixo alguns estabelecimentos muito conhecidos pelo público que deixaram de existir em SP. Infelizmente, a lista seria muito mais extensa do que apenas os nomes citados.
1. Tomates & Bananas
Localizado na Alameda dos Nhambiquaras, em Moema, o Tomates & Bananas, não funciona mais.
O pequeno e simpático restaurante era conhecido como um excelente local para comer camarões, tendo o ingrediente em todos os pratos da casa.
2. Pettirosso Ristorante
O Pettirosso Ristorante servia pratos tipicamente italianos, em particular de Roma, onde nasceu o chef Marco Renzetti que criava as receitas do restaurante.
O restaurante era conhecido por muitos como um dos melhores italianos em SP.
3. Restaurante La Frontera
O La Frontera, que ocupava um espaço no bairro Higienópolis desde 2006, também encerrou as atividades logo após o início da quarentena no estado.
4. Tony Roma’s
Presente em diversos países, o Tony Roma’s chegou ao Brasil em 2014, trazendo suas famosas costelinhas assadas, e opções de carnes, frango, peixes, sopas, massas e outros no cardápio.
O endereço da Av. Lavandisca, 717 foi outro que não superou a pandemia.
5. Satú Restaurante
Localizado em Pinheiros, o restaurante que era comandado pelo chef Amilcar Azevedo e seu sócio Paulo Sousa, que também comandam o NOU, está fechado.
Pelo comunicado oficial do estabelecimento, existe uma chance de retorno: “Diante da situação de saúde que afeta todo o país, o Satú permanecerá fechado ao público, até que as condições sanitárias retornem à normalidade.”
6. Capivara Bar
O Capivara Bar, um dos principais bares da Barra Funda, instalado em um galpão, era comandado por Jorge Amaral e Rodrigo Felício.
Ele era conhecido como um bar “em construção” especializado em peixes e frutos do mar, além de guloseimas para vegetarianos, cerveja e alguns vinhos.
7. Exquisito!
O Exquisito era um bar/restaurante animado com menu mexicano e sul-americano. O restaurante ocupava um pedaço da Rua Bela Cintra, na Consolação.
8. Buraco
Conhecido pelos drinks autorais elaborados com chá e pelas luzes cor de rosa que coloriam o salão, o Buraco é, infelizmente, mais um dos bares que deixou de marcar presença em São Paulo.
9. Butcher’s Market
Localizada na Rua Bandeira Paulista, no Itaim Bibi, a Butcher’s Market era uma hamburgueria com decoração rústica e concreto aparente, que servia hambúrgueres fartos e cervejas variadas.
10. Tazza Café
A cafeteria tinha como “razão de ser” o café especial brasileiro, servindo grãos de diversas regiões do Brasil. E além dos cafés, chás/infusões desenvolvidos por eles, sucos de frutas nativas brasileiras, pão de queijo feito com queijo canastra, empanadas com recheios, doces, sobremesas e bolos também faziam parte do cardápio.
Ela foi outra que fechou as portas na capital.
11. Vila Butantan
Localizado no Butantã, o empreendimento formado por contêineres marítimos reciclados que oferecia gastronomia, lojas com produtos e serviços exclusivos também entrou para a lista dos que vão deixar saudade na cidade.
O anúncio do fechamento da Vila Butantan aconteceu nas redes sociais: “…Obrigada a todos por nos prestigiar durante esses quase 5 anos com muito amor e alegria…”
Importante: até a última revisão deste artigo nenhum dos estabelecimentos havia noticiado um possível retorno. Caso algum volte a funcionar, o artigo pode ser atualizado.
Explore também ↴
- Restaurantes delivery em São Paulo
- Hamburguerias de São Paulo
- Restaurantes do Pesadelo na Cozinha que fecharam